O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.

As notícias mais importantes do dia, de graça

Política

Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Com Bolsonaro condenado, direita e centrão articulam anistia e candidatura para 2026

A condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado mexeu com a direita e o centrão, que agora precisam definir um candidato para 2026 e os planos em relação à anistia. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, retorna essa semana a Brasília para fazer lobby no Congresso pela aprovação do projeto, que ainda divide a própria direita. No PL, no Republicanos, no PSD e no União Brasil, o impasse gira especialmente em torno de incluir ou não Bolsonaro no texto. Hoje no Central Meio, Luiza Silvestrini e Flávia Tavares recebem o cientista político e colunista do Meio Christian Lynch e o professor de Direito da USP Rafael Mafei.

STF condena Jair Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal condenou, por 4 votos a 1, o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus do núcleo crucial da trama golpista por crimes como tentativa de golpe e estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa armada. No Central Meio de hoje, Luiza Silvestrini e Flávia Tavares conversam com o cientista político e colunista do Meio Magno Karl e com a professora de Direito da FGV Eloísa Machado.

Próximos capítulos

Fux diverge de Moraes e vota para absolver Bolsonaro e condenar Cid e Braga Netto

Em uma sessão de quase 13 horas, o ministro do STF Luiz Fux divergiu além do esperado do de Alexandre de Moraes, relator do processo que julga a tentativa de golpe de estado no Brasil, e votou para absolver o ex-presidente Jair Bolsonaro, mas para condenar Mauro Cid e Walter Braga Neto por abolição violenta do Estado Democrático de Direito. No Central Meio de hoje, o jurista e professor de Direito Processual e Penal Walter Fanganiello Maierovitch analisa o voto com Luiza Silvestrini, Flávia Tavares e Leonardo Pimentel.

Voto de Luiz Fux pode condenar Jair Bolsonaro e mais sete por tentativa de golpe

O ex-presidente Jair Bolsonaro está a um voto de ser condenado no julgamento da ação penal que investiga a trama golpista. Dois dos cinco ministros que integram a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes e Flávio Dino, já votaram pela condenação do ex-presidente e dos outros sete réus que integram o núcleo crucial da tentativa de golpe de Estado. Hoje o Central Meio acompanha o voto do ministro Luiz Fux, o mais inclinado a divergir de Moraes, relator da ação. O Central Meio recebe Ana Laura Barbosa, professora de Direito Constitucional da ESPM.

Líder

Alexandre de Moraes vota hoje em ação penal de tentativa de golpe no STF

O ministro do STF Alexandre de Moraes, relator da ação no STF que investiga uma tentativa de golpe de estado no Brasil, será o primeiro dos cinco integrantes da 1ª Turma a dar seu parecer nesta terça-feira. A sentença final, no entanto, só deve ser proferida na sexta-feira, após todos os ministros votarem e definirem qual pena será imputada a cada um dos acusados do que ficou conhecido como “núcleo crucial” da trama golpista.

Em ato de 7 de setembro por anistia, Tarcísio radicaliza ataques a Moraes e ao STF

De olho no espólio político do ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deixou a moderação de lado e elevou o tom contra o Supremo, em particular contra o ministro Alexandre de Moraes. Na Avenida Paulista, em ato convocado pelo pastor Silas Malafaia, Tarcísio disse que “ninguém aguenta mais a tirania de Moraes” e afirmou que a “anistia tem que ser ampla”. De acordo com o Monitor do Debate Político do Cebrap, o ato na Paulista reuniu 42,7 mil manifestantes, 5 mil a mais que o protesto anterior da direita. O Central Meio de hoje recebe os cientistas políticos Yago Paiva e Christian Lynch, colunista do Meio.

Cenas de um julgamento

PL da anistia prevê Bolsonaro elegível em 2026 e perdão a milícias digitais

Aliados de Jair Bolsonaro defendem um projeto de lei no Congresso que não só livra de qualquer punição todos os envolvidos na tentativa de golpe como também torna o ex-presidente elegível para no ano que vem. O projeto também isenta o deputado Eduardo Bolsonaro de responsabilidade por tentar convencer Donald Trump a sancionar o Brasil como forma de pressionar o Judiciário a não julgar o pai. O Central Meio recebe o cientista político do Livres Magno Karl e a socióloga Adriana Marques.

Já é assinante? Faça login.

Assine para ter acesso ao site e receba a News do Meio