Saiu o alívio financeiro para os estados

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

21 de dezembro de 2016

PUBLICIDADE

Saiu o alívio financeiro para os estados

A Câmara dos Deputados aprovou um alívio para os estados (quase) quebrados. O Regime de Recuperação Fiscal vai durar três anos e, no período, eles não precisarão pagar suas dívidas. O Planalto exigia contrapartidas que passavam pelo corte de gastos. A base governista e a oposição, porém, uniram-se para derrotar o Palácio. O projeto era particularmente esperado no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Falta a sanção de Temer. (Globo)

Só Marcelo Odebrecht permanece preso entre os executivos da empreiteira. (Folha)

Aliás… A Odebrecht comprou imóvel para a construção da nova sede do Instituto Lula, dizem três delatores. (Folha)

E… Sergio Moro trocou farpas com advogado de Lula em audiência. Em vídeo.

Os acordos de leniência, equivalente para pessoas jurídicas da delação premiada, será extendido aos bancos. Muitos estão sendo investigados pela Polícia Federal. Este é um dos pontos na agenda do Banco Central, que está refazendo as normas do setor financeiro. Mais detalhes no link. (Globo)

O PMDB tende a apoiar Rodrigo Maia para a presidência da Câmara, na eleição de fevereiro, informa Ilimar Franco. (Globo)

Cármen Lúcia candidata. O nome já vinha flutuando por Brasília. Cássio Cunha Lima, líder do PSDB no Senado, agora o sugeriu em voz alta. Para o caso de Temer deixar o cargo antes do fim do mandato e ocorrer eleição indireta.

Paraná Pesquisas: um em cada três brasileiros deseja intervenção militar.

Para ler com calma: O Brasil pode resolver o problema dos refugiados na Europa. E, ao mesmo tempo, resolver seus problemas financeiros. A proposta é de Rodrigo Zeidan e Irineu de Carvalho Filho, economistas brasileiros que lecionam nos EUA. Imigrantes sempre geram dinheiro, mostram inúmeros estudos. Além disso, tanto árabes quanto africanos já fazem parte da população. (Inglês.)

O Estado Islâmico reivindicou para si o atentado ocorrido ontem em Berlim, que matou pelo menos 12 pessoas e feriu 50. Um rapaz paquistanês preso pela manhã foi liberado no final do dia. A investigação inicial sobre ele e o exame da cabine do caminhão que atropelou as pessoas fez as autoridades concluírem que tinham o homem errado. As buscas pelo assassino continuam.

Alexander Kudascheff, editor-chefe da Deutsche Welle: “O atentado, esse terrorismo assassino, é dirigido, portanto, contra todos nós, que queremos viver livres e despreocupados.” (Em português.)

Clóvis Rossi: “O alvo não é Berlim, é a liberdade.” (Folha)

Cotidiano Digital

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região de São Paulo regulamentou a intimação de partes via WhatsApp. Vai poupar dinheiro de cartas com aviso de recebimento. É também muito mais rápido.

Resta saber o que farão quando algum juiz decidir tirar o serviço do ar.

Aliás… o departamento antitruste da União Europeia está investigando o Facebook pela compra do WhatsApp. Considera que a empresa ocultou informações no processo de liberação do negócio ao dizer que dados das duas plataformas não seriam cruzados.

E por falar no homem, todo ano Mark Zuckerberg adota um projeto pessoal. Em 2016, foi programar sua casa. Desenvolveu um sistema utilizando-se de ferramentas de seu Facebook e pelo qual dá ordens de voz ou texto. Jarvis, como é chamado, controla as luzes, reconhece as vozes de cada um dos moradores e compreende o gosto musical de cada um. Entende em que cômodo está quem lhe faz um pedido. Distrai Max, a filhinha de um ano, quando acorda. Prepara as torradas, liga o sistema de videoconferência. Reconhece quem está à porta, manda entrar e avisa Zuckerberg das visitas. Ainda não é um app comercial, mas o vídeo é divertido. A FastCompany fez uma longa reportagem detalhando o projeto.

A Apple vai lançar novos computadores de mesa.

Cultura

A primeira novela da televisão brasileira faz 65 anos hoje. Sua Vida me Pertence estreou na TV Tupi em 21 de dezembro de 1951. As estrelas eram o casal Walter Foster e Vida Alves, mas o elenco incluía Lima Duarte e Dionísio Azevedo. Não tinha ritmo diário, eram dois ou três capítulos por semana. Foster, além de protagonista, trabalhava como diretor da Tupi e autor da novela. E foi nela que ele e Vida Alves deram, também, o primeiro beijo da TV brasileira. A atriz, aliás, protagonizou também o primeiro beijo gay, em 1963.

O Despertar da Força enquanto Calvin e Haroldo.

Aliás… o governo britânico negou status de religião aos Jedi. Sério.

Viver

O El Niño mais severo de 2015, provocado provavelmente pelas mudanças climáticas, ajudou na rápida infestação do vírus da Zika na América do Sul. O estudo da Universidade de Liverpool analisou a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, seus principais transmissores, em anos mais quentes e mais frios. O verão de 2015 ofereceu as condições ideais para que a distribuição do vírus ocorresse, principalmente no Brasil e na Colômbia. Por conta das mudanças climáticas, novas doenças do tipo deverão aparecer com mais frequência.

Talles Oliveira Faria, 24 anos, formou-se engenheiro pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com salto alto, maquiagem e vestido. Era um protesto contra a homofobia no ambiente do campus. (Folha)

Um shopping center em Tel Aviv se tornou uma fazenda urbana. O prédio dos anos 1970 aproveitou a laje do teto, uma área de 750 m2, para erguer duas estufas. Usando sistemas hidropônicos, produz 10 mil cabeças de alface por mês, além de 17 variedades de verduras e ervas. Pesticidas não são usados. O projeto piloto deve se espalhar por Israel.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.