Prezadas leitoras, caros leitores —,

O que está movendo a sanha gastadora de governo federal e parlamentares? Há um tanto de visão de como política deve ser feita, especialmente da parte do Executivo. Mas, principalmente, estão os olhos voltados para outubro de 2024.

Tanto o governo de Lula quanto cada deputado e senador querem ter recursos para direcionar a projetos que turbinem suas chances nas eleições municipais. E, para isso, precisariam dobrar a meta — ou algo que o valha. Sim, o déficit fiscal está no centr(ã)o da conversa. Mas o próprio presidente sabe dos riscos de aumentar demais os gastos públicos. Isso poderia lhe custar um ministro da Fazenda, para começar. É esse imbróglio que detalha Luciana Lima, nossa repórter especial em Brasília, na Edição de Sábado.

Vamos trazer também um papo com a cientista social Christina Vital da Cunha, autora de “Oração de Traficante: uma Etnografia”, e que estuda a relação entre religião, crime e política há duas décadas. E um perfil de Scott Cawthon, cristão fervoroso e criador dos jogos “Five Nights at Freddy’s”, que deram origem ao filme de terror mais visto do ano.

Quer ajudar o Meio a dobrar sua meta? Assine!

Os editores.

Desmatamento na Amazônia cai 22% em um ano

O desmatamento na Amazônia diminuiu 22,3% desde a última temporada de medições, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados ontem. Foram 9.001 km² de área desflorestada entre agosto de 2022 e julho de 2023, ante 11.594 km² registrados um ano antes. Os números são do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), considerado o mais preciso para as medições anuais, diferente do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que produz relatórios mensais sobre a devastação. Essa é a menor taxa registrada pelo Prodes desde 2019. “O resultado é fruto do trabalho de todos nós”, afirmou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. “É um trabalho que já tínhamos um know-how da nossa gestão anterior. Agora atualizamos e estamos vendo esses resultados”, acrescentou. (g1)

Em meio a uma nova leva de botos vermelhos mortos, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade iniciou uma operação de emergência ambiental. Em menos de um mês, o ICMBio encontrou 70 animais sem vida na região do lago Coari, em Coari (AM). (Folha)

PUBLICIDADE

Vem calor forte por aí. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de risco de temperaturas extremas em cinco estados até hoje, com risco de o fenômeno se expandir e prolongar. Os termômetros em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás podem registrar até 5°C a mais que o previsto para esta época do ano, com o Centro-Oeste registrando máximas de 45°C. Até além disso. Já segundo o Climatempo, na segunda-feira, o calor deve afetar Tocantins, Bahia, Piauí, Espírito Santos e Minas Gerais. (g1)

Uma equipe de cirurgiões da NYU Langone Health anunciou ontem o primeiro transplante de olho completo em um ser humano. O procedimento foi realizado há seis meses, durante um transplante de face parcial em Aaron James, um ex-militar de 46 anos, que teve metade do rosto destruído em um acidente elétrico. Segundo os médicos, o olho enxertado mostra sinais de saúde, com vasos sanguíneos em pleno funcionamento e uma retina de boa aparência. O paciente, no entanto, não consegue ver pelo órgão, que não se comunica com o cérebro. Mas enxergar com o olho transplantado é uma possibilidade estudada para o futuro. (g1)

Mudanças e exceções

Tony de Marco

Todo mês, mais de 150 mil horas de vídeo são assistidas em nosso canal no YouTube. Política, comportamento, cultura, tecnologia, tem para todos os gostos. Todo esse esforço só é possível graças ao imenso apoio que recebemos dos nossos assinantes premium. Quer ver mais vídeos bacanas e relevantes? Faça uma assinatura!

Política

O dia começou ontem com as relações diplomáticas estremecidas entre Brasil e Israel, mas terminou com o anúncio de que os 34 brasileiros e seus parentes que estão na Faixa de Gaza receberão autorização para deixar a região hoje. A promessa foi feita pelo chanceler israelense, Eli Cohen, ao seu colega brasileiro, Mauro Vieira, na quarta conversa entre os dois sobre esse assunto. Segundo Mônica Bergamo, o governo brasileiro também recebeu essa informação do Egito e de autoridades de Gaza, controlada pelo Hamas. A informação, no entanto, está sendo tratada com entusiasmo e cautela, pois, devido à instabilidade na região, a situação sempre pode mudar. O governo egípcio já autorizou a aeronave brasileira a pousar em Al Arish, que fica a 53 km da Faixa de Gaza. (Folha e g1)

