Caso Master: encontros de Moraes e Galípolo causam desconfiança sobre STF

No Central Meio de hoje, Pedro Doria e Luiza Silvestrini recebem o cientista político e colunista do Meio Christian Lynch. Os três conversam sobre a informação revelada pela coluna da jornalista Malu Gaspar, n’O Globo, de que o ministro do STF Alexandre de Moraes teria conversado com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, em quatro oportunidades para defender interesses de Daniel Vorcaro e do banco Master. Em nota, Moraes disse que se encontrou com Galípolo e com presidentes de diversas instituições financeiras para tratar dos efeitos da Lei Magnitsky.
Direita boicota Havaianas por campanha com Fernanda Torres contra “pé direito”

No Central Meio de hoje, Pedro Doria e Luiza Silvestrini recebem o cientista político Paulo Henrique Cassimiro para uma conversa sobre o boicote da direita à Havaianas, em razão de um vídeo promocional com a atriz Fernanda Torres. Na peça, ela diz que não deseja que as pessoas comecem o ano com o “pé direito”, mas com “os dois pés”.
Galho fraco: Sóstenes e Jordy são alvos de operação sobre desvios de cota parlamentar

No Central Meio de hoje, Pedro Doria, Luiza Silvestrini e Flávia Tavares recebem o colunista do Meio e diretor-executivo do Livres, Magno Karl. Entre os assuntos estão as operações Galho Fraco e Sem Desconto da Polícia Federal. A primeira investiga desvios de cotas parlamentares e tem como alvos os deputados do PL Sóstenes Cavalcante, que é líder do partido na Câmara, e Carlos Jordy. A segunda investiga desvios indevidos de aposentados e pensionistas e se aproxima do filho do presidente Lula. Depois, Guilherme Werneck, da Ladrilho Hidráulico, traz a melhor agenda cultural do fim de ano para o eixo Rio-São Paulo.
Em acordo com Governo, Senado aprova dosimetria; Lula promete vetar

No Central Meio de hoje, Pedro Doria, Luiza Silvestrini e Flávia Tavares conversam com a mestre em Ciências Políticas pela London School of Economics Maria De Carli sobre o acordo envolvendo Congresso e oposição para aprovação, no Senado, do PL da Dosimetria. Ainda na pauta de hoje: os desdobramentos da operação Sem Desconto da Polícia Federal, que investiga fraudes no INSS. Depois ainda têm as estreias da semana no cinema e no streaming, com o editor-executivo do Meio Leonardo Pimentel.
Quaest: Flávio Bolsonaro é favorito a disputar 2º turno contra Lula em 2026

Nem Tarcísio de Freitas, nem Ratinho Júnior, nem Romeu Zema, nem Ronaldo Caiado. O candidato da direita com votação mais expressiva segundo pesquisa Quaest divulgada ontem é Flávio Bolsonaro. O levantamento50 é o tema de hoje do Central Meio. Pedro Doria, Luiza Silvestrini e Flávia Tavares recebem o professor de Comunicação Política da UFBA Wilson Gomes.
Genial/Quaest: Lula lidera com Flávio em segundo
O Centrão e os demais partidários de uma candidatura de direita não bolsonarista para as eleições presidenciais de 2026 tiveram uma má notícia dupla na pesquisa Genial/Quaest (íntegra) divulgada no início da tarde desta terça-feira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece liderando em todas as simulações, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ungido candidato pelo pai, surge em segundo lugar em todos os cenários de primeiro turno e tem uma performance ligeiramente melhor que a dos demais postulantes de direita no segundo. Além disso, o senador é o único nome, além de Lula e de Jair Bolsonaro, que está inelegível, a aparecer na pesquisa espontânea de intenção de votos — o presidente é mencionado por 20% dos entrevistados, Flávio e o pai têm 5% cada e 65% estão indecisos.
Em ano eleitoral, Planalto reduz ambições no Congresso e foca em duas pautas
“Ano que vem não é ano de inventar muita moda no Congresso. Não temos a ilusão de aprovar projetos de todo o tipo, apenas os extremamente necessários.” A frase saiu da boca do deputado Lindbergh Farias, líder do PT na Câmara, durante um café da manhã com jornalistas nesta terça-feira. O fim da escala 6x1 e a tarifa zero no transporte público são a menina dos olhos do governo no ano de disputa presidencial. É nessas duas frentes que devem se concentrar a energia e o capital político do Planalto no Legislativo em 2026. Trata-se de uma aposta calculada em um Congresso que, como de praxe em ano eleitoral, anda em marcha lenta. Deputados medem cada passo, evitam votações espinhosas e fogem do risco de se queimar diante do eleitorado. Nesse ambiente de cautela, a relação deteriorada do governo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), funciona como mais um freio às ambições legislativas do Planalto. "Está ruim, a relação está ruim", confirma.
Operação Unha e Carne: PF prende desembargador que relata processo de TH Joias

O desembargador Macário Júdice Neto, relator do caso TH Joias no TRF-2, foi preso na operação Unha e Carne 2, deflagrada nesta manhã pela Polícia Federal para investigar o vazamento de informações sigilosas que favorecem o Comando Vermelho. No Central Meio de hoje, Pedro Doria e Luiza Silvestrini analisam o caso com o jornalista e advogado Gabriel Azevedo. Em seguida, Gabriel fala sobre a candidatura ao Governo de Minas Gerais.
A renúncia de Zambelli, a reação de Motta e a blindagem de Toffoli ao Master

No Central Meio de hoje, Flávia Tavares e Luiza Silvestrini recebem o cientista político e colunista do Meio Christian Lynch. Entre as pautas, estão a renúncia da ex-deputada Carla Zambelli, condenada no Brasil e presa na Itália, a reação do presidente da Câmara Hugo Motta, a blindagem do caso Master pelo ministro Dias Toffolli no STF e os rumos políticos da família Bolsonaro.
Moraes anula decisão da Câmara, manda cassar Carla Zambelli e Hugo Motta enfraquece

No Central Meio de hoje, Pedro Doria, Luiza Silvestrini, FLávia Tavares e Magno Karl conversam sobre a disputa entre Legislativo e Judiciário - personificados nas figuras do presidente da Câmara, Hugo Motta, e do ministro do STF Alexandre de Moraes - envolvendo a cassação do mandato da deputada Carla Zambelli.