Houve um dia, isto foi em 1965, que um poeta canadense desconhecido cantou pelo telefone, sua voz grave, a música Suzanne para Judy Collins. A cantora, de imenso sucesso na época, se comoveu. A primeira gravação ocorreu no ano seguinte (Spotify ou YouTube). E o mundo conheceu Leonard Cohen. Que morreu, ontem, aos 82 anos. O Spotify preparou uma playlist para celebrá-lo. Há vídeos: Hallelujah, Everybody Knows, So Long, Marianne. Seu canal oficial no YouTube. E um site brasileiro dedicado a traduzir suas letras.
Dentre as estreias da semana no cinema está Pequeno Segredo (trailer), o candidato brasileiro ao Oscar, com Júlia Lemmertz, Marcello Anthony e Maria Flor. Houve quem sugerisse ter sido favorecido nesta candidatura pela antipatia do governo com a equipe de Aquarius (trailer), que em Cannes fez um protesto acusando golpe no Brasil. Agora é a oportunidade de avaliar o filme pelo que ele de fato é. Também chega às salas Snowden (trailer), de Oliver Stone. Veja os outros filmes.
A estreia mais importante, porém, é O Nascimento de uma Nação (trailer). Quando lançado, nos EUA, foi imediatamente elevado a forte candidato ao Oscar. Conta a história de uma revolta de escravos na Virgínia, trinta anos antes da Guerra Civil. Aí ressurgiu a história de que o diretor Nate Parker e seu co-roteirista, Jean Celestin, foram acusados de estupro há 17 anos. A Justiça os inocentou, mas houve choque entre o movimento negro e o feminista na defesa e crítica do filme. O Nascimento de uma Nação é também título de outro filme, um dos primeiros grandes sucessos do cinema americano, dirigido por D. W. Griffith. Naquele, de 1915, a cavalaria que salva a mocinha é a Ku Klux Klan. Considerado o inventor da estrutura narrativa do cinema moderno, pode ser assistido online.
La Fura Dels Baus, o importante grupo de teatro catalão, está no Brasil para uma temporada de ingressos gratuitos. É bom reservar. Começa hoje, em São Paulo, e há cinco apresentações até o dia 14. Chega sábado, dia 19, ao Rio. Vai até 22.
No Netflix, hoje, Roma, série original que narra a história do imperador Cômodo, responsável pelo início do fim do Império.
|