Veja tudo a que você tem acesso:
- Streaming
- Edição de Sábado
- Meio Político
- Meio Perspectiva
- News do Meio mais cedo
- Acesso total ao site
Última chance de ver Bethânia no Rio e mostra de artistas sem galeria em SP: o melhor do fim de semana.
No domingo, os cariocas têm a última oportunidade de ver a turnê Maria Bethânia — 60 Anos de Carreira, que termina neste fim de semana, em duas apresentações gravadas no Vivo Rio. Sábado às 19h e domingo às 18h. Ingresso a partir de 270.
A tragédia que inspirou a tragédia

Consagrado no Globo de Ouro, estreia nesta quinta-feira Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, de Chloé Zhao, mostrando a tragédia que abalou a família de William Shakespeare e o inspirou a escrever uma das peças mais conhecidas de todos os tempos. Temos ainda a versão musical de O Beijo da Mulher Aranha e um thriller erótico LGBTQIA+. Confira todas as estreias e veja os trailers.
‘Verão na Casa’ no Rio, ‘Ilumina Festival’ em SP: a cultura em ritmo de férias
Ainda estou num pique pegar no tranco neste começo de janeiro, com mais vontade de praia e piscina, ou de qualquer tipo de dolce far niente, do que me embrenhar no mundo mais denso da cultura. E essa, verdade seja dita, é um época em que as coisas andam meio se arrastando. Lá pro meio de janeiro fica melhor. O que não quer dizer que não tenham coisas legais acontecendo.
Cinema de risco a uma distância segura

Ditadura e cinema (crítico) são sempre inimigos. Por isso um dos destaques nas estreias da semana, Águias da República trata do Egito, mas foi produzido (em segurança) pela Suécia. O filme retrata um ator famoso transformado a contragosto em garoto-propaganda do governo — e ele consegue tornar a própria situação ainda mais complicada. Há ainda um olhar excessivamente gringo sobre as mazelas da Amazônia e uma comédia surreal sobre uma namorada que também é eletrodoméstico. Confira todas as estreias.
Avatar troca ar e água por fogo
James Cameron nos leva de volta a Pandora em Avatar: Fogo e Cinzas, terceira parte da orgia, digo, franquia de efeitos visuais iniciada em 2009. Como vimos nos filmes anteriores, Jake Sully (Sam Worthington) tornou-se um híbrido Na’vi, casou-se com Neytiri (Zoe Saldana), constituiu família e luta para proteger seu mundo adotivo da escória do universo: nós. Ou, mais precisamente, um complexo industrial-militar humano que quer explorar os recursos naturais de Pandora. Mas dessa vez os caras com 46 cromossomos não são os únicos vilões. Entra em cena o Povo das Cinzas, uma tribo Na’vi agressiva, cuja líder Varang (Oona Chaplin) não está nem aí para o “equilíbrio” de seu mundo. Como toda franquia calcada em efeitos visuais (ou pancadaria, ou acrobacias de carros, ou sustos etc.), acaba virando uma escalada. Cada filme tem que arrancar mais “ooooooh” da plateia para esta não perceber como o roteiro é raso.
Novas exposições no Paço Imperial no Rio, encontros musicais em SP: as boas do fim de semana
Na última terça foi inaugurada a última leva de exposições que comemoram os 40 anos Paço Imperial no Rio. São cinco mostras com artistas contemporâneos. Entre os destaques, a individual Geometria Visceral, de Gilberto Salvador com cerca de 40 obras, entre pinturas, esculturas e vídeos, a reunião de cerca de 120 obras do gravurista Carlos Martins, Sombra da Terra, e a coletiva Mamáfrica - Ancestralidades Africanas no Brasil e em Cuba, com obras de 68 artistas, sendo 23 cubanos e 45 brasileiros de dez estados do país.
Glória Pires desafia convenções nas telas

Em uma semana na qual que até Papai Noel vira assassino nas telas dos cinemas, duas atrizes estreiam na direção usando sensibilidade e diferentes doses de humor para lidar com temas delicados. Glória Pires encarna em Sexa uma mulher que passa dos 60, mas, contrariando o filho mimado, não está disposta a aposentar o coração. Já Eva Victor usa talento e sutileza em Sorry, Baby para abordar as consequências de uma agressão sexual. Confira todas as estreias e veja os trailers.
Novas Frequências, no Rio e 2 anos de Matiz em SP: o melhor do fim de semana
Vou contar melhor essa história para assinantes premium na Edição de Sábado, mas neste fim de semana acontece o festival carioca com mais sabor cosmopolita paulistano que eu conheço. Trata-se da 15ª edição do Novas Frequências que, como sempre acontece, ocupa diferentes lugares da cidade com uma programação musical que sai do óbvio. Na sexta, as canadenses Kara-lis Coverdade e Sarah Davachi tocam no Solar de Botafogo. Mais tarde, no Trauma, a pista ferve com Anti Ribeiro, Cashu e Praed. No sábado, de graça, quatro shows à tarde no Parque Laje: Rosa Nioviello e Laura Dâmaso, Concepcíon Huerta, Chico Correa e Luciana Rizzo. A parte carioca termina com peso no Circo Voador no domingo: Papangu, Test & Deafkids e Metá Metá. Isso sem contar a instalação do Craca, que está aberta à visitação na Casa Firjan. Já na segunda o festival segue pra São Paulo, incluindo outros artistas no line-up.
Vencedor da Palma de Ouro chega aos cinemas do Brasil

Um acidente banal em uma estrada do interior, uma parada rápida na oficina e um som que faz gelar o sangue do mecânico. A perna de pau do motorista emite o mesmo som da que usava o homem que o torturara anos atrás. Essa cena, que poderia muito bem se passar no Brasil, é o pontapé inicial de Foi Apenas um Acidente, do iraniano Jafar Panahi. Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, o filme é a principal estreia desta quinta-feira, mas o cardápio nos cinemas é variado, incluindo o drama de uma operária/artista na sociedade machista do Brasil dos anos 1910 e um mergulho na vida do irmão que sobra quando o gêmeo idêntico morre. Confira todas as estreias e veja os trailers.
FliRui no Rio e aniversário da YB em SP: o melhor do fim de semana
Com destaque para Maria Bethânia lendo poemas, começa nesta sexta e vai até domingo a primeira edição da Festa Literária da Fundação Casa de Rui Barbosa – FliRui. Tendo "Liteatura e Democracia"como tema, traz rodas de conversa, slam, oficinas, poesia, contação de histórias, exposições, espetáculos de teatro e filmes. Outros destaques deste três dias são Ailton Krenak, Bia Lessa, Amara Moira e André Dahmer.