Derrite altera relatório de PL Antifacção e volta atrás sobre atuação da PF

O relator do projeto de lei Antifacção na Câmara, deputado Guilherme Derrite (PP-SP), incluiu no texto uma proposta que pode restringir a atuação da Polícia Federal no enfrentamento ao crime organizado. Depois da repercussão negativa, o trecho foi suavizado em uma nova versão apresentada ontem. Mesmo assim, a PF ainda avalia que o projeto reduz sua autonomia. O Central Meio desta terça, 11 de novembro de 2025, recebe o cientista político Paulo Henrique Cassimiro, professor de Ciência Política IESP e UERJ.
Ainda em candidato definido para 2026, direita cresce com discurso pró-segurança

No Central Meio de hoje, Pedro Doria, Luiza Silvestrini e Flávia Tavares recebem o cientista político e colunista do Meio Christian Lynch para uma conversa sobre a acomodação na direita depois da operação policial que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro, analisando as posições de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, Ronaldo Caiado, de Goiás, e Ratinho Júnior, do Paraná, além de Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, que não é pré-candidato à presidência, mas pode ter pretensões fora do Palácio das Laranjeiras.
Câmara aprova projeto que dificulta aborto legal para crianças vítimas de estupro

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que suspende uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conama) sobre o direito de menores ao aborto legal. Foram 317 votos a favor, 111 votos contra e uma abstenção. 83 deputados estavam ausentes na sessão. Votaram integralmente a favor os deputados presentes do PL, PSD, Podemos, Novo, PRD e Cidadania. A proposta agora segue para o Senado. No Central Meio de hoje, Pedro Doria, Luiza Silvestrini e Flávia Tavares recebem a diretora-presidente do Instituto Liberta, Luciana Temer, e o colunista do Meio e cientista político do Livres, Magno Karl.
Avaliação médica pode determinar se Bolsonaro vai para Papuda; COP 30 começa em Belém

O governo do Distrito Federal pediu que Jair Bolsonaro, condenado por tentativa de golpe, passe por avaliação médica para saber se o ex-presidente tem condição de cumprir a pena no Complexo Penitenciário da Papuda. No Central Meio de hoje, Pedro Doria e Luiza Silvestrini conversam sobre o assunto com o colunista do Meio Creomar de Souza, cientista político e CEO da Dharma. Em seguida, o editor do Meio Yan Boechat, em Belém, fala da movimentação durante a abertura da COP 30 em Belém. E ainda: Leonardo Pimentel traz as estreias da semana no cinema e no streaming.
Lula fala em ‘matança’ no Rio; Mamdani é eleito prefeito de Nova York

Na primeira crítica direta à atuação policial na megaoperação que deixou 121 mortos no Rio, o presidente Lula defendeu uma investigação independente, com a participação de peritos da Polícia Federal. A oposição reagiu: o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, criticou o presidente por não citar os policiais mortos. Já o senador Ciro Nogueira retomou uma fala recente do petista — de que traficantes seriam “vítimas de usuários” — para atacar Lula nas redes. Hoje no Central Meio, Pedro Doria e Luiza Silvestrini conversam sobre o assunto com a jornalista Carol Pires. Em seguida recebem também o economista e fundador do Instituto Ideia, Maurício Moura, que comenta a eleição do socialista muçulmano Zohran Mamdani à Prefeitura de Nova York.
Senado instala CPI do Crime Organizado para investigar PCC e Comando Vermelho

No Central Meio de hoje, Flávia Tavares e Luiza Silvestrini recebem o cientista político Antônio Lavareda, que analisa a instalação de uma CPI para investigar facções como Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital, e o jurista Wálter Maierovitch, que opina sobre a tipificação desses grupos como narcoterroristas.
Maioria da população acredita que operação policial no Alemão foi um sucesso

Quase uma semana após a operação policial que deixou 121 mortos no Complexo do Alemão, 57% dos moradores do Rio de Janeiro concordam com a declaração do governador Cláudio Castro, segundo a qual a operação “foi um sucesso”, enquanto 39% discordam. Já uma pesquisa Genial/Quaest mostrou que 64% dos fluminenses aprovam a ação da polícia, enquanto 27% desaprovam. Segundo a mesma pesquisa, a aprovação de Cláudio Castro saltou de 43% em agosto para 53% em outubro. No Central Meio de hoje, Pedro Doria e Luiza Silvestrini recebem Ana Carolina Evangelista, cientista política e diretora do Iser, e Leandro Marinho, sociólogo, professor da UFRJ e coordenador do Observatório de Favelas.
Governadores de direita anunciam consório de segurança após operação no Rio de Janeiro

Após a operação policial mais letal da história do Brasil, o governador do Rio, Cláudio Castro, anunciou a criação de um “consórcio da paz” com governadores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A ideia é integrar ações no combate ao crime organizado. No Central Meio de 31 de outubro de 2025 a jornalista Flávia Tavares conversa com o cientista político e diretor executivo do Livres, Magno Karl, sobre a iniciativa.
Análise da repercussão política da operação de Claudio Castro contra o Comando Vermelho e eleições

O que está por trás das declarações orgulhosas do governador Cláudio Castro a respeito da operação mais letal da história? “De vítimas lá só tivemos quatro, os policiais”, disse Castro, num encontro por videoconferência com os governadores Tarcísio, Zema, Caiado, Jorginho Mello e Mauro Mendes. O que será que passa na cabeça dos políticos num momento tão complexo como o atual? O marqueteiro Alberto Lage, autor do livro “Cabeça de candidato” conversa com Flávia Tavares e Leonardo Pimentel no Central Meio de 30 de outubro de 2025.
Mortos passam de 100 em operação no RJ após moradores recuperarem mais de 50 corpos

Mais de 50 corpos foram levados para a Praça São Lucas, no Complexo da Penha, entre a noite de ontem e a manhã de hoje, um dia após a operação mais letal da história do Rio de Janeiro. Número de vítimas passa de 100. No Central Meio desta quarta-feira, 29 de outubro, Flávia Tavares recebe a professora de políticas públicas da FVG, Joana Monteiro, Carlos Melo, cientista político e professor da FGV, e Deborah Bizarria, colunista de economia do programa.