Cotidiano Digital

Câmara aprova lei que criminaliza criação de nudes de mulheres geradas por IA

A Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica, um projeto de lei que torna crime utilizar inteligência artificial para gerar imagens de mulheres em situações de intimidade ou nudez. O texto prevê pena de dois a quatro anos de reclusão, podendo ser ainda maior, caso a vítima seja menor de idade. A proposta altera o Código Penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e segue para o Senado. O PL foi apresentado após um inquérito aberto pela Polícia Civil do Rio de Janeiro para apurar denúncias feitas por pais de alunas do Colégio Santo Agostinho, na Zona Oeste da cidade, que teriam sido vítimas de terem seus rostos usados em imagens de nudez criadas com inteligência artificial por colegas do ensino fundamental e compartilhado em redes sociais. (Folha)

WhatsApp lança mensagens de voz com reprodução única

O WhatsApp lançou, nesta quinta-feira, uma opção para enviar mensagens de voz que podem ser reproduzidas uma única vez. O recurso é semelhante à função que permite visualizações únicas de vídeos e imagens desde novembro de 2020. Essas mensagens serão sinalizadas aos destinatários com o ícone mostrando o número um, indicando a impossibilidade de ouvir o áudio novamente. O arquivo não poderá ser compartilhado ou salvo no aparelho pelo usuário. A nova função será disponibilizada globalmente nos próximos dias. (Olhar Digital)

TikTok divulga retrospectiva com os destaques de 2023

O TikTok divulgou uma retrospectiva com os vídeos e criadores de conteúdo que mais se destacaram na rede social em 2023. Este ano, as trends surpreenderam com conteúdos virais especialmente sobre entretenimento, esportes, estilo de vida e educação. No Brasil, a hashtag #BookTokBrasil e os vídeos com o efeito de voz da Ludmilla estão entre os destaques da plataforma. Segundo Adam Presser, head de operações do TikTok, a retrospectiva é uma forma de homenagear alguns dos momentos que se destacaram ao longo de 2023. “É uma janela para histórias que inspiraram, entreteram e educaram mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.” Por aqui, entre os vídeos mais assistidos estão os dos criadores @gabryellurlan o @luvadepedreiro. Confira a lista completa (TikTok)

Trend do Instagram estilo questionário pode colocar dados em risco?

Após Pedro Doria participar da atual trend do Instagram em que a pessoa posta algumas informações pessoais como altura, idade e se tem tatuagem ou não, comentários alarmistas sobre golpistas poderem usar esses dados surgiram em seu perfil. Neste Pedro+Cora, ele e Cora Rónai explicam se esse tipo de brincadeira das redes sociais pode, de fato, colocar os dados dos usuários em risco.

TSE e Anatel assinam acordo para combater fraudes feitas com IA

Um acordo assinado ontem pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vai promover medidas para combater a reprodução de desinformação produzida por inteligência artificial (IA). Entre as iniciativas estão o envio de determinações do tribunal para retirada de conteúdos prejudiciais ao processo eleitoral por um sistema eletrônico. Antes, eram enviados por oficiais de Justiça. A mudança tem como objetivo acelerar o cumprimento do bloqueio de sites que divulguem notícias falsas durante as eleições. Segundo o TSE, a parceria entre os órgãos está justificada pelo Marco Civil da Internet, que responsabiliza usuários ilegais nas redes sociais. (Agência Brasil)

Messenger ganha criptografia de ponta a ponta

A Meta começou a implementar criptografia de ponta a ponta no Messenger e Facebook. De acordo com o CEO, Mark Zuckerberg, a novidade estará disponível para todas as chamadas e mensagens. O recurso de criptografia já é utilizado no WhatsApp, outro aplicativo da Meta, e garante uma camada extra de segurança, permitindo que apenas as pessoas envolvidas naquela conversa tenham acesso ao seu conteúdo. O Messenger oferece a opção de mensagens criptografadas desde 2016. O objetivo da empresa era implementar o recurso de forma padrão para todos os usuários ainda em 2022, mas preocupações sobre privacidade e combate ao abuso infantil na plataformas atrasaram o lançamento. Com as novas mudanças, o Meta não terá mais acesso ao conteúdo enviado ou recebido pelos usuários, a menos que um usuário em um chat opte por denunciar uma mensagem à empresa. O recurso deve chegar para todos os usuários nos próximos meses. (The Guardian)

Meta lança gerador de imagens por inteligência artificial

A Meta está lançando uma nova experiência autônoma de IA generativa na web, o Imagine with Meta, que permite aos usuários criar imagens em processo semelhante ao DALL-E, Midjourney e Stable Diffusion da OpenAI. O modelo vai gerar conteúdos em alta resolução a partir de prompts de texto de maneira gratuita. Disponível no início do próximo ano, a Meta se comprometeu a adicionar marcas d’água ao conteúdo gerado pela ferramenta para “maior transparência e rastreabilidade”. A marca d’água invisível será gerada com um modelo de IA e detectável por um modelo correspondente. (TechCrunch)

Meta é acusada de permitir predadores em busca de crianças

Um novo processo aberto pela Procuradoria-Geral do Novo México, nos Estados Unidos, alega que a Meta e seu CEO, Mark Zuckerberg, permitiram que Facebook e Instagram se tornassem um “mercado para predadores em busca de crianças”. A ação apresentada no tribunal distrital, e revelada pelo Wall Street Journal, mostra que os algoritmos da companhia recomendam conteúdo sexual para crianças. A investigação envolveu a criação de perfis falsos de menores de idade para testar ambas as redes da Meta. Além de encontrar recomendações inadequadas para cada conta, descobriu-se que elas também atraiam predadores sexuais. Como exemplo, o perfil criado para uma menina de 13 anos atraiu mais de 6.700 seguidores, sendo a maioria homens adultos. Alguns deles pediram para se comunicar no privado ou os encontrassem fora das redes, enviando, inclusive, fotos de suas genitálias. Ao denunciar algumas dessas postagens, a Meta informou que “não encontrou nenhuma violação dos Padrões da Comunidade”. (The Verge)

Google lança Gemini, seu novo modelo mais avançado de IA

Após rumores sobre um adiamento para 2024, o Google lançou hoje o Gemini, novo modelo de inteligência artificial e considerado o mais poderoso já criado pela gigante de tecnologia. A IA já pode ser testada no Bard e promete trazer recursos mais avançados de raciocínio, planejamento, compreensão e outras capacidades para o chatbot. Em demonstrações, a tecnologia consegue ensinar matemática e até criar códigos de programação. O modelo do Google possui três variantes - Ultra, Pro e Nano - e permite sua execução em uma ampla gama de dispositivos, desde dispositivos móveis até data centers. A versão do Bard com Gemini Pro está inicialmente disponível em inglês em mais de 170 países. (g1)

Tinder divulga retrospectiva com os assuntos de destaque em 2023

O Tinder divulgou hoje sua retrospectiva anual com os assuntos que foram destaque no aplicativo de relacionamento. As cantoras Taylor Swift e Lana Del Rey foram as celebridades que mais apareceram nos perfis durante o ano, além do filme Barbie. Nos esportes, a prática mais citada nos perfis dos solteiros foi academia, seguida do futebol, que teve Flamengo, Corinthians e Palmeiras entre os times mais citados. A retrospectiva também destacou o aumento no uso de termos como “enredo”, que indica o interesse dos usuários em boas conversas, e "delulu" (do inglês "delusional", algo como iludido). (g1)