Brasília e Curitiba jogam xadrez

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Hoje o Dia da Proclamação da República, feriado nacional. Por conta, a edição do Meio é ligeiramente menor.
 

PUBLICIDADE

15 de novembro de 2016

Brasília e Curitiba jogam xadrez

Um grupo de procuradores da República, tanto de Brasília quanto de Curitiba, convenceu o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) a retirar a proposta de crime de responsabilidade de juízes e procuradores. Ele é o relator do projeto inspirado pelas 10 Medidas de Combate à Corrupção do MP. A turma do Ministério Público acredita que se tratava de uma ameaça para impedi-los de trabalhar. (Estadão)

Porém… Se reuniram no sábado os presidentes da República, do Senado, da Câmara e do TCU. Acompanharam-nos José Sarney e Moreira Franco. Planejam uma contraofensiva à delação da Odebrecht. Pretendem fazer com que empresas possam negociar diretamente com o governo acordos de leniência que revogam quaisquer penas aos executivos. Depois, negociar com a turma de Curitiba para quê?

O juiz Sergio Moro deu ordens para que a Polícia Federal refaça um relatório no qual afirma que o pecuarista José Carlos Bumlai, condenado pela Lava Jato, tinha influência sobre o ministro Dias Toffoli, do Supremo. Seu telefone estava na agenda de Bumlai. Concluir que haveria influência por conta disso, para o juiz, é leviano. (Globo)
 
Ibope: 72% dos brasileiros aprovam a reforma do Ensino Médio. E 59% são favoráveis à PEC do Teto.

Efeito Trump: o dólar subiu a R$ 3,44, o maior patamar desde junho. E o mercado aposta que a Selic vai cair mais devagar. (Estadão)

Cotidiano Digital

O Facebook é o maior distribuidor de notícias de vários países, incluindo EUA e Brasil. No início do ano, a empresa planejava um upgrade de seu sistema que iria identificar e excluir notícias falsas. Suspenderam a iniciativa quando perceberam que a maioria dos sites atingidos, nos EUA, eram de direita. Temiam ser acusados de manipular a eleição contra os Republicanos. O problema não é só da rede social. Durante algumas horas, a notícia no topo do GoogleNews indicava que Donald Trump ganhara no voto popular. O que não é verdade. Sua vitória se deu apenas no Colégio Eleitoral.

Chamadas de vídeo chegaram ao WhatsApp, ontem. Estarão disponíveis no app para iPhone, Android e Windows Phone. Vai demorar uns dias para que a funcionalidade apareça para todos.

Snapchat e Globo negociam transmissão do futebol pelo app.

Viver

Chance de aluno pobre chegar à universidade pública é de apenas 2%, informa Antônio Gois, no Globo. A nota média dos alunos no Enem aumenta conforme o nível de ensino de seus pais. Os dados vêm do livro Educação Média Profissional no Brasil, do sociólogo Simon Schwartzman, disponível gratuitamente na internet.

2016 foi o ano mais quente da história.

O maior avião do mundo pousou em Guarulhos após escala em Campinas. (Folha)

Galeria: visões da superlua.

Cultura

Dois trailers novos. O primeiro segue a toada Disney de fazer de suas animações, filmes. Neste A Bela e a Fera, Emma Watson é a princesa. E Luc Bresson retorna à ficção-científica com uma viagem no tempo baseada em Valerian, quadrinhos franceses da década de 1960. Ao som de Beatles.

Aliás… aposentado, o animador cult japonês Hayao Miyazaki deve retornar à ativa com novo longa.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.