Guerras e guerreiros chegam aos cinemas
Receba as notícias mais importantes no seu e-mail
Assine agora. É grátis.
Em tempos de crescente polarização política em todo o mundo, Guerra Civil, principal destaque nas estreias desta quinta-feira, mostra uma realidade na qual o conflito saiu do campo das ideias e das redes sociais para os combates armados. No longa de Alex Gargland, Wagner Moura e Kristen Dunst vivem um repórter e uma fotógrafa num road movie pelos Estados Unidos arrasados em função de um conflito entre governo e opositores. O filme foi aclamado pela crítica e lidera as bilheterias nos EUA, a despeito de todas as feridas ideológicas que revolve.
Embora não haja confirmação histórica de que ele tenha sequer existido, São Jorge é um dos santos mais populares do catolicismo e, via sincretismo com Ogum, das religiões de matriz africana. Apostando no carisma do Santo Guerreiro, o brasileiro Jorge da Capadócia, de Alexandre Machafer, retrata o soldado cristão enfrentando a intolerância religiosa do imperador Diocleciano.
Também do Brasil vem Sem Coração, de Nara Nomande e Tião. Ambientado numa vila pesqueira em Alagoas, o filme mostra a crescente atração de uma jovem por outra moça, que, devido a uma cicatriz no peito, tem o apelido que dá título ao longa.
Já da França vem o drama E a Festa Continua!, de Robert Guédiguian, que acompanha Rosa, ao mesmo tempo matriarca familiar e alma de sua comunidade, mas que enfrenta um desencanto crescente conforme a aposentadoria se aproxima.
Bandidos durões são contratados para sequestrar e vigiar uma menina, filha de um figurão do submundo. O que poderia dar errado? Descubra no terror Abgail. Mas vamos dar um spoiler: o longa é inspirado em A Filha de Drácula, de 1936.
E a comédia nacional Vidente por Acidente traz Otaviano Costa como um sujeito normal que ganha poderes paranormais após uma experiência não exatamente bem-sucedida com um “coach vocacional”.
Confira a programação completa dos cinemas na sua cidade. (AdoroCinema)