Assine o Meio: notícia confiável para quem não tem tempo de ler jornal.



9 de setembro de 2020
Consultar edições passadas

Suspeita em vacina faz AstraZeneca pausar testes


Os testes da vacina desenvolvida em conjunto pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca foram suspensos após a suspeita de que tenha havido efeito adverso em paciente. A reação adversa, se de fato causada pela vacina, foi descrita como “séria” no artigo da Stat.

O porta-voz da AstraZeneca disse que a suspensão do estudo foi uma ação rotineira que tem que ocorrer quando há um efeito inexplicado no estudo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável por autorizar os testes no Brasil, disse ter sido avisada da suspensão.

Horas antes, Eduardo Pazuello, ministro interino da Saúde: “A gente está fazendo os contatos com quem fabrica a vacina e a previsão é que chegue para a gente em janeiro. Janeiro a gente comece a vacinar todo mundo”. A pergunta foi feita pela youtuber mirim Esther Castilho e Pazuello não citou que antes é necessário que a vacina tenha sua eficácia comprovada, o que ainda não ocorreu. (Estadão)

Ana Lucia Azevedo: “Janeiro é daqui a quatro meses. Para vacinar os brasileiros nesse prazo, como previu o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, seria bom que o ministério apresentasse a vacina que usará, o resultado dos testes dela, a fábrica pronta em que a produzirá e as compras de insumos, como seringas. Isso sem falar na logística, que não é trivial, mesmo tendo o Brasil experiência em imunização. Há oito vacinas contra o coronavírus em fase três, a mais avançada. Três delas estão em teste no Brasil. Posto isso, a declaração de Pazuello a uma youtuber de 10 anos que participou de uma reunião ministerial a convite do presidente Jair Bolsonaro, que continua a se manifestar contra a obrigatoriedade de se vacinar, é só mais uma promessa. Como a dos 23 milhões de testes que o Ministério da Saúde prometeu em março e não cumpriu até agora. O Brasil aplicou menos de 15 milhões de testes, numa salada epidemiológica, que mistura exames de RT-PCR, padrão ouro; com testes rápidos sorológicos, a maioria deles, inútil”. (O Globo)

Vítima da Covid-19, morreu ontem o chefe do Centro de Inteligência do Exército, general Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira, 53 anos O general Sydrião, no mês passado, representou o Exército na comitiva liderada pelo ex-presidente Michel Temer para apoiar as vítimas de uma explosão em Beirute. Na ativa, era apontado como atleta, e praticava atividades físicas cotidianamente. Era homem de inteira confiança do comando do Exército e do presidente.

Enquanto isso, a Pfizer, que trabalha no desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 com a alemã BioNTech, aumentou o número de voluntários brasileiros para os testes — e já negocia com o governo federal um plano de fornecimento, segundo a diretora médica da empresa no Brasil, Marjorie Dulcini, em entrevista à CNN Brasil.

O Brasil chegou ontem a 127.517 mortes e 4.165.124 casos confirmados de coronavírus. Depois de sábado, esta é a terceira vez que a média móvel de mortes aparece com tendência de queda desde 5 de junho, e a primeira em que a queda supera os 20%.

A temporada de incêndios na Califórnia já é a mais destrutiva da história, segundo o Departamento de Proteção contra Incêndios do estado norte-americano. Com a atualização dos dados de ontem, mais de 890 mil hectares foram atingidos pelo fogo nas últimas semanas. Além da área impactada, 8 pessoas já morreram e mais de 3.300 estruturas foram destruídas.

Por aqui, o fogo que atinge o Pantanal mato-grossense já está no Parque Estadual Encontro das Águas, localizado na região de Porto Jofre, na cidade de Poconé (distante 102 km de Cuiabá). Segundo o governo de Mato Grosso, a localidade é conhecida por deter a maior concentração de onças-pintadas do mundo.

Um vídeo de uma pessoa emocionada reportando uma anta morta vítima das queimadas no Pantanal mato-grossense viralizou nas redes-sociais. A pessoa cobrou ações dos políticos brasileiros contra as queimadas na região. As equipes de bombeiros e policiais da região dizem ter o sentimento de impotência já que as queimadas estão deixando marcas irreversíveis nas florestas, no solo, na água e no ar, matando muitos animais silvestres.

