Rússia e EUA voltam a discutir Síria após novo bombardeio sobre Alepo

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

A partir desta edição, destacamos em cada nota quando os links levam a um site fechado parcial ou totalmente para assinantes.
 

PUBLICIDADE

13 de outubro de 2016

Rússia e EUA voltam a discutir Síria após novo bombardeio sobre Alepo

O número de mortos em Alepo, na Síria, pode ter chegado a 81, quarta-feira. No sábado, após uma interrupção nas conversas de nove dias, EUA e Rússia voltarão a negociar. Também estarão sentados à mesa Arábia Saudita, Turquia e Irã.
 
A cidade síria, que é habitada há pelo menos cinco mil anos, fica próxima da Turquia e era a capital financeira do país. A Batalha de Alepo dura desde maio de 2012. No princípio, lutavam contra o ditador Bashar al-Assad uma miríade de grupos de oposição, laicos e religiosos. Desde 2015, também o ISIS está na disputa. De 2013 para cá, a esperança de vida no país caiu de 70 para 56 anos. As Nações Unidas pararam de divulgar uma estimativa de mortos, mas é possível que o número de vítimas em toda a Síria passe do meio milhão. Nenhuma cidade está em pior estado do que Alepo.
 
A Rússia vem dando dois tipos de apoio ao governo Assad: armas e munição por um lado, apoio com bombardeios aéreos por outro. Oficialmente, está na batalha contra o ISIS. Mas tem outro objetivo: enfraquecer a oposição ao governo. É na Síria que ficam as bases russas no Oriente Médio. O país não deseja perder este apoio. Estes bombardeios, no entanto, são os maiores causadores de mortes.

Trump e as mulheres

O New York Times descobriu duas mulheres que dizem ter sido agredidas sexualmente pelo candidato republicano Donald Trump. Uma conta que o então empresário meteu as mãos em seus seios e dentro da saia, quando sentaram lado a lado num voo comercial. Outra o acusa de tê-la beijado na boca enquanto a encurralava dentro de um elevador. Uma repórter da revista People assinou artigo em primeira pessoa contando de tratamento similar enquanto ela o entrevistava. O pequeno Palm Beach Post, por sua vez, localizou outra moça que falou ter recebido um apertão por trás do milionário. No Buzzfeed, três candidatas a Miss Teen USA descrevem que se vestiam quando Trump entrou repentinamente em seu camarim. O ano 1997, e uma delas tinha 15 anos.

O banco central americano (FED) acenou com alta de juros brevemente. (Valor)

21 meninas sequestradas pelo grupo Boko Haram, na Nigéria, foram libertadas nesta quinta-feira, pela manhã.

Almoço entre amigos

O presidente Michel Temer aproveitou o feriado para almoçar com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ministro Gilmar Mendes, do STF. A pauta, de acordo com a Folha de S. Paulo, foi a situação econômica do país. Temer se preocupa, também, com a crise interna do PSDB. Acaso o senador Aécio Neves não abra espaço no comando do partido para o governador paulista Geraldo Alckmin, existe ameaça de os dois grupos entrarem em choque na disputa da presidência da Câmara, no ano que vem. Ambos os tucanos desejam a candidatura à presidência. Acaso fique séria, a briga pode prejudicar o apoio ao governo no Congresso.
 
A presença de Gilmar Mendes não foi explicada.

DataFolha

Belo Horizonte: João Leite (PSDB) tem 36% contra 29% de Alexandre Kalil (PHS).

Recife: Geraldo Julio (PSB) tem 47% contra 34% de João Paulo (PT). Brancos, nulos e indecisos somam 19%.

Curtas

José Paulo Kupfer se pergunta: em meio à discussão sobre a PEC-241, por que não se fala das renúncias tributárias? O orçamento de 2017 prevê que o governo abrirá mão de R$ 280 bilhões em impostos. É o dobro do déficit primário previsto para o mesmo ano. (Estadão)

Vinícius Torres Freire argumenta que, na prática, o teto imposto pela PEC 241 não chegará a vinte anos. Deve durar dez. (Folha)

Renata Lo Prete explica os recentes movimentos políticos do PRB, partido da Igreja Universal e do candidato à prefeitura carioca Marcelo Crivella, em seu avanço para o poder. (Globo)

O juiz Sergio Moro responde a artigo que o chama de justiceiro messiânico. (Folha)

Michel Temer teve, nos cinco primeiros meses de presidência, uma taxa de apoio de 83% dos deputados. O último a ter algo assim foi Lula, no período equivalente de seu primeiro mandato, em 2003. (Estadão)
 

Cotidiano Digital

Obama edita a Wired

A próxima edição da revista Wired foi editada pelo presidente americano Barack Obama. “Estamos no final da temporada eleitoral”, escreveu, “e tenho um emprego que me mantem ocupado. Mas, dada a oportunidade de mergulhar nas possibilidades de viagens interplanetárias ou encarar uma conversa profunda sobre inteligência artificial (AI), tive de dizer sim. Adoro esses assuntos.”
 
No destaque, uma longa conversa entre Obama e Joi Ito, diretor do Media Lab do MIT, a respeito de AI. Falam sobre que valores éticos devem ser programados nos computadores. E, daí, os efeitos causados pelo fato de boa parte dos engenheiros trabalhando nisso serem homens brancos. Obama diz que considera cedo para governos começarem a regulamentar. É preciso permitir que a tecnologia floresça.

Curtas

O Paris Saint-Germain, um dos principais clubes de futebol da França, tem agora uma equipe de jogadores de videogame.

Viver

Temos um problema

Nas contas da organização Save The Children, o Brasil é o pior país da América Latina para ser menina. Na 102ª colocação, fica abaixo de Índia e Paquistão. Para avaliar, são levados em consideração itens mensuráveis como escolaridade, gravidez na adolescência, casamento infantil, mortalidade materna e representação política de mulheres. (Estadão)

Bicampeão do surfe?

Com o encerramento da etapa francesa do Campeonato Mundial de Surfe, Gabriel Medina chegou mais próximo do primeiro colocado do ranking, o havaiano John John Florence. Faltam mais duas etapas e o brasileiro tem chance de se tornar bicampeão.

Com vitórias ontem, Botafogo e Corinthians se aproximaram da liderança do Brasileirão. O carioca chegou a 5º e, o paulistano, a 8º. Os líderes jogam hoje. O Palmeiras enfrenta o Cruzeiro às 19h30 e o Fla x Flu ocorre às 21h.
 

Cultura

Morreu Dario Fo, o dramaturgo italiano premiado com o Nobel de Literatura em 1997. (Folha)

Ingressos para shows internacionais aumentam em 40%, no Brasil. (Globo)

A presença do quadrinista Frank Miller está confirmada para a Comic Con Experience, que ocorrerá no início de dezembro, em São Paulo. (Globo)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.