O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.
Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Câmara aprova urgência para anistia a golpistas

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail

Assine agora. É grátis.

Um dia depois de aprovar a PEC da Blindagem, a Câmara dos Deputados aplicou mais uma derrota ao governo e aprovou de maneira folgada o requerimento de urgência para o projeto de lei que prevê anistia a todos os envolvidos nos atos golpistas após a eleição de 2022. Na prática, a decisão dos deputados acelera a tramitação do projeto, que não precisará mais passar pelas comissões da Câmara antes de ir ao plenário. O pedido de urgência foi aprovado por 311 votos a 163. Ao anunciar a decisão, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que nomeará um relator, responsável por conduzir a discussão e apresentar um texto que conte com o apoio da maioria da Casa. O texto base, de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), prevê anistia a todos que tenham participado de manifestações de caráter político ou eleitoral entre 30 de outubro de 2022 e a entrada em vigor da lei, incluindo pessoas que apoiaram os atos por meio de contribuições financeiras, doações, apoio logístico, prestação de serviços ou publicações em redes sociais. A expectativa é de que o texto original seja modificado pelo relator e apresente uma proposta mais próxima de uma redução das penas do que de uma anistia propriamente dita. (UOL)

Voto a voto. Veja como cada deputado votou na sessão que aprovou a urgência para o projeto de lei da anistia. (g1)

A Folha afirma que partidos do Centrão, sob a liderança de Motta, fecharam um acordo com ministros do STF para votar um texto alternativo à anistia ampla e irrestrita que bolsonaristas querem levar ao plenário. De acordo com a reportagem, o acordo prevê a redução de penas pelos atos golpistas e que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpra sua sentença desde o início em regime domiciliar. Em contrapartida, o texto não trará a possibilidade de qualquer perdão aos crimes julgados pelo Supremo. Ministros do STF e líderes do Centrão negam o acordo. (Folha)

Em outra manobra do Centrão, a Câmara reintroduziu na PEC da Blindagem a votação secreta para autorizar a abertura de investigação contra parlamentares, que havia sido derrubada na madrugada de ontem. A proposta foi aprovada por 314 votos a 168, e partidos de esquerda falam em recorrer ao STF. A PEC seguiu para o Senado, onde enfrenta forte resistência. (UOL)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que vetará uma anistia ampla e irrestrita. “Se viesse pra eu vetar, pode ficar certo de que eu vetaria”, disse Lula. Ele criticou a aprovação da PEC da Blindagem, mas buscou se esquivar das alegações de que tenta interferir, ainda que sem sucesso, nas decisões do Parlamento. “O presidente da República não se mete numa coisa do Congresso Nacional. Se os partidos políticos entenderem que é preciso dar anistia e votar a anistia, isso é um problema do Congresso”, disse Lula, para em seguida negar ter comemorado a condenação de Bolsonaro. (BBC Brasil)

Meio em vídeo. Enquanto todo mundo fala de Charlie Kirk e anistia, na internet brasileira, os deputados estão armando o bote pra ficarem no poder, roubarem o quanto quiser e nunca enfrentarem um único juiz. A análise de Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)

PUBLICIDADE

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi diagnosticado com lesões de pele com células cancerígenas, de acordo com o médico Cláudio Birolini, chefe da equipe cirúrgica do Hospital DF Star. Ele havia sido internado na terça-feira com uma crise aguda de soluços e vômitos. As lesões cancerígenas já foram retiradas e estavam localizadas no braço e no tórax do ex-presidente. Bolsonaro não precisará de tratamento complementar, apenas acompanhamento. (UOL)

Se a eleição presidencial de 2026 fosse hoje, o presidente Lula (PT) chegaria na frente no primeiro turno e venceria o segundo em todos os cenários, segundo pesquisa Genial/Quaest (íntegra) divulgada nesta manhã. No primeiro turno, a menor vantagem de Lula, 32% a 24%, é contra Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível. Quando o candidato da direita é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente lidera por 35% a 17%. No segundo turno, a menor vantagem de Lula seria contra Ciro Gomes (PDT), 40% a 33%, com 24% de brancos e nulos. Contra Tarcísio, o presidente venceria por 43% a 35%, com 19% de brancos e nulos. A pesquisa mostra um desgaste dos líderes dos dois campos, com 59% dizendo que Lula não deve se candidatar e 76% avaliando que Bolsonaro deve apoiar logo outro nome. (Meio)

