Panela de pressão palaciana

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

22 de novembro de 2016

PUBLICIDADE

Panela de pressão palaciana

Foi um dia tenso no Planalto: basta ver no rosto dos presentes ao encontro do Conselhão, que ocorreu pela manhã. O Estadão pôs uma galeria no ar. Não havia outro assunto na mente de todos: as acusações de que o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, tinha tentado forçar a reversão de um laudo do Iphan proibindo a construção de um prédio em área histórica de Salvador. Obra em que comprou apartamento. O Conselho de Ética já tinha votos o suficiente para ordenar investigação do caso quando José Saraiva, indicado pelo próprio Geddel, pediu vistas e interrompeu o processo. Sequer disfarçou a manobra. E o ministro terminou obrigado a autorizar seu homem a voltar atrás. A investigação tem prazo de dez dias. De acordo com o Painel da Folha, alguma punição é certa.
 
Michel Temer tem três homens de confiança no palácio. Além de Geddel, o ministro da Casa Civil Eliseu Padilha e o secretário-executivo de Parcerias e Investimentos, Moreira Franco. Segundo a experiente repórter Vera Rosa, o conjunto tem apelido. Serpentário. Disputam espaço, os três. E, até o estouro desse escândalo, era Moreira quem estava nos holofotes por conta da ofensiva da Polícia Federal contra o PMDB fluminense. À segunda Geddel sobreviveu, mas a pressão aumentou. Faltam mais quatro dias até o fim da semana. (Estadão)
 
Se Temer não está convencido a se livrar do problema, a cúpula do Partido da República agiu. Mas noutro caso. Expulsou a deputada federal Clarissa Garotinho de seus quadros. Ela é acusada de violar a orientação do partido e votar contra a PEC do Teto. Outros dois deputados fizeram o mesmo, foram apenas suspensos. O problema é o pai de Clarissa. O ex-governador, aliás, operado para colocar um stent na coronária, se recusou a ser examinado por médicos indicados pelo MP. Mas, dizem os peritos, a documentação parece comprovar que a cirurgia de fato ocorreu. (Globo)

A Comissão da Câmara vota hoje o relatório das Dez Medidas Contra a Corrupção. No texto do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), o Caixa Dois é expressamente criminalizado sem prever anistia e não há menção de punir juízes ou procuradores que investiguem gente com poder. Os parlamentares não gostam. O Movimento Vem Pra Rua pôs online a intenção de voto declarada de cada um dos deputados.

Do cineasta José Padilha, entrevistado pela Folha: “A Lava Jato é o único caminho, e é uma pena que a esquerda não admita os crimes do PT e passe a apoiar as investigações. Ser contra a Lava Jato agora é ajudar ao PMDB e ao PSDB, é fazer o jogo da direita.” Ele trabalha em uma série sobre a operação para o Netflix. Terá concorrência. O Globo acompanhou os primeiros dias de filmagem, em Curitiba, de um longa dirigido por Marcelo Antunez. Ele é conhecido por comédias nacionais de grande público.

Foi reduzida a previsão do PIB. O governo estimava uma queda de 3% este ano. Vai a 3,5%. Em 2017, ano em que queria crescer 1,6%, reajustou para 1%. (Estadão)

Não é piada. De acordo com o Washington Post, a política econômica de Trump já foi tentada antes. Por Dilma Rousseff, no Brasil.

O filme se chama Barry e estreia no Netflix em 16 de dezembro. Conta a juventude de Obama, com jeitão de telefilme. Trailer no ar.

Para ler com calma: Henry Kissinger dá uma longa entrevista à revista The Atlantic Monthly. É talvez o secretário de Estado mais respeitado e odiado dos EUA no pós-guerra. Aos 93, é também um dos maiores conhecedores de diplomacia na prática que há. Para ele, todas as potências estão à beira de tomar importantes decisões estratégicas que definirão o planeta nas próximas décadas. A China precisa decidir que lugar ocupará na ordem internacional. A Rússia terá de definir os objetivos que busca nos inúmeros confrontos que trava. A União Europeia não tem escolha que não esperar as diversas eleições do ano que vem para compreender seu propósito. E os Estados Unidos vão dar um freio para descobrir em que o país se transformou após as últimas eleições.

Viver

Barack Obama falou pela primeira vez sobre Edward Snowden, o dissidente político que denunciou a espionagem da NSA americana através da internet. “Ele levantou preocupações legítimas”, disse em entrevista à revista alemã Der Spiegel. “Mas, se cada funcionário começar a tomar suas próprias decisões sobre o que fazer, será impossível ter um sistema de segurança nacional.” O presidente considera que é preciso encontrar um equilíbrio entre a privacidade e a obrigação que governos têm de defender seus cidadãos. Ambos são importantes e um compromete o outro.

E já que diplomacia parece um tema do dia, uma pergunta ronda os corredores da ONU: que país assumirá a liderança do combate às mudanças climáticas com a ascensão de Donald Trump à Casa Branca? Sem os EUA, o Acordo de Paris não teria saído. Mas Trump não gosta do tema. Um dos candidatos é a China. Tem pesados investimentos na indústria da energia limpa e precisa de clientes no exterior para esse maquinário que fabrica. Além disso, a má qualidade do ar nas metrópoles do país é um fator de insatisfação social importante. A China, porém, não tem tradição de liderar brigas diplomáticas. O bloco europeu tem essa tradição. Mas suas divisões internas são muitas e tem dificuldades de se mover unificado. A aposta mais provável é a do surgimento de uma frente com governos e empresários. Enfrentar transformações no clima, afinal, está virando bom negócio.

Galeria: a decoração de Natal do Hotel Claridge’s, em Londres, foi feita por Jonathan Ive, mestre-designer da Apple.

Depois do vestido, o par de Havaianas. E aí: de que cor?

Cotidiano Digital

A nova versão do Instagram que começou a chegar aos celulares, ontem, traz algumas novidades. A mais importante é a capacidade de mostrar algumas fotos só para um grupo limitado de amigos. Também fotos que desaparecem depois de um tempo. Pois é: um Instagram mais Snapchat. A rede também receberá, ao longo dos próximos meses, a capacidade de transmitir vídeos ao vivo.

A Apple saiu do ramo de roteadores. A atual linha de AirPorts, atualizada em 2013, será a última. São boas máquinas, comuns nas casas de quem usa celulares e computadores da empresa. Mas a tecnologia de WiFi está mudando rápido. A nova geração, ao invés de apostar em um aparelho central, constrói uma rede descentralizada com vários pontos espalhados pela casa ou escritório.

Aliás… a Apple pediu o recall de iPhones modelo 6S para troca de bateria. Não, ele não explode. Mas alguns aparelhos, fabricados entre setembro e outubro de 2015, podem apresentar desligamento repentino.

Cultura

O Oceanos, Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, divulgou sua lista de finalistas (PDF). São quatro livros de poesia, quatro romances e duas coleções de contos. Na lista estão os brasileiros Julián Fuks, Marcelo Rubens Paiva, Eucanaã Ferraz, Antonio Carlos Viana, Marcos Siscar, Arthur Dapieve, Ana Maria Marques e Nuno Ramos, a quem se juntam os portugueses José Luís Peixoto e Gonçalo M. Tavares.

Trechos da autobiografia de Rita Lee, publicados pela Trip.

Levou o Emmy Internacional de Melhor Novela Verdades Secretas, de Walcyr Carrasco. A trama foi exibida no ano passado no horário das 23h. (Globo)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.