Se aprovado no Senado, Lula deve vetar PL da Dosimetria
Receba as notícias mais importantes no seu e-mail
Assine agora. É grátis.
Mesmo buscando melhorar sua relação com o Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou muito irritado com a aprovação na Câmara do PL da Dosimetria, que reduz as penas de condenados pela trama golpista, incluindo Jair Bolsonaro (PL). Caso o texto passe no Senado, interlocutores dizem que a tendência no Planalto é vetar integralmente, mas após uma manifestação do STF. Lula busca evitar atritos com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), em meio às negociações para a indicação de Jorge Messias ao Supremo. (Folha)
Já no Senado, a expectativa é de que o texto sofra mudanças importantes. O relator do PL da Dosimetria no Senado, Espiridião Amin (PP-SC), afirmou que não descarta acrescentar ao projeto um dispositivo sobre anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. “Todos sabem dos meus pronunciamentos a favor da anistia”, disse ele, mesmo sabendo que as chances de aprovação são poucas. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Otto Alencar (PSD-BA), informou que o projeto será votado na próxima quarta-feira, seguindo no mesmo dia para o Plenário. (g1)
Pedro Doria: “É incrível, 10 de dezembro e o Brasil não para. Gilmar Mendes suspendeu parcialmente sua decisão de mudar a lei do impeachment para o Supremo. Hugo Motta arrancou com violência Glauber Braga, um deputado federal, do plenário da Câmara. E a Casa aprovou, mandando para o Senado, a Lei da Dosimetria. Se aprovar, se virar lei, diminui a pena de Bolsonaro e dos generais”. Leia a análise completa no Ponto de Partida. (Meio)

