A promessa de saída dos brasileiros da Faixa de Gaza seguiu a tensão causada pelo encontro, na quarta-feira, do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshin, com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nos bastidores do Itamaraty, o encontro foi considerado uma grave quebra de protocolo, uma intromissão na política doméstica e uma relação complicada com um personagem público que está inelegível, conta Jamil Chade. Oficialmente, o Ministério das Relações Exteriores diz apenas que a prioridade é a retirada dos brasileiros de Gaza. Por isso, a decisão do governo foi de abafar a crise. A Embaixada de Israel disse em nota que não convidou Bolsonaro para a reunião na Câmara. “Convidamos parlamentares e apenas parlamentares.” (UOL e Globo)

A fricção dipolmática não parou aí. O ministro da Justiça, Flávio Dino, não gostou das declarações do premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, ressaltando a participação do Mossad, serviço secreto israelense, na prisão de dois brasileiros suspeitos de pertencer à milícia islâmica libanesa Hezbollah. “Nenhuma força estrangeira manda na Polícia Federal do Brasil. E nenhum representante de governo estrangeiro pode pretender antecipar resultado de investigação conduzida pela PF, ainda em andamento”, escreveu Dino nas redes sociais. Netanyahu afirmou que os presos pretendiam realizar atentados no Brasil, mas, segundo o ministro da Justiça, a investigação da PF é que vai determinar ou não se era um caso de terrorismo. (UOL)

PUBLICIDADE

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, anunciou ontem que Israel permitirá uma pausa humanitária de quatro horas ao norte da Faixa de Gaza. Segundo Kirby, as pausas durante o conflito com o Hamas devem ocorrer todos os dias para que os civis na região recebam ajuda humanitária. O porta-voz disse ainda que Israel anunciaria o momento das pausas com três horas de antecedência. A decisão se deu após negociações entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. (CNN)

Meio em vídeo. O que estamos vendo nesse episódio da guerra entre Israel e Hamas é o contorcionismo de setores da esquerda que preferem ignorar uma informação ou adaptar a sua interpretação sempre que a realidade é desconfortável, apelando ao mesmo expediente usado pela extrema-direita. É negacionismo igual. Confira o que Mariliz Pereira Jorge pensa em De Tédio a Gente Não Morre. (YouTube)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou ontem que a meta fiscal é “programática”, ou seja, faz parte de seu programa. Por isso, em 2024, perseguiria o objetivo de déficit fiscal zero mesmo sem essa diretriz estar prevista em lei. “Acho que nós temos que fazer isso, melhorar o fiscal e melhorar a política monetária, fazer as reformas macroeconômicas e microeconômicas que esse país decola de novo”, afirmou. (g1)

Após reunião com Lula e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, Haddad, afirmou que está muito confiante na promulgação da reforma tributária neste ano. A partir de agora, disse, o secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy, e a equipe econômica estarão “100% disponíveis” para conversar novamente com os deputados. (Valor)

As muitas exceções adicionadas ao texto da reforma tributária são o exemplo de mais uma oportunidade que o Brasil perde, segundo a economista Zeina Latif, sócia-diretora da Gibraltar Consulting. Apesar disso, a reforma melhora muito o atual sistema: “Acho que a tendência é a gente se surpreender positivamente”. (Estadão)

Em meio a votações importantes no Congresso, o governo Lula se vê diante de uma nova fonte de desgaste com o Centrão, mais especificamente com o União Brasil. Uma investigação da Polícia Federal apontou uma “relação criminosa” entre o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, indicado pelo UB, com o dono de um empreiteira acusada de desvios em contratos da Codevasf, estatal entregue ao Centrão. A investigação se baseou em escutas telefônicas entre o empresário e Juscelino obtidas em 2022, quando este era deputado da base bolsonarista. No Palácio do Planalto, a avaliação é que a presença do ministro desgasta o governo, mas que demiti-lo envolveria um conflito com seu partido. Tudo vai depender do quanto avançarem as investigações. (Folha)

A Executiva Nacional do PDT aprovou ontem a intervenção no diretório cearense do partido e a destituição do senador Cid Gomes de seu comando. “Já aprovamos a comissão provisória, que será presidida pelo ex-senador Flávio Torres”, disse o presidente nacional interino do partido André Figueiredo. O relatório da Comissão de Ética da sigla cita, entre outros pontos, uma reunião realizada anteontem, na qual Cid, como presidente do PDT do Ceará, concedeu anuência para desfiliação de ao menos 18 deputados federais e estaduais, além de vereadores. (Diário do Nordeste e O Antagonista)

Enquanto isso... em decisão unânime, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou a criação do Partido Renovação Democrática (PRD), a partir da fusão entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriota, ambos de direita. A fusão foi acertada em outubro do ano passado depois que as duas legendas não alcançaram a cláusula de desempenho nas eleições. (Globo)