Política


Rosângela Bittar: “A posse de Luiz Fux na presidência do Supremo, amanhã, inaugura o processo de decisões judiciais do tenso calendário eleitoral brasileiro, o da sucessão presidencial de 2022. No alto da lista de providências está a aprovação do grid de candidaturas e, nele, a dúvida na escuderia PT: estará ou não sob a direção de Lula? A ascensão de Fux é uma desvantagem. Na divisão do STF, o novo presidente se alinha à Lava Jato. Na Segunda Turma do STF, no entanto, onde se julgará o habeas corpus impetrado por Lula arguindo a suspeição do então juiz Sérgio Moro, o PT enxerga uma vantagem. Tanto se o ministro Celso de Mello reassumir seu posto no STF antes da aposentadoria, em novembro, quanto se não voltar. Os políticos apostam num placar de 3 a 2 a favor de Lula. Mas, se o decano não voltar, o PT também conta vitória, pois o empate de 2 a 2 favorecerá Lula.” (Estadão)

Vinicius Torres Freire: “Gente do agronegócio conta que há criadores e indústrias importando grão a preço mais alto do que o das exportações. Em geral, não faz sentido que se exporte a preço menor do que seria possível obter aqui dentro. No entanto, é gente do ramo que aponta o problema, reclamando da inexistência de um regulador eficaz de estoques. Jair Bolsonaro, que é do ramo da demagogia, tenta tirar o corpo fora com uma mistura de ignorância com oportunismo. Pede ‘patriotismo’ aos comerciantes (como pediu ao mercado financeiro) e que os supermercados vendam comida a preço de custo. Nada disso funciona no que interessa, mas a propaganda pode evitar algum desgaste político. Inflação da comida rodando a mais de 9% ao ano costuma lascar um pouco da popularidade de governantes. A ‘inflação do tomate’ (dos alimentos em geral, na verdade) em março de 2013 foi um dos motivos do mau humor que contribuiria para o clima ruim que explodiria enfim em junho de 2013. Ainda não há dados suficientes para estimar a causa do aumento da comida, que se concentra em arroz, em alta recorde de 15 anos, feijão, leite, soja, aves e ovos, na farinha de trigo e, mais recentemente, na batata. A alta do dólar deve ser um motivo forte –afeta qualquer produto “comercializável” no exterior. A inflação geral dos comercializáveis é quase o dobro da inflação geral. Em quarenta anos, a inflação no atacado e no varejo jamais foi tão díspar. A carestia parece se dever à conjunção de mercado mundial quente, real desvalorizado, problemas técnicos em alguns mercados e aumento de consumo doméstico.” (Folha)

Uma operação de busca e apreensão foi realizada ontem, pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, na casa do ex-prefeito Eduardo Paes. Ele é acusado de ter recebido R$ 10,8 milhões via caixa dois, da Odebrecht, para sua campanha de reeleição em 2012. O dinheiro teria sido recebido em mãos pelo hoje deputado federal Pedro Paulo. A denúncia do MPRJ foi aceita pelo juiz Flávio Itabaiana. Paes, que é o candidato favorito à sucessão do atual prefeito Marcelo Crivella, vê interferência no processo eleitoral. “Às vésperas das eleições para a Prefeitura, Eduardo Paes está indignado que tenha sido alvo de uma ação de busca e apreensão numa tentativa clara de interferência do processo eleitoral - da mesma forma que ocorreu em 2018 nas eleições para o governo do Estado.” (Globo)

