A guerra síria invade a Europa

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

20 de dezembro de 2016

PUBLICIDADE

A guerra síria invade a Europa

O embaixador russo na Turquia, Andrey Karlov, foi assassinado enquanto discursava na abertura de uma exposição fotográfica, em Ancara. O assassino foi identificado como Mevlut Mert Altintas, um policial turco que talvez estivesse fazendo a segurança do evento. Enquanto atirava, gritou “Deus é grande” em árabe, assim como “Não se esqueçam de Aleppo”, em turco. O terrorista também morreu, depois, em uma troca de tiros com outros policiais. A TV turca filmou o atentado. Embora não sangrento, o vídeo pode chocar.

#WWIII, sigla para Terceira Guerra Mundial, disparou nas redes sociais após o assassinato do embaixador russo. Comparavam o crime com o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do Império Austro-Húngaro, morto por um terrorista bósnio, em 1914. Precipitou a Primeira Guerra. Não custa dizer, lembra a Slate, que o embaixador russo na Turquia não é herdeiro de meia Europa. Que não há possibilidade de Rússia e Turquia entrarem em guerra. E que uma guerra dessas dificilmente arrastaria o resto do mundo.

De madrugada, alguém disparou tiros para o alto contra a embaixada americana na Turquia. Foi preso.

Clóvis Rossi: A fera que Putin cutucou dá seu primeiro tiro. (Folha)

Um (possível) atentado em Berlim matou doze pessoas e feriu 48. Um caminhão entrou na calçada e atravessou uma feira de natal que ocorre nas ruas da capital alemã.

Um desconhecido entrou em um centro islâmico, em Zurique, e começou a disparar. Feriu três pessoas, duas em estado grave. Fugiu. A polícia suíça encontrou um corpo próximo ao local, mas não está certa de que tenha a ver com o ataque de ódio.

A palavra do ano do Merriam-Webster, principal dicionário americano, é surreal. Boa competição com a post-truth do Oxford inglês para definir 2016.

A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, foi condenada pela Corte de Justiça francesa por desvio de verbas públicas. Não será aplicada uma pena, mas o Fundo Monetário pode desistir de prorrogar seu mandato.

Gilmar Mendes, presidente do TSE, considera que a delação da Odebrecht vai atrasar julgamento que pode cassar a chapa Dilma-Temer. Ele depende, antes, da apresentação do voto do relator, ministro Herman Benjamin. (Folha)

O ministro Teori Zavascki já disse que sua equipe trabalhará em janeiro, ao longo do recesso do Judiciário, para soltar as delações o quanto antes. (Folha)

“São tenentes de toga.” Luiz Werneck Vianna, da PUC-Rio, compara procuradores e juízes da Lava-Jato aos jovens militares revolucionários da década de 1920. (Estadão)

2017 não começará fácil para o governo. O procurador geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou ao Supremo parecer afirmando que a MP da reforma do Ensino Médio é inconstitucional. (Estadão)

Michel Temer deve anunciar quinta-feira proposta de reforma trabalhista. (Estadão)

O ex-presidente Lula tornou-se réu pela quinta vez.

Cultura

Blade Runner 2049 vai estrear em outubro do ano que vem. Harrison Ford faz um Rick Deckard aposentado. Ryan Gosling é um novo blade runner, caçador de androides. E a dúvida fundamental que muitos esperam ver respondida: Deckard é um replicante sofisticado? Saiu o teaser trailer.

Para quem gosta de Bob Dylan — e a edição do Meio nessas horas se entrega — Patti Smith cantando A Hard Rain’s A-Gonna Fall na cerimônia do Nobel, com direito ao soluço de emoção, é um momento precioso. Em vídeo. A poeta escreveu na New Yorker sobre o instante.

Dia desses, o mestre jornalista Jorge Bastos Moreno estava num táxi acompanhado de Gilberto Gil. Bobeou, entrou no rádio Aqui e Agora (no Spotify ou no YouTube). O motorista aumentou o som e Gil lá atrás engatou num dueto consigo mesmo. Moreno conta no Facebook.

Jerry Lewis, 90 anos de idade, deu uma entrevista ao Hollywood Reporter. Encarnou, na conversa, o pior pesadelo de qualquer repórter.

Viver

A epidemiologista brasileira Celina Turchi está entre os 10 cientistas mais influentes de 2016, segundo a revista Nature.

Se o perfil da família está mudando? Em 1985, nos EUA, 81% dos compradores de imóveis eram casais casados. Hoje, correspondem a 66%. O que cresceu é o número de mulheres solteiras que, em geral, criam filhos sozinhas.

A luta de um morador de rua do Ceará para que sua mulher não fosse enterrada como indigente.

O novo prédio da União Europeia, em Bruxelas, é uma beleza de arquitetura contemporânea.

Cotidiano Digital

40% dos internautas brasileiros pagam por streaming. Deste grupo, 59% assinam o Netflix, em seguida vem o Spotify, com 24%. O número de assinantes digitais dobrou entre novembro de 2015 e o mesmo mês de 2016. (Folha)

O Banco Central pode definir, hoje, uma regra que obriga operadoras de cartão de crédito a pagar o que devem aos comerciantes em dois dias. Antes, era 30. Se ocorrer, pode quebrar a Nubank, uma das maiores startups brasileiras. Em média, os clientes pagam a fatura em 26 dias. Sem o necessário capital de giro para antecipar esta conta, o jeito será fechar as portas. Só as grandes continuarão.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.