Reunião de poucos resultados nos Brics

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

17 de outubro de 2016

PUBLICIDADE

Reunião de poucos resultados nos Brics

Não foi fácil, para o presidente Michel Temer e sua comitiva, a reunião dos Brics ocorrida durante o fim de semana, na Índia. O país anfitrião, Rússia e China estão vivendo uma crise diplomática a três, o que monopolizou as atenções.
 
Em setembro, pela primeira vez, soldados russos participaram de exercícios militares no Paquistão. Nos dias anteriores, um grupo guerrilheiro paquistanês havia atacado base militar na província indiana da Caxemira. A relação entre Índia e Paquistão é tensa e a aproximação russa é vista com muita apreensão. A China, por sua vez, é uma tradicional aliada do Paquistão, com o qual tem fronteiras. E a Índia, que mantem uma intensa relação comercial com a Rússia desde os tempos da União Soviética, vem se aproximando dos EUA. O premiê Narendra Mori, que está no governo indiano faz apenas dois anos, já visitou Washington duas vezes. Isto num cenário em que a Rússia está cada vez mais isolada politicamente.
 
Há uma relação por discutir, e as agendas de Brasil e África do Sul, que completam a lista dos cinco Brics, ficaram em segundo plano. De qualquer forma, segundo o Estadão, o governo fechou um acordo de colaboração com a Índia que poderá reduzir o preço de medicamentos e fortalecer a indústria farmacêutica nacional. E o documento final, segue o Valor, cobra a reforma do Conselho de Segurança da ONU para incluir Brasil, Índia e África do Sul. E o New Development Bank, que os cinco formaram para fazer frente ao Banco Mundial, deverá ser reforçado.
 

Gays, católicos e demônios em livro de candidato à prefeitura do Rio

O jornalista Fernando Molica, em reportagem para O Globo, revela o conteúdo do livro Evangelizando a África, escrito pelo senador Marcelo Crivella (PRB) e publicado em 2002. Esgotado há anos, o texto mostra um político com opiniões bem distintas de sua atual versão light. A Igreja Católica, “prega doutrinas demoníacas”. Sobre gays, afirma que “milhões são vítimas desse terrível mal, vivendo sem paz e numa condição lamentável para o ser humano”. Crivella, candidato favorito à prefeitura do Rio, através de nota ao jornal, tratou suas referências como “equivocadas e extremistas feitas por um jovem missionário, cujo zelo imaturo da fé, levou a cometer esse lamentável erro”. Na época da publicação, ele tinha 42 anos.
 
Enquanto isso, na manhã de domingo, o prefeito carioca Eduardo Paes permitu-se fotografar com eleitores do candidato Marcelo Freixo, do PSOL, no que pareceu um discreto gesto de apoio. As imagens rapidamente se espalharam pelas redes sociais.

Curtas

Já são mais de 300 as escolas estaduais no Paraná ocupadas por estudantes que protestam contra a reforma do ensino médio instituída por medida provisória. Uma nova onda de ocupações pode acontecer esta semana em São Paulo. O objetivo é pressionar o Congresso para que derrube a MP.

Rebelião em presídio de Roraima tem pelo menos 25 mortos.

Delator diz que pagou propinas dentro do prédio da Assembleia Legislativa de São Paulo no escândalo de desvio de verba das merendas, no governo Alckmin. (Folha)

Um grupo interno da esquerda petista está se organizando para o embate contra a corrente majoritária do partido. O PT pode rachar. (Estadão)

Sai hoje o quinto lote do Imposto de Renda. Confira.

O poder de compra dos brasileiros caiu 9% de 2014 para cá e voltou ao nível de 2011. (Estadão)

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, acredita em redução de juros nos próximos meses.

Nova pesquisa indica que vitória de Hillary Clinton, nos EUA, está cada vez mais garantida. (Estadão)

Compreenda o conflito no Iêmen, em especial do G1. Nesta, que é a terceira frente de guerra no Oriente Médio, a situação está piorando.

Viver

A morte de uma árvore é notícia?

Um carvalho de 600 anos morreu em Nova Jersey, nos EUA. A árvore, mais larga do que alta, começou a apresentar folhas marrons em agosto, quando o arborista Rob Gillies foi convocado. Ele tentou fazer uma poda selecionada para dar força à planta, mas ela não resistiu. O verão foi particularmente quente, o que a obrigou a fechar os poros da camada mais exterior para evitar a perda de líquidos. Pega de surpresa por uma chuva intensa depois, a árvore se inundou sem poder expelir a água. O carvalho, que foi um dos seres vivos mais velhos das Américas, será cortado no início de 2017. A pequena cidade de Basking Ridge planeja para novembro uma festa para celebrar sua longa vida.

Curtas

Um apagão de 13 minutos atingiu cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste no domingo à noite. Houve falha em Itaipu. (Globo)

Um homem tetraplégico de 27 anos conseguiu controlar com o cérebro um braço robótico e até sentir o toque, com o auxílio de quatro chips implantados no cérebro.

Apenas dez multinacionais controlam todas as grandes marcas de produtos alimentícios do mundo. A ong Oxfam as identificou e pôs no ar uma campanha para identificá-las e exigir que se empenhem no combate à fome.

Livro conta a história do biquíni. (Folha)

Na rodada do fim de semana, o Flamengo perdeu do Internacional por 2 a 1 (vídeo) e o Palmeiras venceu o Figueirense (vídeo) pelo mesmo placar. O time paulista abre assim uma vantagem de 4 pontos sobre o carioca na liderança do campeonato. Em terceiro está o Atlético Mineiro, também a quatro pontos do Flamengo.

O Esporte Espetacular de domingo convocou um especialista em leitura labial para interpretar sobre o que conversaram árbitro, auxiliares e jogadores no confuso Fla Flu da última quinta-feira. O juiz Sandro Meira Ricci anulou, validou e novamente anulou o gol que daria empate ao Fluminense. Segundo a reportagem, fica claro que ele foi informado de que a TV mostrava impedimento, confirmando a interpretação do bandeirinha. A Fifa não permite que árbitros usem replays em suas decisões.

Cultura

Luiz Schwarcz, editor da Companhia das Letras, está pessimista. Enxerga novos governantes que não investem “no humanismo”, como fizeram Fernando Henrique e Lula. Em termos práticos, o governo comprará menos de editoras. O resultado, somado à crise econômica, afetará o negócio dos livros. A empresa faz 30 anos em novembro. (Folha)

O Casseta & Planeta volta ao ar, hoje, às 23h15, no canal Multishow, com streaming para assinantes do Globo Sat Play. É o primeiro de 20 episódios da primeira temporada, que passará de segunda a sexta-feira pelas próximas quatro semanas. A série é um documentário falso sobre o destino dos humoristas após deixarem a TV. Já está circulando o clipe promocional.

Seis pessoas mortas voltam repentinamente à vida, jovens e em perfeita saúde, no cemitério da pequena cidade australiana de Yoorana. Esta é a pegada de Glitch, nova série da Netflix, que estreou domingo.

O novo curta de animação da Pixar, Borrowed Time, é um filmete adulto com pouco mais de seis minutos. Está no YouTube.

Saiu a lista dos vencedores do Festival do Rio de cinema.

Cotidiano Digital

A Amazon está testando entregas com drones, na Inglaterra. (Estadão)

… Enquanto o Uber usa drones para promoção, no México.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.