O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.

As notícias mais importantes do dia, de graça

Política

Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

O que as notas de Fachin e Gilmar Mendes dizem sobre a atuação do STF no caso Master?

No Central Meio de hoje, Pedro Doria, Flávia Tavares e Magno Karl analisam as últimas notícias sobre o caso do Banco Master envolvendo Dias Toffoli, como as notas de Edson Fachin e Gilmar Mendes. Qual a linha de defesa dos ministros do STF? Além disso, vamos falar sobre o envolvimento de governadores no escândalo e de dirigentes do Rioprevidência. No final do programa, as dicas culturais para o fim de semana com Guilherme Werneck.

O Agente Secreto no Oscar; resort da família Toffoli no centro da crise do Master

No Central Meio de hoje, Pedro Doria, Leonardo Pimentel e o analista político Creomar de Souza comentam as últimas notícias sobre o caso do Banco Master envolvendo o ministro do STF Dias Toffoli. Além disso, vamos falar sobre as quatro indicações do filme O Agente Secreto ao Oscar.

Fachin volta a Brasília para gerenciar crise do Master; Tarcísio não visita Bolsonaro

No Central Meio de hoje, Pedro Doria e Flávia Tavares recebem a cientista política Maria De Carli, Mestre pela London School of Economics. O presidente do STF Edson Fachin segue em férias, mas retornou à capital federal antes do previsto para gerenciar a crise do caso Master. Enquanto isso, Tarcísio de Freitas cancelou a visita que faria a Bolsonaro na Papudinha e alegou compromissos em São Paulo.

Segundo mandato de Donald Trump completa um ano em meio a confronto geopolítico

No Central Meio de hoje, Pedro Doria e Flávia Tavares conversam com o cientista político Leonardo Paz Neves sobre o primeiro ano do segundo mandato de Donald Trump nos Estados Unidos: um ano que isola aliados, intensifica confrontos geopolíticos e projeta incerteza econômica e diplomática no mundo todo.

Além do MAGA: o mosaico que forma a base eleitoral de Trump

Foto: Takayuki Fuchigami / The Yomiuri Shimbun via AFP

Donald Trump não formou uma seita, mas uma coalizão. Essa é a premissa da pesquisa Além do MAGA: Um Perfil da Coalizão Trump (íntegra), divulgada pelo instituto More in Common nesta terça-feira, data que marca um ano do início de seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos. O estudo desmonta a ideia de uma base homogênea ao mapear quem, afinal, levou Trump de volta à Casa Branca em 2024. Também elucida como visões de mundo distintas coexistem sob o mesmo guarda-chuva eleitoral.

Pressão de Donald Trump para anexar Groenlândia pode acabar com a Otan

No Central Meio de hoje, Pedro Doria e Flávia Tavares conversam com o cientista político Paulo Henrique Cassimiro sobre a guerra tarifária dos Estados Unidos contra países da União Europeia. Donald Trump quer anexar a Groenlândia, e o custo pode ser destruir a Otan. Entenda!

Bolsonaro vai para Papudinha e ganha cela com varanda e área para exercícios físicos

No Central Meio de hoje, Pedro Doria e Luiza Silvestrini conversam com o colunista do Meio e diretor-executivo do Livres, Magno Karl, sobre a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro para a Papudinha, a disputa na Direita pela candidatura ao Planalto e o escândalo do Banco Master, que se aproxima do ministro do STF Dias Toffoli.

Nova operação da PF contra o Master gera tensão com Toffoli

No Central Meio de hoje, Luiza Silvestrini, Flávia Tavares e Leonardo Pimentel recebem o cientista político e professor do Insper Carlos Melo, que comenta a segunda fase da operação Compliance Zero da Polícia Federal, que prendeu o cunhado de Daniel Vorcaro, Fabiano Campos Zettel. Assim como o banqueiro, Zettel foi detido em Guarulhos, quando embarcava para os Emirados Árabes Unidos.

Mortes no Irã passam de 2 mil e Trump incentiva novos protestos

No Central Meio de hoje, Pedro Doria, Luiza Silvestrini e Flávia Tavares recebem Maurício Santoro, cientista político do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha, que analisa a escalada da violência do regime dos aiatolás contra manifestantes no Irã e a postura dos EUA diante do conflito. E ainda: novas repercussões da pesquisa Meio Ideia.

Pesquisa Meio Ideia: Brasil chega a 2026 dividido sobre a permanência de Lula

A pesquisa Meio Ideia, divulgada nesta terça-feira, 13, revela um país dividido sobre a permanência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto após as eleições deste ano. Questionados se o presidente merece continuar no cargo, 46,9% dos entrevistados responderam que sim, enquanto 50% disseram que não. Outros 3,1% afirmaram não saber. Para Mauricio Moura, fundador do Ideia, essa é a pergunta que melhor reflete o estado de espírito da disputa presidencial de 2026, expondo uma margem de manobra bastante estreita para as campanhas. "Aí tem uma notícia boa e uma ruim para o presidente Lula. A ruim é que ele terá que reconquistar esses 3%. A briga pelos 3% será fundamental. A notícia boa é que um presidente concorrendo à reeleição tende, naturalmente, a melhorar sua avaliação por questões de entrega e exposição. A notícia ruim é que, dessa vez, o teto de melhora é muito pequeno", analisa. Esse contingente equivale a um grupo de 4 a 5 milhões de eleitores.