ONU critica organização da COP30 e exige mais infraestrutura e segurança
Receba as notícias mais importantes no seu e-mail
Assine agora. É grátis.
Em uma carta enviada ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, e ao presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, a ONU criticou a organização da Cúpula do Clima, em Belém, pelas falhas de infraestrutura e segurança, exigindo uma resolução pelo governo brasileiro. Os pedidos foram feitos após manifestantes invadirem uma área restrita do evento, na última terça-feira, deixando dois seguranças feridos. No documento, o secretário-executivo Simon Stiell, da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), afirma que o episódio expôs “brechas graves” no controle do evento. A carta descreve uma série de vulnerabilidades, como portas sem monitoramento e contingente de segurança menor do que o necessário. A Casa Civil disse ter atendido a todas as solicitações da ONU. (g1)
Uma equipe internacional de cientistas concluiu que as emissões de carbono geradas por combustíveis fósseis devem bater um novo recorde este ano. O relatório Global Carbon Budget, publicado nesta quinta-feira, alerta que pode ser impossível limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. As emissões de 2025 serão 1,1% maiores do que o registrado no ano passado, sendo que as de petróleo, gás e carvão devem aumentar neste ano, elevando o total para um recorde de 38,1 bilhões de toneladas de CO2. As energias renováveis também não vão ser capazes de suprir o crescimento da demanda energética. (g1)
O Ministério da Saúde lançou na COP30 um plano de adaptação climática para o Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto reúne orientações para prevenção, cuidado e vigilância em situações relacionadas a eventos climáticos extremos. O ministro Alexandre Padilha afirmou que o objetivo é “adaptar o serviço de saúde para a realidade das populações que vivem em regiões muito afetadas pelas mudanças climáticas”. Pela primeira vez, a conferência da ONU terá um dia específico voltado para saúde e clima. (CNN Brasil)
Durante sua participação na COP30, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, afirmou nesta quinta-feira que o Judiciário tem cerca de 350 mil processos ambientais relacionados somente à Amazônia. O magistrado ressaltou que o financiamento para combate da crise climática também é “caro” ao Supremo, e que a Corte já declarou inconstitucional o contingenciamento no Fundo Clima. (CNN Brasil)
O Brasil pode aumentar seu PIB em mais de 400 bilhões de dólares e gerar 10 milhões de empregos até 2030, se investir em economia verde. É o que apontam os cálculos do Instituto Aya e Systemiq, com apoio do programa UKPact. A transformação econômica geraria empregos, conservação da biodiversidade e produção que atenderia à demanda internacional. Além do estudo, uma nova plataforma que organiza as melhores oportunidades de empregos verdes e de investimentos por estados brasileiros está sendo apresentada na COP30. (Globo)

























