Hackers norte-coreanos introduzem spyware na Google Play para espionagem
Um grupo de hackers da Coreia do Norte conseguiu infiltrar um spyware para Android na loja de aplicativos Google Play, enganando usuários para que o baixassem. A descoberta foi feita pela empresa de segurança Lookout, que atribui a campanha de espionagem ao governo norte-coreano. O spyware, chamado KoSpy, foi identificado em diversos aplicativos, incluindo um que esteve disponível na Google Play e teve mais de 10 downloads antes de ser removido. Esse programa era capaz de coletar dados sensíveis, como mensagens SMS, registros de chamadas, localização, teclas digitadas e até ativar câmeras e microfones dos dispositivos infectados. O Google confirmou que removeu os aplicativos identificados e desativou os projetos do Firebase usados pelos hackers, mas não comentou se concorda com a atribuição à Coreia do Norte. Além da Play Store, algumas versões do spyware também foram encontradas na loja de aplicativos de terceiros APKPure. (TechCrunch)
Pequenos investidores chineses adotam IA para operar na Bolsa
Usar IA para investir, é bom negócio? Pequenos operadores na China estão lotando cursos e treinamentos para aprender a usar ferramentas como o DeepSeek na tentativa de um bom desempenho no mercado de ações. A crescente popularidade do DeepSeek está transformando o setor de hedge funds do país e impulsionando corretoras e gestores de patrimônio a se adaptarem. A adoção da tecnologia ocorre mesmo após o governo chinês ter reprimido, há um ano, grandes operadores que usavam robôs para negociar ações. Embora investidores vejam a inteligência artificial como um atalho para operações mais estratégicas, especialistas alertam para os riscos. “As pessoas confiam mais nos modelos de IA do que nos consultores financeiros, o que provavelmente é uma confiança equivocada, pelo menos neste estágio”, afirma Larry Cao, analista da FinAI Research. (InfoMoney e Reuters)
Espanha aprova projeto que prevê multas milionárias para uso de IA sem rótulo
O governo espanhol aprovou um projeto de lei para impor multas pesadas a empresas que utilizarem conteúdo gerado por IA sem o sinalizar corretamente. A medida busca coibir sobretudo o avanço dos deepfakes. A proposta segue diretrizes da Lei de IA da União Europeia, considerada uma das mais rígidas do mundo. O Ministro da Transformação Digital, Oscar Lopez, afirmou que a tecnologia pode ser usada para melhorar a vida da população ou para espalhar desinformação. Se aprovado pelo Parlamento, o projeto prevê multas de até 35 milhões de euros ou 7% do faturamento global das empresas que descumprirem a regra. Além disso, a legislação proíbe práticas como o uso de IA para influenciar grupos vulneráveis, incentivar vícios ou manipular crianças. A fiscalização ficará a cargo da recém-criada agência espanhola de supervisão de IA, a AESIA, em parceria com outros órgãos reguladores. (Reuters)
Meta começa a testar seu primeiro chip de treinamento de IA
Em um movimento para reduzir a dependência de fornecedores externos como a Nvidia, a Meta está testando seu primeiro chip interno para treinamento de sistemas de inteligência artificial. Fontes ouvidas pela Reuters disseram que a big tech iniciou uma pequena implantação do chip e planeja aumentar a produção para uso em larga escala, caso o teste seja bem-sucedido. O novo processador da Meta é projetado para lidar apenas com tarefas específicas de IA, podendo torná-lo mais eficiente em termos de energia do que as unidades de processamento gráfico integradas (GPUs) geralmente usadas para esse trabalho. A Meta prevê despesas totais entre US$ 114 bilhões e US$ 119 bilhões em 2025, impulsionadas principalmente por gastos em infraestrutura de IA. (Reuters)
TikTok inaugura novos recursos para controle parental e tempo de uso
O TikTok anunciou um pacote de novas ferramentas voltadas para a proteção de adolescentes na plataforma. Entre as novidades, os pais agora poderão definir horários específicos em que seus filhos podem acessar o aplicativo, além de visualizar suas listas de seguidores e contas bloqueadas. Uma das principais atualizações é o recurso “Hora do Sono”, que exibe lembretes em tela cheia e com música relaxante caso um adolescente com menos de 16 anos continue no TikTok após as 22h. Se o aviso for ignorado, um segundo alerta será disparado. A rede social também pretende testar a inclusão de exercícios de meditação para incentivar hábitos digitais mais equilibrados. Outro destaque é a “Pausa Programada”, que permite aos responsáveis bloquear o acesso ao aplicativo em momentos específicos, como no período escolar ou durante reuniões familiares. Os jovens podem solicitar tempo extra, mas cabe aos pais aprovar ou negar a solicitação. A medida já passa a valer hoje no Brasil. (TechCrunch e g1)
TikTok Shop chega ao Brasil em abril
