As notícias mais importantes do dia, de graça

Cultura

Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Livro sobre Ayrton Senna ganha edição de luxo

A Editora Arte Ensaio está lançando uma edição comemorativa do livro 100 Senna, em homenagem ao piloto Ayrton Senna, que já teve todas as tiragens anteriores esgotadas. É uma edição especial concebida em parceria com a Senna Brands. Para cada uma das duas capas disponíveis foi criada uma tiragem limitada que será acompanhada por um suporte de acrílico desenvolvido para o lançamento. O livro traz imagens e histórias de 100 itens usados pelo piloto. Os objetos – capacetes, macacões, luvas e troféus, além de outros pessoais – fizeram parte da vida do ídolo nas pistas e ajudam a contar os capítulos de sua trajetória. Revelações e fotos raras de momentos significativos, dentro e fora das pistas, completam a obra sobre o universo do piloto. Sua morte completou 30 anos em 2024. (Globo)

Joseph Quinn deve interpretar George Harrison em filme dos Beatles de Sam Mendes

O ator Joseph Quinn foi escolhido para interpretar George Harrison em um dos quatro filmes dirigidos por Sam Mendes sobre cada membro dos Beatles. Fontes ouvidas pelo Deadline disseram que o artista foi visto carregando uma guitarra enquanto filma O Quarteto Fantástico no papel de Tocha Humana. Enquanto vivia Eddie Munson na série Stranger Things, Quinn esteve em uma cena memorável tocando a música do Metallica Master of Puppets, no final da quarta temporada. Mais recentemente, foi o imperador romano Geta em Gladiador II. Aliás, o diretor Ridley Scott deixou escapar em uma conversa com Christopher Nolan que Paul Mescal será Paul McCartney. (Deadline)

‘Ainda Estou Aqui’ é indicado ao Critics Choice Awards como melhor filme estrangeiro

E o sucesso de Ainda Estou Aqui continua. O filme de Walter Salles foi indicado ao prêmio Critics Choice Awards na categoria de melhor filme estrangeiro. O longa alcança o feito dias depois de ter sido indicado ao Globo de Ouro na mesma categoria. O longa brasileiro estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello concorre com Tudo que Imaginamos como Luz, Flow, The Seed of the Sacred Fig, Kneecap e Emilia Pérez. No Brasil, o Critics Choice Awards será transmitido pela TNT e pela Max no dia 12 de janeiro, às 21h. (Globo)

Equipe de ‘Cem Anos de Solidão’ visitou 32 vilarejos colombianos para recriar Macondo

Cem Anos de Solidão estreou ontem na Netflix. Com oito episódios, a primeira parte da série, que terá 16 capítulos no total, tenta adaptar uma das principais obras da literatura mundial, lançada em 1967 pelo ganhador do Nobel Gabriel García Márquez. Uma das condições dos filhos de Gabo — que atuaram como produtores executivos da adaptação — era que a obra tivesse “tantos episódios quanto necessário” para que fosse possível contar a história da família Buendía, que atravessa gerações ao longo dos cem anos retratados no romance. Além disso, foi exigido que a gravação fosse inteiramente na Colômbia, em espanhol e com a maioria da equipe formada por colombianos e latino-americanos. A produção da série visitou 11 cidades e 32 vilarejos da Colômbia para construir a cidade mágica de Macondo. Durante a viagem, foram abertos testes de elenco até para quem não tinha experiência com atuação. Além das 30 pessoas da família, também foram escalados 80 coadjuvantes, após análise de cerca de 10 mil interessados. Exceto pelos personagens apresentados como estrangeiros no livro, como Pietro Crespi e Melquíades, o elenco é todo colombiano. (CNN Brasil)

‘As Polacas’ leva às telas a exploração de mulheres no Brasil imperial

Valentina Herszage vive Rebeca, uma imigrante judia no Brasil do século 19. Foto: Ique Esteves / Divulgação

A história real de mulheres judias que fugiram da perseguição na Polônia do século 19 para se virem presas numa rede de prostituição no Brasil é o tema de As Polacas, que chega nesta quinta-feira aos cinemas. A safra de bons filmes inclui ainda dramas, animações e até a filha do grande Marcello Mastroianni interpretando a si mesma interpretando o pai. Confira todas as estreias e veja os trailers.

