O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.

As notícias mais importantes do dia, de graça

Cultura

Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Vinícius de Moraes no MAR e Mostra Internacional de Cinema em SP: o melhor do fim de semana

Depois de passar por São Paulo e Porto Alegre, chega ao MAR (Museu de Arte do Rio) Vinicius de Moraes — Por Toda a Minha Vida, exposição com mais de 300 itens, incluindo manuscritos raros de poemas e letras de música, quadros, objetos, o jornal O Mexerico, criado pelo poeta aos 8 anos, documentos originais e uma série de fotografias icônicas com a nata da MPB. Dividida em cinco núcleos, a exposição abrange toda a vida do poetinha, com destaque obviamente para a sua produção literária e musical, mas abordando também a sua carreira diplomática.

Clássicos do Brasil no Rio, Zona de Escuta em São Paulo; um fim de semana retrô

De certa forma as duas coisas mais legais acontecendo no Rio e em São Paulo neste fim de semana convergem em um ponto: uma audição renovada do passado. Começa na Marina da Glória neste fim de semana a quarta edição do festival Clássicos do Brasil, em que artistas relêem suas obras mais icônicas, e em São Paulo, no Sesc Paulista, Zona de Escuta, uma programação inspirada nos bares de audição, sem o elemento de risco do metanol, com discos que completam 50 anos neste 2025.

Tron novamente, agora na contramão

Como nos filmes anteriores da série, os efeitos visuais são o grande destaque de “Tron: Ares”. Foto: Divulgação

Já se vão mais de quatro décadas desde que a Disney mandou um homem para dentro de um computador no hoje clássico Tron, de 1982. Após uma continuação/reboot meio mais ou menos em 2010, o estúdio retoma esse universo fazendo o caminho inverso e trazendo os personagens e as engenhocas digitais para o mundo real em Tron: Ares, destaques nas estreias desta quinta-feira. Temos ainda dramas comportamentais e apocalípticos e uma comédia com Ingrid Guimarães. Confira todas as estreias e veja os trailers.

Festival do Rio para os cariocas, Index para os paulistas: o melhor do fim de semana

O Festival do Rio abriu na última quinta, e vai até 12 de outubro, com uma programação fantástica, que reúne filmes inéditos, vários premiados nos grandes festivais internacionais, além de mostras especiais. Neste ano, o festival também retoma uma tradição, a votação popular. Só na Première Brasil, serão 125 títulos, espalhados entre longas, curtas, pilotos de séries e filmes restaurados. É daquelas mostras tão abrangentes que dá vontade de tirar férias para morar no cinema. Mas quem quiser ter um cheiro do que tem de melhor, os críticos do Globo escolheram seus favoritos.

Nas telas, a revolta que o Brasil tentou apagar

“Malês”, dirigido por Antônio Pitanga, retrata uma rebelião de muçulmanos escravizado na Bahia do Período Regencial. Foto: Divulgação

Chega finalmente aos cinemas nesta quinta-feira Malês, dirigido e estrelado pelo lendário Antônio Pitanga. Tendo no elenco seus filhos Rocco e Camila, ele nos conta a história da fracassada revolta de nagôs muçulmanos escravizados na Bahia em 1835, uma passagem da História do Brasil que ainda não recebeu a devida atenção. Temos Também Dwayne Johnson voltando às origens na luta livre para interpretar Mark Kerr, um dos mais importantes nomes do MMA nos Estados Unidos. Confira todas as estreias e assista aos trailers.

Doce Maravilha no Rio; Win Wenders em São Paulo: as boas do fim de semana

Para forasteiros como eu, o Doce Maravilha é meio o Coala do Rio de Janeiro. Três dias de celebração da melhor música brasileira, num festival que rola no Jockey Club, ou seja, no conforto da Zona Sul, com um tamanho acolhedor. Na edição deste ano, o rock domina a sexta. Das bandas principais, a melhor é a veterana capixaba de hardcore Dead Fish. No sábado, além de dois shows de tirar o fôlego: Ney Matogrosso com Marisa Monte e BaianaSystem, tem ainda Dora Morelembaum e Adriana Calcanhoto. Já domingo é o dia mais eclético, vai do samba de Zeca Pagodinho e Pretinho da Serrinha, ao rock de Nando Reis & Samuel Rosa e à MPB do mestre Jards Macalé e da estrourada Liniker. Ingressos a partir de R$ 212,50 por dia.

DiCaprio contra uma América cada vez menos fictícia

Leonardo DiCaprio deixa o glamour de lado para viver um ex-guerrilheiro de volta à ativa. Foto: Divulgação

Um ex-guerrilheiro um tanto atrapalhado precisa da ajuda de colegas para resgatar as filhas das mãos de um militar, seu antigo inimigo, parte de um governo autoritário que controla os EUA. Anos atrás, Uma Batalha Após a Outra, dirigido por Paul Thomas Anderson e estrelado por Leonardo DiCaprio, seria ficção deslavada, mas hoje soa como distopia plausível. A principal estreia desta quinta-feira nos cinemas conta ainda com Sean Penn em uma de suas melhores atuações como o vilão fardado. Confira todas as estreias e assista aos trailers.

Gonzaguinha, o gênio agridoce da MPB

Compositor de enorme talento, Gonzaguinha construiu uma carreia própria, fora da sombra do Rei do Baião. Foto: Divulgação

Morto em um violento acidente rodoviário em 1991, Luiz Gonzaga Júnior, o Gonzaguinha, estaria completando 80 anos hoje. Compositor e cantor de raro talento, passeou por temas e estilos ao longo de mais de duas décadas de carreira e acumulou sucessos na própria voz e nas das maiores cantoras da MPB. Para homenagear a data, Meio lembra a vida e o trabalho desse gênio ao mesmo tempo romântico e ácido, com direito a listas de quais músicas obrigatórias para conhecer Gonzaguinha e quais vão te surpreender.

Chaplin completo no Rio, Mimo em SP: o melhor do fim de semana

São 83 filmes. Isso mesmo, o Centro Cultural Banco do Brasil começou nesta semana uma retrospectiva completa de Charles Chaplin, um dos maiores gênios do cinema de todos os tempos, reunindo toda a sua filmografia, incluindo curtas, longas e médias. No fim de semana, os destaques são O Circo, na sexta, Luzes da Ribalta, no sábado, e Monsieur Verdoux no domingo. Mas a programação segue cheia de clássicos até o dia 13 de outubro. O melhor é que o ingresso tem um preço bem camarada: R$ 10.

Primeiro livro de Stephen King chega finalmente às telas

“A Longa Marcha – Caminhe ou Morra” se passa em um futuro distópico de uma América dominada por militares. Foto: Divulgação

Adaptações de Stephen King para o cinema são tradicionais, umas brilhantes, outras sofríveis. Mas A Longa Estrada, que ele escreveu aos 19 anos, jamais havia ganhado as telas. Pois a principal estreia de hoje é justamente essa história, ambientada em um futuro distópico no qual jovens participam de uma competição cruel onde só o vencedor sobrevive — muito antes de Jogos Vorazes. Confira todas as estreias e veja os trailers.