O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.

As notícias mais importantes do dia, de graça

Central Meio

A live diária do canal, com as notícias do dia analisadas pela equipe do Meio | De segunda a sexta, às 12h15

Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Após reunião de Lula com Alcolumbre, cresce expectativa por indicação de Messias no STF

Ontem à noite, o presidente Lula se reuniu com Davi Alcolumbre, mas ainda não fez a indicação para a vaga de Barroso no STF, que deve ser do advogado-geral da União, Jorge Messias. O candidato favorito de Alcolumbre segue sendo Rodrigo Pacheco. Enquanto isso, o Ibama autorizou a exploração de petróleo na foz do Amazonas, o que pode trazer questões políticas com os ambientalistas às vésperas da COP 30. Alcolumbre comemorou a decisão: “hoje é um dia sonhado pelos amapaenses e pelo Brasil há mais de uma década". Coincidência ou jogo político? Pedro Doria e Gabriel Azevedo comentam.

Trump ironiza protestos com vídeo em IA nas redes: “não sou rei”

No sábado, a Casa Branca publicou imagens de inteligência artificial de Donald Trump e JD Vance usando coroas. Depois, Trump publicou outro vídeo, também gerado por IA, em que ele mesmo pilota um jato, com uma coroa na cabeça, e despeja um líquido marrom sobre manifestantes. Os protestos do “No Kings” levaram, só em Nova York, 100 mil pessoas pra rua. A BBC fala de 7 milhões de manifestantes no país inteiro. No Central Meio, Pedro Doria recebe Christian Lynch e Yasmim Restum para falar também sobre outra coroa, não a que Trump está usando aqui na thumb, mas aquela da imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III, roubada com outras joias no Museu do Louvre em Paris.

Análise: Alcolumbre, Rubio, CPMI do INSS, crise nos Correios, indicado de Lula ao STF

O Central Meio é a live diária do canal Meio no YouTube que analisa, em tempo real, os principais fatos da política brasileira e internacional. No programa desta sexta-feira, 17 de outubro de 2025, a conversa entre os jornalistas Pedro Doria e Flávia Tavares e o cientista político Magno Karl passa pelo encontro nos EUA entre Mauro Vieira e Marco Rubio, as articulações de Davi Alcolumbre no Congresso, os desdobramentos da CPMI do INSS, a crise nos Correios e a expectativa em torno do indicado de Lula para a vaga de Barroso no STF, que deve ser anunciada ainda hoje. Quem traz os bastidores de Brasília é a repórter especial Giullia Chechia.

Donald Trump aperta o cerco contra o regime de Nicolás Maduro na Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está prestes a fazer uma intervenção militar na Venezuela para derrubar o regime de Nicolás Maduro, que controla o país há 26 anos. Para falar sobre as recentes ações da Casa Branca e também sobre a situação de cessar-fogo em Gaza, o Central Meio desta quinta-feira, 16 de outubro de 2025, recebe o cientista político Guilherme Casarões.

Pesquisa inédita revela quem são os eleitores de Lula hoje críticos ao governo

Uma pesquisa inédita do IDEIA sobre ex-eleitores de Lula que hoje são críticos ao governo mostra um grupo pequeno, mas sintomático. Esse grupo também representa um terreno fértil para nomes da centro-direita, como Tarcísio de Freitas. Uma ameaça para Lula em 2026. Quais os perigos que o atual governo corre? A gente vai falar sobre isso hoje com a ajuda do cientista político e professor da FGV Marco Teixeira. Inclusive, falando em Palácio do Planalto, quem também vai aparecer aqui hoje direto do Planalto Central é nossa repórter Giullia Chechia. E como o noticiário internacional não dá trégua, vamos falar sobre o encontro entre Trump e Milei na Casa Branca e sobre o Nobel da Paz de María Corina Machado. Pra isso, a gente recebe a historiadora e jornalista Sylvia Colombo.

Lula demite indicados do Centrão após derrota da MP do IOF

Lula começa a limpa no governo depois de derrota com MP do IOF, que aumentava impostos para proporcionar mais arrecadação. Quem votou contra o governo terá seus apadrinhados desligados. As demissões começaram nesta semana em cargos como o de uma vice-presidência da Caixa e uma vice-presidência do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura, ligado ao Ministério dos Transportes). Pedro Doria, Flávia Tavares e Gabriel Azevedo conversam sobre início do julgamento no STF do núcleo da desinformação da trama golpista. Essa decisão judicial pode determinar regras para o período eleitoral. Acompanhe os detalhes no Central Meio de 14 de outubro de 2025.

Trump, a política em Israel e as ideologias no Brasil

A costura de Donald Trump no acordo de paz que levou à liberação de reféns de Israel pelo Hamas é um movimento que muda o tabuleiro internacional. Enquanto isso, a pesquisa ‘Populismo e progressismo no Brasil polarizado’, produzida pela More in Common em parceria com a Quaest, traz a opinião pública sobre temas políticos e revela como o Brasil se divide entre tantas ideologias. Tudo de olho nas eleições do ano que vem.

O Nobel da Paz para María Corina Machado e a aposentadoria de Barroso do STF

Não foi dessa vez que Donald Trump foi laureado com o Nobel da Paz. O prêmio foi concedido a María Corina Machado, líder da oposição venezuelana. O Comitê fez uma crítica dura ao regime de Nicolas Maduro, dizendo que o país latino-americano passou de “uma nação próspera e relativamente democrática para um regime brutal e autoritário”. No Brasil, o ministro do STF Luís Roberto Barroso anunciou que vai se aposentar do Supremo Tribunal Federal, oito anos antes da compulsória, abrindo espaço para mais uma indicação do presidente Lula para a Corte. No Central Meio de hoje, Flávia Tavares e Luiza Silvestrini recebem os colunistas do Meio Magno Karl, Gabriel Azevedo e Guilherme Werneck.

Câmara derruba MP que aumentava arrecadação do Governo; Israel e Hamas aceitam plano para Gaza

No Central Meio de hoje, Pedro Doria, Luiza Silvestrini e Flávia Tavares recebem o colunista do Meio, analista político e sócio-fundador da Dharma, Creomar de Souza, que comenta a derrubada na Câmara da medida provisória que ampliava o IOF. Em seguida, o vice-presidente do Instituto Brasil-Israel, Eduardo Wurzmann, fala sobre o acordo entre Israel e Hamas para a libertação de reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos. E por fim, Leonardo Pimentel traz as estreias da semana no cinema e no streaming.

Anistia, blindagem e outros erros da direita freiam queda de popularidade de Lula | Central Meio

O Central Meio de hoje aborda a melhora da situação do Governo Lula e a relação com os erros dos adversários políticos. O mais grave deles parece ser a insistência na anistia. O levantamento de outubro da Genial/Quaest, divulgado hoje, mostra que 47% dos brasileiros são contra a anistia a Jair Bolsonaro e a seus aliados. Outro fator foi a PEC da Blindagem, já enterrada no Senado. 63% dos brasileiros foram contra a proposta. Nesse contexto, a aprovação do governo, que até o início do ano estava em queda livre, parou de cair. Lula tem 48% de aprovação e 49% de desaprovação — variação dentro da margem de erro em relação à rodada anterior. Pedro Doria e Luiza Silvestrini recebem o doutor em Sociologia e diretor da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da FGV, Marco Ruediger, e a economista e colunista do Meio, Deborah Bizarria.