Ainda não é assinante? Assine. Não custa nada.





Share Tweet
19 de outubro de 2016
Consultar edições passadas

19 de outubro de 2016

Aos 45 do segundo, sai o dinheiro de Enem e Fies

Se tudo der certo, o MEC já abrirá nesta quarta-feira o sistema para que alunos beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) possam renovar suas matrículas para o semestre. Depende apenas da sanção presidencial, que deve ocorrer nesta quarta-feira pela manhã. O Fies garante a mensalidade de faculdades particulares para 1.8 milhão de estudantes. O projeto que libera recursos para o fundo e para a realização do Enem vinha sendo bloqueado por PT, PCdoB e PSOL, no Congresso. Ontem, foi aprovado.
 
O argumento para impedir a liberação dos R$ 1,1 bilhão é que parte dos recursos deveria ser destinado às instituições públicas de ensino e não apenas às privadas. O Fies foi criado durante o governo FHC mas ganhou o atual tamanho com Lula. Em 2014, 16% dos estudantes em instituições particulares pagavam as contas através dele.

A palavra no debate carioca: ‘ódio’

Os Marcelos Crivella (PRB) e Freixo (PSOL) fizeram um debate agressivo, ontem à noite, organizado por RedeTV!, Veja, UOL e Facebook. “O que você escreve não é o que você fala, e o que você fala não é o que você pensa”, acusou Freixo, apontando a inconsistência de Crivella ter escondido seu livro sobre a África, que hoje renega. Crivella, por sua vez, acusou Freixo de ‘liderar’ os black blocs. O candidato evangélico ouviu que as milícias o apoiam e, seu adversário, que tem sangue dos conflitos em passeatas nas mãos. Ambos marcaram que o outro representa ódio político. Este foi o tom num debate com pouca avaliação de propostas. No site da Vejatrechos em vídeo.

Curtas

Em outro livro assinado por Crivella e descoberto por Fernando Molica, no Globo: “Não basta que (a mulher) seja de Deus e batizada com o Espírito Santo; é preciso que seja compatível com o marido, com o mesmo objetivo, sendo submissa, cumpridora de deveres como mulher, mãe e dona de casa.” Na Folha, Italo Nogueira descobriu uma música do candidato defendendo o chute em imagens católicas.

Ibope: no Recife, Geraldo Julio (PSB) tem 54% das intenções de voto contra 33% de João Paulo (PT). Os eleitores que planejam votar branco ou nulo são 11% e 2% não souberam responder.

Proposta de delação premiada de Fernando Cavendish, da Delta Engenharia, atinge o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) e o ex-governador Sérgio Cabral Filho (PMDB). (Estadão)

O Exército confirmou ajuda para a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, em 4 de setembro. Naquele dia, 21 manifestantes foram detidos antes de protesto pelo ‘Fora Temer’. Um dos integrantes do grupo foi identificado como oficial infiltrado das Forças Armadas. O governo do Estado nega operação conjunta.

Para ler com calma: no El País, a explicação de como uma ruptura no pacto de duas décadas entre o PCC paulista e o Comando Vermelho carioca provocou rebeliões em presídios e pode redefinir o tráfico de drogas no país.

Uma investigação de dois anos desaguou, ontem, numa operação envolvendo 265 policiais federais e 35 auditores da Receita contra a banda cearense Aviões do Forró e seus vocalistas, Solange Almeida e Xand. Popularíssimos no Nordeste, são acusados de sonegar até R$ 500 milhões. (Globo)

Em tempos de polarização, esta cena do Zorra do último fim de semana, e que estourou no Facebook, merece o link.

O último debate entre Donald Trump e Hillary Clinton acontecerá hoje, às 23h (Brasília). Será transmitido ao vivo pelo Twitter e YouTube.

Saiu o calendário oficial Vladimir Putin para o ano que vem. Rússia, pois é.

Viver

No Planeta Vermelho

Duas naves chegam a Marte hoje, no início da tarde. As duas, parte da missão ExoMars realizada em conjunto pelas agências espaciais Europeia e Russa, se dividiram no domingo. A TGO vai entrar em órbita enquanto Schiaparelli pousará no planeta.
 
Em órbita, TGO tentará localizar componentes como metano, produzidos pela vida como a conhecemos na Terra. Está em busca, afinal, de indícios sobre vida por lá. Para Schiaparelli, o trabalho é mais simples. Basta que chegue intacta ao solo. As agências querem ter certeza de que já dominam a tecnologia necessária para pousar no planeta. A descida começa pontualmente às 12h47 (Brasília) e será transmitida ao vivo por LiveStreamFacebook.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva mandou a CBF suspender provisoriamente os pontos ganhos pelo Flamengo no Fla-Flu da semana passada. O tricolor carioca quer anular a partida. Agora, o Figueirense também vai ao tapetão e deseja anular seu jogo contra o Palmeiras. E o Brasileirão pode terminar sem campeão claro.

Cotidiano Digital

Nada está claro, mas Elon Musk, CEO de Tesla e SpaceX, promete o anúncio de um produto novo e misterioso, hoje. Era segunda-feira, mas adiou em cima da hora. Musk é do tipo que costuma surpreender. O jeito é acompanhar.

Gilberto Kassab acena com mudanças no Marco Civil da Internet. O ministro da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações fala vagamente sobre demandas das empresas de telecomunicações. Kassab não detalhou, mas a demanda costuma ser a quebra da neutralidade da rede, o que aumenta o custo para o consumidor.

As pulseiras que medem frequência cardíaca, como FitBit e Apple Watch, erram feio. A avaliação é de um estudo publicado no respeitado Journal of the American Medical Association (JAMA).

Cultura

Chuck Berry lançará disco novo, segundo O Globo, em 2017. Seu último álbum saiu em 1979. E Chuck não é qualquer um. É em Maybellene, sua música de 1955, que se ouviu pela primeira vez uma guitarra com pegada de rock. Veja no YouTube uma de suas primeiras interpretações.

Assine o Meio: notícia confiável para quem não tem tempo de ler jornal.





Share Tweet



Consultar edições passadas