Edgard Telles Ribeiro vai ocupar a cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras

O romancista e diplomata Edgard Telles Ribeiro foi eleito com 28 votos para ocupar a cadeira de número 27 da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo o poeta Antonio Cicero, morto em outubro deste ano. Autor de mais de 15 livros, entre ficção e não ficção, escreveu romances como Histórias Mirabolantes de Amores Clandestinos e Jogo de Armar, finalistas do prêmio Jabuti. Como diplomata, representou o Brasil em diferentes países, sendo embaixador na Nova Zelândia, Malásia e Tailândia. A disputa da cadeira teve 14 candidatos, como o jornalista e escritor Tom Farias, segundo colocado com seis votos, a professora de língua e tradução Sonia Netto Salomão e o romancista João Calazans Filho. (Folha)

Festival de Sundance retorna repleta de estreantes em 2025

Mais importante mostra de cinema independente dos Estados Unidos, o Festival de Sundance segue tendo como principal foco as descobertas, com 36 dos 87 filmes sendo dirigidos por cineastas estreantes. Mas também haverá espaço para o retorno de grandes nomes, como o diretor Bill Condon, que chega com sua versão de Kiss of the Spider Woman, uma adaptação do musical vencedor do Tony, agora estrelada por Jennifer Lopez, Diego Luna e Tonatiuh. Para o drama familiar multigeracional Jimpa, Sophie Hyde escalou Olivia Colman e John Lithgow para seu elenco. O festival acontece entre 23 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025 em Park City, Utah. Confira a programação completa da edição. (Variety)

Billie Eilish viaja com estúdio móvel em turnê e mostra trechos de novas canções

Quase sete meses após lançar seu terceiro disco de estúdio, Hit Me Hard and Soft, pelo qual está em turnê, Billie Eilish já trabalha em músicas novas que podem fazer parte do seu quarto trabalho de inéditas. Em entrevista à CBS News, a artista de 22 anos falou sobre a carreira, sucesso e dúvidas sobre a capacidade de criar novas canções. Eilish revelou já ter atravessado um bloqueio criativo. “Nunca é confortável. Acontece e você fica tipo: ‘Que diabos?! Eu nunca mais vou criar’”, disse. Ela explicou como está fazendo música ao lado do irmão e produtor, Finneas O’Connell. E mostrou o estúdio improvisado que vai com ela “para todo lugar”, assim como um piano. “É muito divertido. E é como se não fosse sério. Nós apenas temos feito música e também feito muito crochê.” Nesse momento da entrevista, ela toca breves notas do que parecem ser duas novas faixas. A primeira gravação mostra vocais de Eilish e uma linha de piano, já a segunda tem a cantora sussurrando sobre uma batida de bateria. (Rolling Stone Brasil)

‘Ainda Estou Aqui’ entra em lista da ‘BBC’ de melhores filmes do ano

A BBC listou os melhores filmes de 2024 segundo seus críticos de cinema Nicholas Barber e Caryn James. E Ainda Estou Aqui foi um dos 20 escolhidos. Na justificativa, o veículo destacou a atriz Fernanda Torres e sua “performance de notável força discreta, capturando a vontade de ferro de Eunice enquanto ela luta para sustentar sua família e descobrir o destino de seu marido”. Disse também que “Walter Salles nos faz sentir a tensão e o medo do sequestro e dos dias seguintes” e que “poucos filmes criam uma representação tão singular dos efeitos de longo prazo de tais tragédias sobre aqueles que ficam para trás”. Também foram selecionados longas como Love Lies Bleeding, Hard Truths, Babygirl, All We Imagine as Light, Emília Pérez, The Substance, Anora, The Seed of the Sacred Fig, A Real Pain, Gladiador 2, entre outros. (BBC)

Museu de Arte do Rio Grande do Sul reabre reformado após enchentes

Após sete meses fechado, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) reabriu ao público, em Porto Alegre, com uma exposição sobre a tragédia que matou mais de 200 pessoas e destruiu parte do estado em maio passado. A mostra Post Scriptum – Um Museu como Memória apresenta obras e espaços que foram atingidos pela inundação do Rio Guaíba. De acordo com o diretor do Margs, Francisco Dalcol, todas as 4 mil obras atingidas em algum grau já passaram pelos primeiros processos de restauro, que incluem estabilização e desumidificação, além do congelamento de documentos em papel. Uma etapa em andamento é a desinfestação de obras que desenvolveram fungos. Parte do acervo está sob os cuidados de diferentes instituições de restauro, enquanto obras que exigem intervenções complexas são tratadas pela própria equipe do museu, que recebeu investimento de R$ 5,6 milhões do Banrisul para sua recuperação e de R$ 1,6 milhão do Fundo da Defesa Civil. O público poderá acompanhar o trabalho de restauradores durante as visitas. (Folha)

Já é assinante? Faça login.

Assine para ter acesso ao site e receba a News do Meio