Em Brasília, piscaram

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

25 de novembro de 2016

PUBLICIDADE

Em Brasília, piscaram

Uma bomba após a outra explodiu na Praça dos Três Poderes, quinta-feira. E nenhuma tem a ver, por enquanto, com a maior delação premiada da história, cujo conteúdo segue desconhecido. A pressão sobre o presidente Michel Temer por conta de Geddel Vieira Lima triplicou. A pressão via internet sobre a Câmara dos Deputados, que pretendia anistiar-se dos crimes de Caixa Dois, quadruplicou. Esta não será uma sexta-feira tranquila de quase dezembro na capital federal.

O depoimento do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero à Polícia Federal vazou para o Estadão. Ele repete oficialmente que vinha sendo pressionado pelo ministro-chefe da Secretaria de Governo para liberar a construção de um prédio proibido pelo Iphan. Mas vai além. Calero acusa o presidente Michel Temer de tê-lo pressionado igualmente, sugerindo e depois insistindo que encaminhasse à Advocacia Geral da União o processo do edifício. Na AGU, o presidente insinuou, o problema seria resolvido em favor de Geddel.
 
Calero disse à Polícia Federal que gravou suas conversas com o Temer, de acordo com o jornalista Kennedy Alencar.

Para o Planalto, a crise de um ministro virou crise do presidente. (Folha)

Editoriais: Globo e Estadão batem duro no governo.

Os deputados estavam preparados para votar cedo a Anistia ao Caixa Dois. De manhã, o plenário estava cheio – coisa rara. Aprovaram a urgência. Mas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não pôs o projeto em pauta. Pois também desde cedo seu Facebook foi atolado por comentários de eleitores furiosos. Deputados começaram a sair do WhatsApp por conta da torrente de mensagens. E a comunidade Quebrando o Tabu, com quase 6 milhões de seguidores, pôs no ar uma campanha para encher de emails os parlamentares.
 
As ruas podem parecer vazias, a praça virtual não está. E a Câmara piscou. Não houve votação, adiada para terça-feira. (Globo)

O juiz Sérgio Moro publicou nota dizendo que a anistia “estimula o desprezo à lei”. O procurador Carlos Fernando foi mais duro. “Isso acaba com a necessidade da Lava Jato. A partir do dia em que essa lei for sancionada, esses fatos deixam de ser crimes.” (Globo)

E o TSE revogou a prisão preventiva do ex-governador Anthony Garotinho sob fiança de R$ 88 mil. Como o pedido tinha sido feito para evitar que ele interferisse nas investigações, o tribunal impôs condições. Garotinho não pode entrar em contato com as testemunhas, não pode voltar à cidade de Campos, onde teria comprado votos, e não pode deixar sua residência no Rio por mais de três dias. (Globo)

Um único juiz do TSE votou contra o ex-governador. O rígido Herman Benjamin. É justamente o relator que decidirá se as contas da campanha de Dilma Rousseff e de Michel Temer devem ser avaliadas juntas ou separadas. É este processo que pode terminar na cassação do presidente.

A delação da Odebrecht está em suspenso. Para que vingue, é preciso amarrar a distribuição da multa. Três governos serão indenizados. O do Brasil, dos EUA e da Suíça. Como a quinta foi o Dia de Ação de Graças, feriado fundador americano, os representantes do país não trabalharam. (Globo)

O Meio apresenta hoje Tony de Marco. Artista plástico, designer, fotógrafo, tipógrafo, tanto analógico quanto digital. Toda sexta ele trará uma imagem. Na estreia, aproveita-se de que o governo federal andou reclamando dos emojis usados no Facebook e sugere um substituto.

Tony de Marco
Novo emoji em Brasília: “Face with crocodile tears” em homenagem à cara de pau com lágrimas de Geddel.

 

Saiba mais: O que é emoji?Os emojis mais usados no TwitterO funk do emoji

Israel está em chamas. Na cidade litorânea de Haifa, já são 60 mil os desabrigados por conta dos incêndios na mata próxima. O governo acredita que o fogo é criminoso.

Cotidiano Digital

Nos EUA, a Black Friday é uma tradição quase centenária. Alguns dos maiores descontos anuais são dados nesse dia. No Brasil, apareceu primeiro no e-commerce, em 2010, e rapidamente ganhou a fama de Black Fraude. Não à toa. Há abuso. Aumenta-se o preço umas semanas antes para simular descontos que não existem. Mas é um dia bom para fazer compras, desde que munido das ferramentas certas. O TechTudo fez um pesado levantamento delas.
 
Ao pé da página de cada pesquisa do Buscapé há um gráfico com o histórico de até um ano dos preços cobrados por aquele produto. Se o desconto for realmente grande, estará no preço mínimo.
 
O Reclame Aqui monitorou o preço de 1.200 produtos e pôs no ar um buscador que mostra quem apresenta realmente descontos.
 
O site Black Friday agrega estas ofertas todas na tentativa de dar respeitabilidade ao negócio no Brasil.

Aliás… O Banco Central mudou as regras para uso de cartão de crédito em compras na internet. Os cartões nacionais poderão ser usados em lojas estrangeiras. E será permitido ao usuário que ele escolha se quer usar o câmbio do dia da compra ou prefere uma conversão única no fim do mês.

Cultura

A Resistência, de Julián Fuks, é o vencedor do melhor livro de ficção do ano e levou o Prêmio Jabuti. É também um dos finalistas do Oceanos. Na categoria não-fição empataram Mário de Andrade: Eu sou Trezentos, de Eduardo Jardim, e Dicionário da História Social do Samba, de Luiz Antonio Simas e Nei Lopes. (Folha)

Dentre as estreias do cinema, A Chegada (trailer) é o que atraiu mais a crítica. Nele, uma linguista é convocada a interpretar a língua de alienígenas que acabam de pousar na Terra. Tom Cruise está de volta ao papel do policial do Exército Jack Reacher (trailer). E há alguns brasileiros. Entre eles, a cinebiografia Elis (trailer) e o thriller O Intruso (trailer). Veja as outras novidades.

3% está no ar. É a primeira série original brasileira do Netflix. Assista à abertura ou ao primeiro episódio.

A série cult Gilmore Girls está de volta, com quatro episódios, que entraram no Netflix. A vlogger Jout Jout comenta. Veja o trailer ou assista ao primeiro episódio.

É raro, mas a Academia Brasileira de Letras não conseguiu eleger seu novo membro. Após quatro rodadas de votação, nem o poeta Antonio Cícero, nem o cientista político Francisco Weffort, conseguiram a maioria mínima de 18 votos. Novo pleito só se houver 2017. (Globo)

Uma coleção de livros pop-up na história.

Viver

A Justiça do Rio autorizou um casal a cultivar maconha em casa. Sua filha de 7 anos sofre de convulsões para as quais um extrato produzido a partir da planta é o melhor tratamento. (Estadão)

Aliás… A Anvisa permitiu, na terça-feira, medicamentos baseados na erva.

Galeria: as melhores fotografias de natureza de 2016. Vote em sua favorita.

Arqueólogos descobriram, no Egito, uma cidade com mais de 5 mil anos. São casas, ferramentas, cerâmicas e sepulturas que indicam que gente importante vivia no lugar.

Esta cadeira de escritório custa US$ 5.900. No modelo mais barato.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.