Cultura

Considerada a mais tradicional premiação literária do Brasil, o Prêmio Jabuti divulgou ontem sua relação de semifinalistas. São dez autores em cada uma das 21 categorias – incluindo “escritor estreante”, que é nova. Entre os destaques está o médico Dráuzio Varela, que já venceu o prêmio e concorre agora com seu livro de memórias O Exercício da Incerteza na categoria biografia e reportagem. O jornalista Sérgio Rodrigues, colunista da Folha e colaborador cá deste Meio, disputa em romance literário com seu livro A Vida Futura. Os cinco finalistas de cada categoria serão anunciados no próximo dia 21, e a entrega dos prêmios acontecerá em 5 de dezembro. (Estadão)

Entre os indicados na categoria melhor ilustração, há uma obra feita com inteligência artificial. Publicada pelo Clube de Literatura Clássica, em 2022, a edição do clássico Frankenstein foi desenvolvida com ferramentas de IA pelo designer Vicente Pessôa. (Folha)

No aniversário de um ano de sua morte, Gal Costa foi homenageada ontem com vários lançamentos. O livro A Todo Vapor - O Tropicalismo Segundo Gal Costa conta o papel da cantora no movimento cultural da metade dos anos 1960, analisando discos e shows do período. Já o canal do Mundo Bita no YouTube lançou clipe de Barato Total, com voz original da cantora retirada do disco Cantar, de 1974. Gal aparece como personagem ao lado de Gilberto Gil, que também canta na faixa da produtora de vídeos infantis. Na última terça, ela também foi homenageada por Gloria Groove, que interpretou Vaca Profana na entrega do Prêmio Multishow. (Folha)

A CCXP23 confirmou a presença do lendário escritor de quadrinhos Geoff Johns, conhecido por reimaginar super-heróis e outros ícones da mitologia, como Lanterna Verde, Aquaman, Flash, Superman e Batman. Em um painel no Palco Thunder, em 1º de dezembro, ele apresentará as novidades do seu novo selo de quadrinhos, Ghost Machine. Também vai ministrar uma masterclass no Palco Ultra, além de realizar uma sessão de autógrafos. A CCXP23 acontece de 30 de novembro a 3 de dezembro no São Paulo Expo. (Omelete)

Cotidiano Digital

O uso da internet chegou a 87,2% da população brasileira em 2022, com o país alcançando a marca de 161,6 milhões de habitantes conectados, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação 2022, divulgada ontem pelo IBGE. O resultado é 21,1 pontos percentuais maior do que 2016 (66,1%). Apesar da expansão, cerca de 23,792 milhões de brasileiros de 10 anos ou mais ainda não usavam a internet, de acordo com o IBGE. O alto custo dos serviços é um dos principais motivos. (Agência Brasil)

E o celular permanece como o equipamento mais usado. Da população que acessou a internet em 2022, 98,9% (159,8 milhões) utilizou o celular para se conectar. (Folha)

Após 14 anos de funcionamento, o Omegle anunciou que vai encerrar suas atividades. Um comunicado assinado pelo fundador do site de bate-papo virtual, Leif K-Brooks, foi publicado nesta semana na rede social. A plataforma, que permitia conversas aleatórias entre pessoas desconhecidas de qualquer parte do mundo, enfrentou denúncias ao longo dos anos por uso indevido por criminosos, o que levou a medidas de moderação de conteúdo para tornar o site mais seguro. (Olhar Digital)

Já pensou em imprimir — e degustar — um bombom de chocolate? No novo Fab Lab da Casa Firjan, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, isso é possível. O espaço recém-inaugurado abriga uma das três impressoras de alimentos do país. Nos três andares do novo prédio, dez diferentes tecnologias, sendo sete de impressão 3D, estão disponíveis para o desenvolvimento e a concretização de projetos de empresas, empreendedores, instituições de ensino, estudantes e curiosos. Alguns dos equipamentos podem ser alugados por hora após um pequeno treinamento. Para fazer um tour gratuito pelo espaço, basta participar do Open Day. O próximo é no dia 17 e as vagas são limitadas. (Meio)

Assine o Meio Premium agora e receba amanhã a nossa Edição de Sábado.

Perdeu toda a ira das redes contra a Enel porque mora em São Paulo e estava sem luz em casa? Ligue o ar condicionado e assista a Curadoria desta semana, onde Bruna Buffara aponta seu dedo em riste para o CEO, o prefeito, as árvores e todos que deixaram a maior cidade do Brasil no breu. No ar hoje, 11h15.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.