Depois de muita pressão do presidente americano Donald Trump e impactado pelos números cada vez piores na criação de empregos, o Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, reduziu a taxa de juros básica do país em 0,25 ponto percentual. Agora, a taxa de juros dos EUA está em uma faixa de 4% a 4,25%. Este é o primeiro corte que o Fed realiza desde que Trump tomou posse em janeiro deste ano. Ao longo de seus oito meses de mandato, Donald Trump pressionou de todas as maneiras o banco central para que fizesse um corte nos juros, que, para ele, são injustificáveis. Trump ameaçou diversas vezes demitir o presidente do Fed, Jerome Powell, e chegou a destituir uma das diretoras do banco, que se mantém no cargo por decisão da Justiça. Ao final, o Fed considerou que a desaceleração no mercado de trabalho americano é mais importante para a saúde da economia do que a persistente inflação, que corre o risco de aumentar com o tarifaço global imposto por Trump. Na entrevista coletiva após a decisão, Powell afirmou que o baixo número na criação de novos empregos impactou a decisão dos diretores, que projetam ainda mais duas reduções nos juros até o final deste ano. A decisão desta quarta-feira foi quase unânime. Stephen Miran, o único entre os 12 diretores do Fed indicado por Donald Trump, tentou aplicar um corte de 0,5 ponto, mas foi voto vencido. (CNN)

Por aqui, os diretores do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) optaram por uma decisão mais conservadora e mantiveram a Selic, a taxa básica de juros, em 15%, o patamar mais alto em 19 anos. Cá, como lá, as altas taxas de juros foram motivo de críticas do presidente da República, ao menos quando o presidente do BC não era um aliado político do Planalto. Com a saída de Roberto Campos Neto e a entrada de Gabriel Galípolo, as críticas de Lula arrefeceram, mesmo sem que a taxa sofresse qualquer alteração. A decisão do Copom foi unânime, e a justificativa foi baseada nas instabilidades externas e na taxa de inflação, que segue acima da meta. A expectativa é de que a taxa de juros permaneça no mesmo patamar pelo menos até o início de 2026. (g1)

No turbilhão de notícias, o superficial não basta. Para compreender o que de fato nos afeta, é preciso ir além. O Meio entrega isso todos os dias — na news, nas redes, no site, nos podcasts e no YouTube. Para quem é Premium, esse olhar se aprofunda ainda mais: acesso antecipado à newsletter, edições especiais exclusivas e um streaming com séries e documentários. Assine agora o Meio Premium.

Viver

Paleontólogos anunciaram nesta quarta-feira a descoberta na Mongólia do mais antigo e completo exemplar de um “dinossauro de cabeça dura”. Com cerca de 115 milhões de anos, pouco mais de um metro de comprimento e cerca de seis quilos, o animal recebeu o nome de Zavacephale rinpoche. Segundo os pesquisadores, eles ficaram conhecidos por ter o topo do crânio extremamente espesso, formando um tipo de capacete ósseo, que poderia servir como defesa contra predadores, disputar parceiros ou afastar rivais. O fóssil encontrado ajuda a entender os primeiros passos da evolução dessa espécie. (g1)

PUBLICIDADE

Cientistas desenvolveram uma inteligência artificial que pode prever o risco de uma pessoa desenvolver mais de mil doenças com até 20 anos de antecedência. A ferramenta foi desenvolvida por especialistas do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL), do Centro Alemão de Pesquisa do Câncer e da Universidade de Copenhague. O estudo foi publicado na revista Nature, descrevendo como a IA avalia a probabilidade de alguém desenvolver doenças como câncer, diabetes, além de outros problemas cardíacos ou respiratórios. Chamada Delphi-2M, a plataforma foi treinada com dados anônimos de 400 mil pacientes do UK Biobank, no Reino Unido, e 1,9 milhão de pessoas no registro nacional de saúde dinamarquês. (Guardian)

Para ler com calma. As florestas plantadas podem ganhar novos usos, além da produção de madeira e celulose. Uma de suas matérias-primas é a celulose microfibrilada, fibras extremamente finas retiradas, principalmente, de eucalipto e pinus, que já são aplicadas como uma alternativa ao plástico. Esse material também tem sido usado na produção de papéis, embalagens, álcool em gel e alguns revestimentos. Diferentemente das florestas nativas ou naturais, as florestas plantadas são áreas cultivadas com foco econômico. De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), o Brasil tem aproximadamente 10,5 milhões de hectares de florestas plantadas. (UOL)

Panelinha no Meio. O muffin, aquele bolinho fofo, não precisa ser necessariamente doce. Este aqui, de queijo, tomate e manjericão, vai bem na lancheira da escola, na marmita com salada ou como petisco em casa.

