Assine o Meio: notícia confiável para quem não tem tempo de ler jornal.





Share Tweet
24 de outubro de 2016
Consultar edições passadas

24 de outubro de 2016

Congresso acusa Maduro de Golpe, na Venezuela

A Venezuela entrou em profunda crise institucional durante o fim de semana. O Congresso acusa o presidente Nicolás Maduro de ter dado um Golpe de Estado, na quinta-feira. Ameaça abrir um processo de impeachment. No domingo, enquanto os parlamentares estavam em sessão especial, o prédio da Assembleia Nacional foi invadido por militantes governistas e houve violência.
 
Na quinta, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) mandou suspender a coleta de assinaturas para autorizar referendo constitucional que pode encerrar antecipadamente o mandato do presidente. A expectativa era de que a oposição conseguiria as 4 milhões de assinaturas legalmente necessárias para disparar a consulta popular. Mas o governo tem controle do CNE e abortou o processo.
 
A sessão da Assembleia não tem poder legal e um impeachment dificilmente seguirá seu curso. A Suprema Corte, composta por ministros chavistas, determinou que o Legislativo nacional está em desacato enquanto não destituir três deputados acusados de comprar votos. Suas decisões não têm valor legal. Mas a crise econômica, no país, que gera desemprego e escassez de produtos, faz do governo do PSUV cada vez mais impopular. O partido fundado por Chávez está há 17 anos no poder.

A polícia de Renan

Três dos quatro policiais legislativos presos pela Polícia Federal, na sexta-feira, foram liberados domingo. Quem permanece detido é Pedro Araújo Carvalho, o diretor da corporação. Ele é acusado de ter montado uma operação ilegal de contraespionagem para retirar escutas autorizadas judicialmente nas residências dos senadores Fernando Collor (PTC), Gleisi Hoffmann (PT) e Edson Lobão Filho (PMDB), além do ex-senador José Sarney.
 
Em entrevista ao Fantástico, o policial legislativo que delatou a operação diz ter medo das consequências. (Com vídeo)

A uma semana da eleição

A capa da revista Veja que circula no Rio de Janeiro apresenta as fotografias de um jovem Marcelo Crivella preso, em 1990. Na época pastor, segundo a revista, o hoje candidato se revoltou contra um rapaz que reivindicava posse de um terreno onde seria erguida uma Igreja Universal. Crivella respondeu em vídeo, pelo Facebook. No Globo, o colunista Lauro Jardim revela que delação do ex-diretor da Petrobras, Renato Duque, envolve Crivella na Lava Jato. Ele teria pedido auxílio para a campanha ao Senado, em 2010. O candidato também nega.

Enquanto isso, seu concorrente, Marcelo Freixo, pode anunciar esta semana uma Carta aos Cariocas, afastando-se das alas mais radicais do PSOL. Segundo o Estadão, a ex-secretária da Fazenda de Eduardo Paes, a economista liberal Eduarda La Rocque, se juntou à equipe do candidato para adaptar seu programa de governo.

Vem de Belo Horizonte a mais incrível declaração de um candidato no segundo turno. Alexandre Kalil (PHS): “Eu roubo, mas não peço propina.” Foi no debate de sexta-feira, devidamente registrada em vídeo. O ex-presidente do Atlético Mineiro pediu desculpas pelo YouTube.
 

Curtas

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), quer agilizar trâmite de projeto de lei de sua autoria para coibir abuso de responsabilidade, especialmente por policiais ou Ministério Público. Há resistência no Senado. O projeto é visto como retaliação à Lava Jato. (Globo)

Petrobras começa sua lenta recuperação após rombo provocado pela Lava Jato. (Estadão)

Arena Corinthians foi presente para Lula, afirma Emílio Odebrecht. (Folha)

Três de cada quatro juízes brasileiros recebem remunerações acima do teto constitucional de R$ 33.763 mensais. (Globo)

Cotidiano Digital

O negócio do ano

O maior negócio do ano vem sendo combinado faz apenas dois meses. No sábado, a AT&T anunciou que comprará o grupo Time Warner, pagando 36% acima do valor de cada ação. A empresa de telecomunicações gastará US$ 85,4 bilhões em dinheiro e ações, resultando numa fusão.
 
É o movimento mais impressionante de um jogo que vem se desenhando no mercado americano. Com o avanço do digital em nossas vidas, as empresas de infraestrutura de telecomunicações temem perder importância, meras fornecedoras de um serviço de necessidade pública, mas incapazes de se distinguir umas das outras. Por isso, vêm buscando assumir ao menos em parte o conteúdo que circula por seus cabos e antenas.
 
Acaso os reguladores autorizem a fusão, a AT&T leva para casa marcas como HBO, CNN e Warner Bros.

Curtas

O grupo hacker Anonymous declarou via Twitter que prepara um ataque DDoS. Neste tipo de ofensiva, milhões de conexões simultâneas sobrecarregam servidores. Na sexta, três ondas seguidas de ataques DDoS derrubaram metade da internet americana.

O aplicativo Telecine Play poderá ser assinado sem pacote de TV a cabo. É a partir do ano que vem, o objetivo é servir de concorrente nacional do Netflix. (O que, aliás, pode forçar o app americano a melhorar a seleção de filmes.)

Depois do Uber, Airbnb. O governador de Nova York baixou decreto proibindo aluguel de apartamentos por menos de um mês. Muitos moradores se incomodam com o fluxo alto de estranhos num prédio quando há Airbnb. E apartamentos tirados do mercado de aluguel aumentam o preço de moradia numa região. Uma análise, em inglês.

Viver

Os alemães querem proibir o motor a combustão de gasolina ou diesel a partir de 2030. A decisão da Câmara Alta do parlamento não é definitiva. Além disso, Índia, Holanda e a Noruega já tomam caminhos parecidos. Mas o aceno é simbólico pois este mesmo motor foi inventado há 130 anos pelo alemão Karl Benz. E várias das mais importantes marcas de automóveis são alemãs, incluindo-se na lista Volkswagen, Mercedes e BMW. O futuro próximo é elétrico. (Da Wired, em inglês)

Sebastião Salgado relembra, em entrevista ao Estadão, as fotografias que tirou nos poços de petróleo em chamas do Kuwait, em 1991. A editora Taschen já colocou em pré-venda o livro que documenta o trabalho.

Em 23 de outubro de 1956, se iniciou em Budapeste a Revolução Húngara contra a dominação soviética. Foi arrasada. Na celebração dos 60 anos, a Radio Free Europe mostra fotografias da época comparadas com os locais, hoje.

O Palmeiras venceu o Sport por 2 a 1 enquanto o Flamengo terminou em empate contra o Corinthians, de 2 a 2. O resultado permitiu ao clube paulista abrir vantagem de seis pontos no Brasileirão. Tem, agora, 90% de sagrar-se campeão, nas contas do matemático Tristão Garcia. O Flamengo tem 5% de chances, Atlético Mineiro, 3% e, o Santos, 2%.

Cultura

Nova heroína da Marvel é uma mãe síria. Dá para ler a primeira história online, na versão americana.

Veterano da Marvel e DC tenta emplacar um grupo de super-heróis brasileiros. (Globo)

Ainda não é assinante? Assine. Não custa nada.





Share Tweet



Consultar edições passadas