ArtRio toma a cidade, e Massari Fest é alternativa em SP: o melhor do fim de semana
Depois de semanas com grandes eventos de arte em São Paulo, agora é a vez da maior feira carioca. A ArtRio ocupa a Marina da Glória até domingo. Em sua 15ª edição, a feira traz, além dos tradicionais estandes de galerias, alguns programas com ares mais curatoriais. O primeiro é o Solo_Duo, com projetos desenvolvidos por um ou dois artistas, com curadoria de Ademar Brito. Já o Brasil Contemporâneo reu?ne artistas cujas pra?ticas privilegiam tecnologias manuais e tem curadoria de Paula Borghi e o Jardim de Esculturas, como o próprio nome diz, traz obras de grandes dimensões, sob curadoria de Christiane Laclau. Um último destaque é o programa Mira, de videoarte, com curadoria da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Pela primeira vez, o evento conta com a participação dos restaurantes. Ingressos a R$ 90.
Uma história para morrer (de rir)

Estrelada por Denise Fraga, a comédia mórbida portuguesa Sonhar com Leões é destaque nas estreias desta quinta-feira abordando temas delicados como o câncer e o direito à morte com dignidade. Os cinéfilos têm ainda um longa bíblico, um aguardado anime e a conclusão da saga da família Crawley de Downton Abbey. Confira todas as estreias e veja os trailers.
Uma parada diferente no Rio e Bienal em SP: o melhor do fim de semana
Tem programa bem melhor do que a parada militar no 7 de setembro. Acontece no domingo o PARADA 7, evento anual de arte, cultura e política, chega à sua quarta edição com o tema “Imagine um novo mundo – bandeiras da utopia”. Bandeiras com obras de 100 artistas sairão em cortejo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro às 14h30 em direção ao Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, onde ficarão em exposição até o dia 15 de novembro. Ganham estandartes obras de artistas como Cildo Meireles, Denilson Baniwa, Ernesto Neto, Jarbas Lopes, Lenora de Barros, Mana Bernardes, Marcos Chaves, Matheus Ribbs, Opavivará, Regina Silveira, Sepideh Mehraban, entre outros.
Nas telas, a mais célebre volta para casa

Ralph Fiennes e Juliette Binoche, que brilharam há quase 30 anos em O Paciente Inglês, estão juntos novamente em O Retorno, destaque nas estreias de hoje nos cinemas. Eles vivem Odisseu e Penélope nos capítulos finais da Odisseia, quando o combalido herói finalmente volta da guerra de Troia. Uma história imortal com uma dupla brilhante. Temos ainda dose dupla de sobrenatural: mais uma Invocação do Mal e uma comédia mediúnica com Leandro Hassum. Confira todas as estreias e veja os trailers.
Saramago pelo Galpão no Rio e Rotas em SP: o melhor do fim de semana
(Um) Ensaio sobre a Cegueira, novo espetáculo do Grupo Galpão, leva a alegoria política de José Saramago para os palcos. Adaptada e dirigida por Rodrigo Portella, a peça fala de uma epidemia de cegueira que atinge uma cidade e acaba caudando u caos. Na adaptação do Galpão, os espectadores participam do espetáculo, 14 pessoas da plateia são escolhidas para subirem ao palco vendadas. O espetáculo fica em cartaz só até 14 de setembro no Teatro Carlos Gomes com sessões de quarta a domingo.
‘O Último Azul’, de Gabriel Mascaro, estreia nos cinemas brasileiros

Em um Brasil distópico, o governo transfere compulsoriamente seus idosos para uma colônia habitacional para aproveitar seus últimos anos de vida. Mas sentindo-se com disposição para viver, Tereza, uma mulher de 77 anos, reflete sobre o que ainda gostaria de fazer e embarca em uma aventura pelos rios e afluentes da Amazônia, antes de ser enviada para o exílio. Este é o enredo de O Último Azul, filme de Gabriel Mascaro, que recebeu o Urso de Prata no Festival de Berlim e que estreia neste fim de semana nos cinemas brasileiros. Protagonizado por Denise Weinberg, o longa ainda conta com Rodrigo Santoro no elenco.
Livro aborda intersecção entre a psicanálise e o identitarismo no Brasil
O Diálogos com a Inteligência já propôs a discussão se a psicanálise é ciência ou não. Nesta edição, Christian Lynch e os psicanalistas Érico Andrade e Thais Klein vão além e falam sobre o conceito de decolonialismo dentro da psicanálise. Eles estão lançando o livro "Cartas ao velho terapeuta: a experiência de uma psicanálise não identitária". Érico também é doutor em filosofia pela Sorbonne e professor de Filosofia da UPFE. Thais é doutora em Saúde Coletiva e em Teoria Psicanalítica, e professora da UFF e da UFRJ.
A volta do Circo Voador com FBC no Rio e a Temporada França Brasil em SP: o melhor do fim de semana
Para quem estava com saudades, o Circo Voador reabriu e na sexta já tem dois shows incríveis: o rapper mineiro FBC, que faz o lançamento do ótimo Assaltos e Batidas. Não bastasse poder curtir a sampladelia desse disco, o show vai ser gravado e, quem abre a banda paulistana Maria Esmeralda, que levou o premio APCA neste ano na categoria revelação.
A história do rei do baião chega aos cinemas

O cinema nacional está bem representado nas estreias deste fim de semana, com a cinebiografia do rei do baião, Luiz Gonzaga – Légua Tirana, dirigido por Marcos Carvalho e Diogo Fontes. O filme conta a história de um dos ícones da música brasileira, desde sua infância no Sertão nordestino até a vida adulta, mostrando as referências culturais e religiosas que o levaram a escrever canções icônicas. Para dar conta das diferentes fases, o músico é interpretado por Kayro Oliveira na infância, Wellington Lugo na juventude e Chambinho do Acordeom na fase adulta.
Festivais de música no Rio, restrospectiva de Rivane Neuenschwander em SP: o melhor do fim de semana
Nesta sexta, acontece o último e melhor dia do Festival Dupla de Três com um show que reúne Juliana Linhares, Vanessa Moreno e Fernanda Takai. Gratuito, o show será no Teatro Nelson Rodrigues, na Caixa Cultural. A ideia é juntar dois novos nomes da MPB e convidar um medalhão.