Maiá Menezes: “As decisões são do juiz Flávio Itabaiana. O magistrado mandou prender black blocs por atos de vandalismo nos protestos de 2013 e até recentemente era responsável pela investigação de desvio de verbas públicas no gabinete de Flávio Bolsonaro, quando o senador era deputado estadual. O argumento de ser vítima de uma perseguição política com a ajuda do Judiciário, que costuma ser usada por políticos investigados, é mais difícil de ser aceito em relação a um juiz como Itabaiana, que já irritou tanto a direita quanto a esquerda. O Rio terá uma eleição fora da curva. Não só por ter as datas de votação adiadas pela pandemia do novo coronavírus. Mas pelos problemas na Justiça dos principais nomes da disputa manterem abertas as feridas de desvio continuado de verbas públicas em um estado cujo governador eleito, Wilson Witzel, que derrotou Paes em 2018, ter sido afastado por suspeita de corrupção.” (Globo)

Então... Segundo Bela Megale, o mesmo MPRJ deve denunciar, em duas semanas, o deputado Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas. (Globo)

Cultura


A CCXP de 2020 será 100% digital. Confirmado para acontecer entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2020, se chamará CCXP Worlds: A Journey of Hope e acontecerá por meio de cinco streamings simultâneos. Para ter acesso à maioria dos conteúdos do festival, será necessário apenas preencher um cadastro. Quem quiser uma experiência completa, foram anunciados pacotes. A venda dos ingressos começa a partir do dia 15 de setembro no site.

O primeiro trailer da 3ª temporada de Star Trek: Discovery foi divulgado. Saiba mais sobre a série, que se tornou um investimento sólido para a CBS. As duas primeiras estão disponíveis na Netflix.

A terceira temporada será lançada no dia 15 de outubro e terá dois novos personagens: um deles não-binário, e outro um homem trans. Ao site Deadline, Michelle Paradise, produtora da série, afirmou que a franquia “sempre teve a missão de dar visibilidade a comunidades pouco representadas”.

Mudando de assunto, uma campanha curiosa para divulgar outra série. O West Australian Ballet e a Wunderman Thompson se uniram para criar uma ação que remove o reflexo do Drácula nos espelhos de banheiros. Veja.

O poeta Raúl Zurita ganhou o 29º Prêmio Rainha Sofía de Poesia Iberoamericana, o mais importante do gênero em língua espanhola, por seu “exemplo poético de superação da dor”, segundo decisão do júri divulgada ontem.

Zurita é um dos mais destacados poetas chilenos do século 20. Em sua obra mais ambiciosa, Zurita (2011), com quase 800 páginas, aborda o rasgo causado pelo golpe de Pinochet em 11 de setembro de 1973. No final dos anos setenta, participou das Ações Coletivas de Arte (CADA) junto com outros escritores e artistas visuais. O objetivo: intervir no espaço urbano de Santiago do Chile com imagens que questionam as condições de vida de um país sob a ditadura.

Cotidiano Digital


O Xbox Series S foi revelado. Pelo Twitter, a Microsoft mostrou a aparência completa do que será o menor Xbox já feito pelo preço de US$ 299. Como o PS5, o console possuirá também uma versão mais potente que será o Xbox Series X, que deve custar US$ 499. As principais diferenças entre eles devem ser que o primeiro não terá entrada para disco e contará com menos memória RAM e CPU menos potente. Ainda não foi divulgado uma data de lançamento oficial, mas, segundo o Windows Central, devem chegar dia 10 de novembro.

E marque na agenda: 15 de setembro a Apple vai apresentar os novos modelos de Apple Watch e de iPad. O iPhone 12, no entanto, deve ficar para outubro.

A China contra-atacou os EUA e apresentou a sua proposta de padrões globais de segurança de dados. Sem dar muitos detalhes e informar se outros países já aderiram às regras, o governo chinês pede que as empresas de tecnologia evitem a criação dos chamados backdoors em seus produtos e serviços, os quais poderiam permitir a obtenção ilegal de dados, bem como que os participantes não se envolvam na vigilância em grande escala de outros países e respeitem a soberania, jurisdição e direitos de gerenciamento de dados das nações. A iniciativa é uma resposta à proposta americana da Rede Limpa — um plano que já conta com mais de 30 países e restringe empresas chinesas como a Huawei.





Bem-vindo ao Meio. A assinatura básica é gratuita, comece agora mesmo.



9 de setembro de 2020
Consultar edições passadas