Medo da violência faz 72% dos brasileiros mudarem algo na rotina, diz Datafolha
Receba as notícias mais importantes no seu e-mail
Assine agora. É grátis.
O medo da violência fez com que 72% dos brasileiros mudassem a rotina de alguma forma, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste domingo. A maior mudança foi no uso do celular, com 56% dizendo ter deixado de usar o aparelho nas ruas nos últimos 12 meses, enquanto 31% passaram a tirar alianças, correntinhas e outros adereços, e 27%, relataram ter deixado de fazer algo prazeroso. Por medo, 36% afirmam ter mudado o caminho para o trabalho ou o local de estudo, e outros 26% deixaram de sair de casa. (Folha)
O Brasil aparece na 7ª colocação entre os dez países com violência mais severa do mundo em 2025, segundo o Índice de Conflitos elaborado pela ONG Acled. O ranking analisa conflitos em todos os territórios do planeta levando em conta letalidade, perigo para civis, dispersão geográfica da violência e fragmentação dos grupos armados. Segundo a entidade, o Brasil figura entre os países em nível extremo de violência, especialmente por seus indicadores ligados à fragmentação de grupos armados e risco aos civis, associados a gangues e organizações criminosas. A Palestina foi considerada o lugar mais perigoso do mundo, seguida por Mianmar e Síria. (UOL)
Mariliz Pereira Jorge: “Todo mundo quer a mesma coisa: menos homens chegando ao ponto de descumprir medida protetiva, perseguir e matar. E isso passa por enfrentar a crise da masculinidade como parte da agenda de proteção às mulheres”. Confira em De Tédio a Gente Não Morre. (Meio)

