A TikTok Shop, funcionalidade que permite a venda de produtos diretamente na rede social, deve estrear no Brasil em abril, apenas um mês depois do lançamento no México. A chegada do novo player pode movimentar o comércio eletrônico do país, e bancos já analisam quais empresas podem ser mais ou menos impactadas. Relatórios do Santander e do Itaú indicam que a ferramenta estará disponível no próximo mês, citando informações do site chinês DSB. O TikTok, no entanto, não confirmou a data. O Santander destaca que, no México, a TikTok Shop apostou em parcerias com empresas estabelecidas. Com isso, algumas marcas são vistas como mais preparadas para competir na nova plataforma, entre elas C&A, Magazine Luiza, Mercado Livre, Natura e Renner. Por outro lado, o banco avalia que Azzas (fusão da Arezzo e Grupo Soma), Guararapes (Riachuelo), Grupo SBF e Vulcabras ainda precisam desenvolver estratégias específicas para o ambiente do TikTok. A expectativa é que os primeiros 90 dias no Brasil tragam benefícios como isenção de comissão para vendedores, frete grátis e restrições para joias, alimentos e produtos usados. O Santander estima que, em três anos, a TikTok Shop pode capturar de 5% a 9% do e-commerce nacional. O Brasil é o terceiro maior mercado da plataforma, com 111 milhões de usuários, atrás apenas da Indonésia e dos Estados Unidos. (CNN Brasil)
Apple prepara maior reformulação visual do iPhone e MacBook em anos
Segundo a Bloomberg, a Apple deve anunciar mudanças significativas no design de seus sistemas operacionais para iPhone, iPad e MacBook. A atualização, prevista para o iOS 19, iPadOS 19 e macOS 16, trará novos ícones, menus, aplicativos e botões, além de melhorias na navegação e controle dos dispositivos. O novo visual será inspirado no visionOS, sistema do headset Vision Pro, e deve incluir ícones circulares e painéis translúcidos. As mudanças estão sendo lideradas por Alan Dye, vice-presidente de design de interface humana da Apple e devem ser apresentadas oficialmente durante a Worldwide Developer Conference (WWDC), em junho. (Bloomberg e TechCrunch)
Elon Musk atribui instabilidade no X a ‘ataque cibernético massivo’
Elon Musk utilizou sua conta no X para dizer que a instabilidade geral apresentada na rede social nesta segunda-feira foi causada por um “ataque cibernético massivo”. “Somos atacados todos os dias, mas isso foi feito com muitos recursos. Ou um grupo grande e coordenado e/ou um país está envolvido”, afirmou. Em entrevista ao canal americano Fox Business, o bilionário disse que o ataque partiu de dispositivos na Ucrânia. Desde o início da manhã, usuários de diversos países relataram indisponibilidade da rede pelo site Downdetector. Em países como Brasil, Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Índia e Austrália, os picos de variação ocorreram por volta das 7h e 11h (horário de Brasília), com cerca de 4 mil notificações apenas no Brasil em cada um dos horários. (g1)
Japão aposta em robôs para suprir falta de trabalhadores; mercado deve triplicar
Com o envelhecimento da população e a escassez de mão de obra, o Japão tem recorrido cada vez mais a robôs de serviço para manter setores como restaurantes e varejo funcionando. Segundo a empresa de pesquisa Fuji Keizai, esse mercado deve quase triplicar até 2030, atingindo ¥ 400 bilhões (cerca de US$ 2,7 bilhões). A necessidade de automação fica evidente diante da projeção de um déficit de 11 milhões de trabalhadores até 2040 e de um país onde 40% da população terá mais de 65 anos até 2065. Empresas já vêm se adaptando a essa nova realidade, sobretudo a Skylark, maior rede de restaurantes de serviço de mesa do Japão, já conta com cerca de 3 mil robôs para levar comida às mesas. (TechCrunch)
Meta lança edição limitada de óculos inteligentes na Paris Fashion Week
A Meta aproveitou a Paris Fashion Week para lançar uma edição limitada dos seus óculos inteligentes em parceria com a marca francesa Coperni. O modelo Ray-Ban Meta x Coperni Limited Edition foi apresentado durante o desfile e terá apenas 3.600 unidades disponíveis para venda. O acessório mantém o design icônico dos Ray-Ban Wayfarer, com armação Transparent Black, lentes espelhadas Grey Mirrored e o logotipo da Coperni nas hastes. Durante o evento, as modelos usaram os óculos para gravar diretamente da passarela, destacando o recurso de captura de vídeo sem as mãos. Além do design sofisticado, o modelo traz todas as funcionalidades dos óculos inteligentes da Meta, como suporte ao Shazam, controle por voz para Spotify e Amazon Music, e integração com a Meta AI para lembrar compromissos ou traduzir conversas em tempo real. A novidade chega ao mercado nesta segunda-feira, com vendas online nos sites da Meta, Ray-Ban e Coperni por US$ 549. O produto estará disponível em países como EUA, Canadá, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Espanha e Austrália. (Meio)