Daniel Day-Lewis volta às telas cheio de traumas

Dois gênios britânicos brilham nos cinemas nesta quinta. Após um hiato de sete anos, Daniel Day-Lewis volta às telas dirigido pelo próprio filho em Anêmona. O roteiro, escrito pelos dois, conta a história de um militar traumatizado que vive como ermitão, até que o irmão aparece para tentar reaproximá-lo da mulher e do filho que ele abandonou há 20 anos. Já Emma Thompson, quem diria, vira heroína de ação ao encarnar uma viúva que descobre um sequestro em um ponto remoto e gelados dos Estados Unidos. Confira todas as estreias e veja os trailers.
O lado B da folia
É tudo carnaval nesses dias, e nem dá pra ser muito diferente. Mas e quem não é adepto da festa de Momo? Pensando nessas pessoas, selecionei algumas coisas legais para fazer no Rio e em São Paulo.
Clássico da literatura ganha nova versão livre nas telonas

Margot Robbie e Jacob Elordi, que concorre ao Oscar por seu papel como a criatura em Frankenstein, dão vida a Cathy e Heathcliff e mais uma versão de O Morro dos Ventos Uivantes, desta vez mais estilosa e erótica e sem o subtexto um tanto ou quanto racista do livro que a inspira. Entres os filmes que chegam hoje aos cinemas vale também destacar um documentário mostrando como George Orwell está, infelizmente, cada dia mais atual. Confira todas as estreias e veja os trailers.
Paralamas na Urca e exposição de Augusto de Campos em SP: o melhor do fim de semana
O projeto Noite de Verão, que ocupa o Morro da Urca termina com show dos Paralamas do Sucesso no sábado. O trio de Herbert Viana, Bi Ribeiro e João Barone faz aquele show repleto de hits, passando por seus 40 anos de carreira. E num dos lugares mais icônicos da cidade. O preço é salgado, R$ 500 a inteira, mas o bondinho está incluído.
O drama do alcoolismo entre mulheres chega às telas

Em (Des)Controle, principal estreia dos cinemas nesta quinta-feira, Carolina Dieckmann vive uma escritora que, sob pressão profissional e familiar mergulha na bebida e põe em risco tudo o que conquistou. Outra boa pedida é o drama islandês Quando a Luz Arrebenta, onde uma jovem perde o homem que amava em circunstâncias trágicas e precisa engolir o próprio luto e, para jogar sal nas feridas, consolar a namorada oficial do falecido. Confira todas as estreias e veja os trailers.
Shows, exposições, peças e mostras de cinema dão o tom do fim de semana no Rio e em SP
Anelis Assumpção, filha de Itamar, sempre foi fã de reggae. Em 2016, nos 50 anos de Legalize It, de Peter Tosh, ela montou um show para tocar o álbum icônico na íntegra. Dez anos depois, o reggae está no centro do show Not Falling que ela leva nesta sexta às 20h ao Circo Voador, em que canta, além de canções de Tosh, clássicos de Bob Marley e Gilberto Gil. Ingressos a partir de R$ 70 mais um quilo de alimento.
Ficção e realidade se misturam na tela para retratar o horror em Gaza

Na disputa pelo Oscar de filme estrangeiro, A Voz de Hind Rajab, principal estreia desta semana, não é recomendado para quem busca mero entretenimento. Escrito e dirigido por Kaouther Ben Hania, o longa mostra o esforço fracassado de funcionários do Crescente Vermelho para salvar uma menina palestina presa com os corpos da família em carro bombardeado em Gaza. A voz assustada ao telefone é da própria Hind Rajab. Quem só quiser se divertir tem um amplo leque de comédias, dramas, terror e até documentários chapa-branca. Confira todas as estreias e veja os trailers.
Aniversário de SP e a bossa do Rio
Como a minha cidade é aniversariante, vou começar por ela. Domingo São Paulo completa 472 anos. Tem muita coisa legal acontecendo para celebrar a data. O Museu da Língua Portuguesa, Museu do Imigrante, a Pinacoteca e o Museu das Culturas Indígenas tem visitação gratuita no sábado e no domingo. As exposições do MIS Nova Fotografia, Jean Manzon e Linha do Tempo da Fotografia também estarão 0800 no fim de semana. Aqui tem uma lista das atividades. Entre os shows e concertos do dia 25, destaque para Mitos Sonoros: Homenagem aos 90 anos de Mauricio de Sousa – FilarMônica, de graça, no Theatro Municipal, e os de Brisa Flow, na Biblioteca Mário de Andrade, Língua de Trapo no Centro Cultural Penha, Ana Cañas na Vila Itororó, Di Melo no Tendal da Lapa, Made in Brasil e 365 no CCSP, além dos DJs Vintage Culture, Mochakk e Anna nos parques do Carmo e do Povo.
O Agente Secreto no Oscar; resort da família Toffoli no centro da crise do Master

No Central Meio de hoje, Pedro Doria, Leonardo Pimentel e o analista político Creomar de Souza comentam as últimas notícias sobre o caso do Banco Master envolvendo o ministro do STF Dias Toffoli. Além disso, vamos falar sobre as quatro indicações do filme O Agente Secreto ao Oscar.