Cultura

Adaptações de Stephen King para o cinema são tradicionais, umas brilhantes, outras sofríveis. Mas A Longa Estrada, que ele escreveu aos 19 anos, jamais havia ganhado as telas. Pois a principal estreia de hoje é justamente essa história, ambientada em um futuro distópico no qual jovens participam de uma competição cruel onde só o vencedor sobrevive — muito antes de Jogos Vorazes. Confira todas as estreias e veja os trailers no site do Meio.

A Academia Latina da Gravação anunciou os indicados em 58 categorias do Grammy Latino 2025. Liniker é o destaque brasileiro com sete indicações, incluindo três nas categorias principais: Álbum do Ano por Caju, Canção do Ano com Veludo Marrom e Gravação do Ano por Ao Teu Lado. Outros nomes nacionais, como Milton Nascimento, Alcione, Marina Sena e Djonga, também concorrem à maior premiação da música latina deste ano. No geral, o porto-riquenho Bad Bunny lidera a lista, com 12 indicações, incluindo Gravação do Ano, Álbum do Ano e Canção do Ano. A premiação acontece em 13 de novembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. (g1 e Deadline)

Um dos mais populares apresentadores de talk shows dos EUA, Jimmy Kimmel teve seu programa suspenso por tempo indeterminado pela ABC nesta quarta-feira. No programa de segunda-feira, Kimmel disse que “a gangue do MAGA” (apelido dos apoiadores de Donald Trump) estava tentando “faturar politicamente” com o assassinato do ativista de extrema direita Charlie Kirk. (Variety)

Cotidiano Digital

O parlamento da Itália aprovou nesta quarta-feira uma lei abrangente sobre inteligência artificial, tornando-se o primeiro país da União Europeia com amplas regulamentações alinhadas com a Lei de IA do bloco. De acordo com o governo da primeira-ministra, Giorgia Meloni, o texto estabelece o uso de IA centrado no ser humano, transparente e seguro como princípios fundamentais. A lei introduz regras que afetam setores como saúde, trabalho, justiça, educação e esporte, além de limitar o acesso a menores de 14 anos mediante consentimento dos pais. Também pune disseminação de conteúdo ilegal com deepfakes e prevê penas mais severas para crimes como roubo de identidade e fraude. (Reuters)

O presidente Lula sancionou a lei que combate a “adultização” de crianças nas redes sociais, vetando o trecho que dava 12 meses para que as regras entrassem em vigor. Em contrapartida, o governo enviará ao Congresso uma Medida Provisória fixando novo prazo de seis meses. O texto estabelece que os provedores garantam a vinculação das redes sociais de crianças e adolescentes a um responsável e a remoção de conteúdo considerado abusivo para os menores. Empresas que descumprirem as regras podem levar multas que vão de R$ 10 por usuário até um limite de R$ 50 milhões, dependendo da infração. (g1)

O Google está atualizando a página Discover em seu principal aplicativo de busca para incluir os Shorts do YouTube e postagens de outras redes sociais, como X e Instagram. O feed da ferramenta exibe conteúdo personalizado com base na atividade do usuário. A companhia também vai permitir que cada pessoa personalize seu feed do Discover, assim como liberou a escolha das fontes de notícias preferidas na Busca, por enquanto disponível apenas nos EUA e na Índia. Com a novidade, será possível seguir o criador ou editor dos conteúdos visualizados. (The Verge)

Bolsonaro internado, aliados pressionando por anistia, e 2026 já no horizonte. Os desdobramentos da condenação ainda estão em aberto e irão reverberar por muito tempo. O Julgamento do Século é para você entender o que estamos vivendo. Assista no streaming do Meio.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.