Aécio implicado na delação da Odebrecht

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

2 de fevereiro de 2017

PUBLICIDADE

Aécio implicado na delação da Odebrecht

Aécio Neves fraudou a licitação

para construir a Cidade Administrativa de acordo com delação de Benedicto Júnior, ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura. Na época governador, o acerto foi realizado pessoalmente pelo tucano. A obra, um projeto de Oscar Niemeyer para servir de sede ao governo mineiro, segundo a Folha, valeu uma propina entre 2,5% e 3% do contrato. Custou R$ 2,1 bilhões, quando inaugurada, em 2010.

A Lava Jato no Supremo sofreu sua segunda grande perda: o juiz Márcio Schiefler Fontes, que trabalhava como auxiliar de Teori Zavascki, deixou seu cargo. Em sua mente está o arquivo de toda a operação. Andrea Sadi explica, na GloboNews.

O novo relator da Lava Jato deve ser escolhido hoje.

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) concluiu a votação para de uma lista tríplice, nomes sugeridos para substituir Teori Zavascki no Supremo. Sérgio Moro foi o mais votado. O presidente Michel Temer não tem a obrigação de acatar qualquer nome. (Estadão)

A maior especialista em Eike Batista na imprensa brasileira, Malu Gaspar, faz a lista do que o empresário tem para delatar. Coleciona favores prestados pelo governo desde que Fernando Henrique estava no Planalto. Com Lula, sua vida ficou melhor. Entre os políticos que o ajudaram estão, além de Lula, Guido Mantega, Fernando Pimentel, José Sarney, Edson Lobão, Delcídio do Amaral, Aécio Neves, e Sérgio Cabral.

Em tempo: a biografia que Malu escreveu de Eike é leitura fina.

Como previsto, Eunício Oliveira foi eleito presidente do Senado por 61 votos contra 10, de José Medeiros. Houve mais dez abstenções. O peemedebista cearense é o 14º presidente do Senado em seu partido desde que começou a valer a Constituição de 1988. O único de fora que presidiu a Casa foi Antonio Carlos Magalhães, do antigo PFL.

Aliás… Entre 2010 e 2016, o novo presidente aumentou em 169% seu patrimônio. (Globo)

O STF liberou e Rodrigo Maia será candidato hoje à reeleição como presidente da Câmara.

Em seu último dia como presidente do Senado, Renan Calheiros tentou uma manobra para aprovar de surpresa a alteração da Lei Geral das Telecomunicações e e chegou a mandá-la para sanção presidencial. Em essência, imóveis que pertenciam às estatais no tempo da privatização e que deveriam ser devolvidos passam a ficar com as empresas. Em particular, a nova lei pode salvar a Oi. Mas ela caminha de volta para ser votada no plenário da Casa. (Estado)

O PSDB vai se entranhar no governo Temer. Tendo dois ministros já, e por ter sido participante ativo do impeachment, os líderes do partido consideram que não têm escolha. Até a semana que vem, o deputado Antonio Imbassahy assume um gabinete ao lado do presidente, como secretário de Governo. Os tucanos acreditam que Temer vai terminar o mandato superando as expectativas iniciais, informa Cristiana Lôbo.

O quadro clínico de dona Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Lula, é irreversível, informaram os médicos durante a madrugada. (Estado)

A Batalha de Mossul é uma estupenda reportagem em vídeo 360°. Ancorada pelo repórter iraquiano Ghaith Abdul-Ahad numa coprodução da série Frontline, da TV pública americana PBS, e do jornal britânico The Guardian. No total, 4m30s nos quais é possível girar com o mouse para ver todos os lados.

Cultura

As músicas de Prince, finalmente, ficarão disponíveis para streaming. Chegarão ao Spotify, Apple Music e Google Play em 12 de fevereiro.

Hillary Clinton vai lançar um livro sobre as eleições. Ela planeja refletir sobre a derrota para Trump numa série de ensaios. Também vai reeditar seu livro de 1996, o best-seller It Takes a Village: And Other Lessons Children Teach Us, que ganhará ilustrações para crianças.

HBO prepara filme sobre os bastidores de O Poderoso Chefão. A proposta do longa Francis & the Godfather é contar os desafios de Coppola, seja na escalação do estrelado elenco, seja no trato com a (verdadeira) máfia italiana.

George R.R. Martin lança em outubro livro derivado de Game of Thrones. A história paralela The Sons of the Dragon se passa 250 anos antes de GoT e será focada na família Targaryen, uma das principais dos livros originais. (Globo)

Galeria: a escritora, diretora e artista Miranda July e seu arquivo feminista, com fotos e vídeos que vão para o Getty Research Institute.

Outra galeria: 150 anos de mesas de sinuca e o universo masculino que as ronda, com famosos como Paul Newman e Tom Cruise.

Viver

Pela primeira vez, uma mulher ganhou a medalha Fields, o Nobel da matemáticaA iraniana Maryam Mirzakhani conquistou o que era, nos últimos 80 anos, reduto exclusivamente masculino. Professora na Universidade de Stanford, recebeu ontem o prêmio.

A USP vai abrir o primeiro centro de pesquisas em canabidiol do país, em Ribeirão Preto. Trata-se de um espaço de estudos da substância derivada da maconha e usada no combate de doenças. O centro já tem aprovação para fazer um teste com 120 crianças que sofrem de epilepsia.

Hoje é Dia da Marmota. A data ficou popular depois de filme com Bill Murray, em que o ator vive um repórter que vai acompanhar o dia numa diminuta cidade — e fica preso no tempo. A tradição de fato existe e prega que, hoje, uma marmota pode predizer a duração do inverno, saindo ou não da toca. No Washington Post, o cientista Daniel Blumstein, que estuda 14 espécies do bicho, escreve sobre a data.

Para os fãs: é possível alugar o clássico Groundhog’s Day (ou O Feitiço do Tempo, no título em português) no YouTube.

Outra tradição americana, o maior concurso de cães do país, Westminster Kennel Club Dog Show, vai apresentar três novas raças neste ano. O evento, que começa no dia 11, reúne 2.800 cachorros e, desta vez, vai incorporar até a concorrência, ou seja, terá gatos.

Cotidiano Digital

A Lego criou uma rede social para seus fãs. Na Lego Life, não importam selfies, mas fotos de construções feitas de, é claro, blocos de Lego. Tampouco os perfis têm fotografias dos usuários. São sempre miniaturas criadas a partir do brinquedo. Para a decepção dos adultos, a rede é destinada a crianças – a idade máxima permitida é de 13 anos.

A Apple voltou a ser líder de vendas de smartphones, com a marca de 78,29 milhões de iPhones vendidos no último trimestre. Nos últimos cinco anos, a empresa vinha perdendo para a Samsung. A Apple, é claro, beneficiou-se de problemas da concorrente, que foi obrigada  a retirar do mercado milhares de aparelhos por falhas na bateria.

Na Campus Party, o trabalho entrou noite adentro para os participantes do Hackaton. Durante o dia, além das palestras, uma batalha de robôs.

Hoje, um dos principais destaques é Rod Hunt, ilustrador londrino, cujo site vale a visita de quem curte ilustrações com muitos detalhes. Ele vai falar sobre seu processo criativo, às 11h30.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.