Aos 45 do segundo, sai o dinheiro de Enem e Fies

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

19 de outubro de 2016

PUBLICIDADE

Aos 45 do segundo, sai o dinheiro de Enem e Fies

Se tudo der certo, o MEC já abrirá nesta quarta-feira o sistema para que alunos beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) possam renovar suas matrículas para o semestre. Depende apenas da sanção presidencial, que deve ocorrer nesta quarta-feira pela manhã. O Fies garante a mensalidade de faculdades particulares para 1.8 milhão de estudantes. O projeto que libera recursos para o fundo e para a realização do Enem vinha sendo bloqueado por PT, PCdoB e PSOL, no Congresso. Ontem, foi aprovado.
 
O argumento para impedir a liberação dos R$ 1,1 bilhão é que parte dos recursos deveria ser destinado às instituições públicas de ensino e não apenas às privadas. O Fies foi criado durante o governo FHC mas ganhou o atual tamanho com Lula. Em 2014, 16% dos estudantes em instituições particulares pagavam as contas através dele.

A palavra no debate carioca: ‘ódio’

Os Marcelos Crivella (PRB) e Freixo (PSOL) fizeram um debate agressivo, ontem à noite, organizado por RedeTV!, Veja, UOL e Facebook. “O que você escreve não é o que você fala, e o que você fala não é o que você pensa”, acusou Freixo, apontando a inconsistência de Crivella ter escondido seu livro sobre a África, que hoje renega. Crivella, por sua vez, acusou Freixo de ‘liderar’ os black blocs. O candidato evangélico ouviu que as milícias o apoiam e, seu adversário, que tem sangue dos conflitos em passeatas nas mãos. Ambos marcaram que o outro representa ódio político. Este foi o tom num debate com pouca avaliação de propostas. No site da Vejatrechos em vídeo.

Curtas

Em outro livro assinado por Crivella e descoberto por Fernando Molica, no Globo: “Não basta que (a mulher) seja de Deus e batizada com o Espírito Santo; é preciso que seja compatível com o marido, com o mesmo objetivo, sendo submissa, cumpridora de deveres como mulher, mãe e dona de casa.” Na Folha, Italo Nogueira descobriu uma música do candidato defendendo o chute em imagens católicas.

Ibope: no Recife, Geraldo Julio (PSB) tem 54% das intenções de voto contra 33% de João Paulo (PT). Os eleitores que planejam votar branco ou nulo são 11% e 2% não souberam responder.

Proposta de delação premiada de Fernando Cavendish, da Delta Engenharia, atinge o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) e o ex-governador Sérgio Cabral Filho (PMDB). (Estadão)

O Exército confirmou ajuda para a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, em 4 de setembro. Naquele dia, 21 manifestantes foram detidos antes de protesto pelo ‘Fora Temer’. Um dos integrantes do grupo foi identificado como oficial infiltrado das Forças Armadas. O governo do Estado nega operação conjunta.

Para ler com calma: no El País, a explicação de como uma ruptura no pacto de duas décadas entre o PCC paulista e o Comando Vermelho carioca provocou rebeliões em presídios e pode redefinir o tráfico de drogas no país.

Uma investigação de dois anos desaguou, ontem, numa operação envolvendo 265 policiais federais e 35 auditores da Receita contra a banda cearense Aviões do Forró e seus vocalistas, Solange Almeida e Xand. Popularíssimos no Nordeste, são acusados de sonegar até R$ 500 milhões. (Globo)

Em tempos de polarização, esta cena do Zorra do último fim de semana, e que estourou no Facebook, merece o link.

O último debate entre Donald Trump e Hillary Clinton acontecerá hoje, às 23h (Brasília). Será transmitido ao vivo pelo Twitter e YouTube.

Saiu o calendário oficial Vladimir Putin para o ano que vem. Rússia, pois é.

Viver

No Planeta Vermelho

Duas naves chegam a Marte hoje, no início da tarde. As duas, parte da missão ExoMars realizada em conjunto pelas agências espaciais Europeia e Russa, se dividiram no domingo. A TGO vai entrar em órbita enquanto Schiaparelli pousará no planeta.
 
Em órbita, TGO tentará localizar componentes como metano, produzidos pela vida como a conhecemos na Terra. Está em busca, afinal, de indícios sobre vida por lá. Para Schiaparelli, o trabalho é mais simples. Basta que chegue intacta ao solo. As agências querem ter certeza de que já dominam a tecnologia necessária para pousar no planeta. A descida começa pontualmente às 12h47 (Brasília) e será transmitida ao vivo por LiveStreamFacebook.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva mandou a CBF suspender provisoriamente os pontos ganhos pelo Flamengo no Fla-Flu da semana passada. O tricolor carioca quer anular a partida. Agora, o Figueirense também vai ao tapetão e deseja anular seu jogo contra o Palmeiras. E o Brasileirão pode terminar sem campeão claro.

Cotidiano Digital

Nada está claro, mas Elon Musk, CEO de Tesla e SpaceX, promete o anúncio de um produto novo e misterioso, hoje. Era segunda-feira, mas adiou em cima da hora. Musk é do tipo que costuma surpreender. O jeito é acompanhar.

Gilberto Kassab acena com mudanças no Marco Civil da Internet. O ministro da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações fala vagamente sobre demandas das empresas de telecomunicações. Kassab não detalhou, mas a demanda costuma ser a quebra da neutralidade da rede, o que aumenta o custo para o consumidor.

As pulseiras que medem frequência cardíaca, como FitBit e Apple Watch, erram feio. A avaliação é de um estudo publicado no respeitado Journal of the American Medical Association (JAMA).

Cultura

Chuck Berry lançará disco novo, segundo O Globo, em 2017. Seu último álbum saiu em 1979. E Chuck não é qualquer um. É em Maybellene, sua música de 1955, que se ouviu pela primeira vez uma guitarra com pegada de rock. Veja no YouTube uma de suas primeiras interpretações.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.