INSS notifica 9 milhões de possíveis vítimas de fraude
O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) notificou nesta terça-feira, via mensagem por celular, cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios em favor de entidades associativas. A Polícia Federal e a Corregedoria-Geral da União (CGU) identificaram um esquema fraudulento de descontos indevidos que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões entre 2016 e 2024. Os segurados devem usar o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) para dizer se autorizaram ou não os descontos. Depois disso, as entidades terão 30 dias para comprovar as autorizações; caso não o façam, serão obrigadas a ressarcir os aposentados e pensionistas. Veja como proceder caso receba a notificação. (g1)
E a Polícia Federal desbaratou uma quadrilha que fraudava biometria facial para ter acesso a contas da plataforma gov.br. Os criminosos acessavam, usando contas de pessoas mortas, o sistema do Banco Central sacar dinheiro que a vítima tivesse parado em contas bancárias. Em outra frente, invadindo contas de aposentados e pensionistas, autorizavam empréstimos consignados no Meu INSS. A operação da PF aconteceu em oito estados. (Metrópoles)
Rômulo Saraiva: “Partidos de esquerda e de direita, e seu respectivo eleitorado, promovem uma investigação de paternidade para saber “o responsável” da roubalheira, ignorando que ladrão sempre foi apartidário e que esta fraude transitou nos dois governos. A propósito, desde 1947 já se pedia CPI para apurar irregularidade previdenciária”. (Folha)