Paralamas na Urca e exposição de Augusto de Campos em SP: o melhor do fim de semana
O projeto Noite de Verão, que ocupa o Morro da Urca termina com show dos Paralamas do Sucesso no sábado. O trio de Herbert Viana, Bi Ribeiro e João Barone faz aquele show repleto de hits, passando por seus 40 anos de carreira. E num dos lugares mais icônicos da cidade. O preço é salgado, R$ 500 a inteira, mas o bondinho está incluído.
O drama do alcoolismo entre mulheres chega às telas

Em (Des)Controle, principal estreia dos cinemas nesta quinta-feira, Carolina Dieckmann vive uma escritora que, sob pressão profissional e familiar mergulha na bebida e põe em risco tudo o que conquistou. Outra boa pedida é o drama islandês Quando a Luz Arrebenta, onde uma jovem perde o homem que amava em circunstâncias trágicas e precisa engolir o próprio luto e, para jogar sal nas feridas, consolar a namorada oficial do falecido. Confira todas as estreias e veja os trailers.
Shows, exposições, peças e mostras de cinema dão o tom do fim de semana no Rio e em SP
Anelis Assumpção, filha de Itamar, sempre foi fã de reggae. Em 2016, nos 50 anos de Legalize It, de Peter Tosh, ela montou um show para tocar o álbum icônico na íntegra. Dez anos depois, o reggae está no centro do show Not Falling que ela leva nesta sexta às 20h ao Circo Voador, em que canta, além de canções de Tosh, clássicos de Bob Marley e Gilberto Gil. Ingressos a partir de R$ 70 mais um quilo de alimento.
Ficção e realidade se misturam na tela para retratar o horror em Gaza

Na disputa pelo Oscar de filme estrangeiro, A Voz de Hind Rajab, principal estreia desta semana, não é recomendado para quem busca mero entretenimento. Escrito e dirigido por Kaouther Ben Hania, o longa mostra o esforço fracassado de funcionários do Crescente Vermelho para salvar uma menina palestina presa com os corpos da família em carro bombardeado em Gaza. A voz assustada ao telefone é da própria Hind Rajab. Quem só quiser se divertir tem um amplo leque de comédias, dramas, terror e até documentários chapa-branca. Confira todas as estreias e veja os trailers.
Aniversário de SP e a bossa do Rio
Como a minha cidade é aniversariante, vou começar por ela. Domingo São Paulo completa 472 anos. Tem muita coisa legal acontecendo para celebrar a data. O Museu da Língua Portuguesa, Museu do Imigrante, a Pinacoteca e o Museu das Culturas Indígenas tem visitação gratuita no sábado e no domingo. As exposições do MIS Nova Fotografia, Jean Manzon e Linha do Tempo da Fotografia também estarão 0800 no fim de semana. Aqui tem uma lista das atividades. Entre os shows e concertos do dia 25, destaque para Mitos Sonoros: Homenagem aos 90 anos de Mauricio de Sousa – FilarMônica, de graça, no Theatro Municipal, e os de Brisa Flow, na Biblioteca Mário de Andrade, Língua de Trapo no Centro Cultural Penha, Ana Cañas na Vila Itororó, Di Melo no Tendal da Lapa, Made in Brasil e 365 no CCSP, além dos DJs Vintage Culture, Mochakk e Anna nos parques do Carmo e do Povo.
O Agente Secreto no Oscar; resort da família Toffoli no centro da crise do Master

No Central Meio de hoje, Pedro Doria, Leonardo Pimentel e o analista político Creomar de Souza comentam as últimas notícias sobre o caso do Banco Master envolvendo o ministro do STF Dias Toffoli. Além disso, vamos falar sobre as quatro indicações do filme O Agente Secreto ao Oscar.
Humor e raquetadas premiadas nas telas dos cinemas

Timothée Chalamet ganhou o Globo de Ouro de melhor ator de comédia por seu papel em Marty Supreme, e, como o filme estreia nesta quinta-feira, vamos poder conferir se foi merecido. Alerta de spoiler: foi. Mas não é tudo. Park Chan-Wook, o genial cineasta sul-coreano que nos deu OldBoy, vem com uma comédia de humor sombrio sobre a competitividade no mercado de trabalho. Temos ainda um thriller sobre o que pode acontecer quando (ou se) a inteligência artificial se tornar responsável pela Justiça. Confira todas as estreias e veja os trailers.
Última chance de ver Bethânia no Rio e mostra de artistas sem galeria em SP: o melhor do fim de semana.
No domingo, os cariocas têm a última oportunidade de ver a turnê Maria Bethânia — 60 Anos de Carreira, que termina neste fim de semana, em duas apresentações gravadas no Vivo Rio. Sábado às 19h e domingo às 18h. Ingresso a partir de 270.
A tragédia que inspirou a tragédia

Consagrado no Globo de Ouro, estreia nesta quinta-feira Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, de Chloé Zhao, mostrando a tragédia que abalou a família de William Shakespeare e o inspirou a escrever uma das peças mais conhecidas de todos os tempos. Temos ainda a versão musical de O Beijo da Mulher Aranha e um thriller erótico LGBTQIA+. Confira todas as estreias e veja os trailers.
‘Verão na Casa’ no Rio, ‘Ilumina Festival’ em SP: a cultura em ritmo de férias
Ainda estou num pique pegar no tranco neste começo de janeiro, com mais vontade de praia e piscina, ou de qualquer tipo de dolce far niente, do que me embrenhar no mundo mais denso da cultura. E essa, verdade seja dita, é um época em que as coisas andam meio se arrastando. Lá pro meio de janeiro fica melhor. O que não quer dizer que não tenham coisas legais acontecendo.