Moreira Franco está livre para se tornar ministro. A decisão foi de Celso de Mello, decano do Supremo. “Desde que preenchidos os requisitos previstos”, escreveu, “não configura, por si só, hipótese de desvio de finalidade.” Mello afirma que o foro privilegiado não é garantia de que Moreira se tornará impune, caso vire réu. E que o ônus de provar que sua nomeação serviu apenas para blindar o político perante as acusações que virão com a delação Odebrecht é de quem acusa. No caso, Rede Solidariedade e PSOL, que contestam a nomeação. Moreira é um dos dois lugares-tenentes do presidente da República. (Folha)
A decisão não é final. Gilmar Mendes diz que o caso ainda vai a plenário. (Globo)
O outro lugar-tenente de Temer, por sua vez, mostrou como se joga política no Planalto. Em palestra na Caixa, Eliseu Padilha detalhou o processo de escolher Ricardo Barros (PP) para ministro da Saúde. Oferece-se o cargo para o PP em troca da garantia de que a bancada do partido votaria sempre com o governo. O Estadão conseguiu o áudio.
O ex-governador fluminense Sérgio Cabral foi denunciado pela quarta vez pelo Ministério Público Federal. Desta vez, lhe foram imputados 184 crimes de lavagem de dinheiro. Sua mulher, Adriana Ancelmo, foi denunciada por outros sete crimes. Na segunda-feira, Cabral chegou a desmaiar na prisão e foi levado a um posto de atendimento dentro do complexo. Segundo os médicos, tomou uma dose a mais de um remédio, que o deixou sonolento. (Globo)
Se os planos do governo derem certo, o Congresso recebe até a semana que vem uma Medida Provisória que permitirá que estrangeiros sejam donos de até 100% de companhias aéreas brasileiras. (Estadão)
Com atuação do Banco Central, o dólar fechou abaixo de R$ 3,10 pela primeira vez desde junho de 2015. (Estadão)
Para quem tem conta inativa de FGTS: a Caixa pôs no ar um site que ensina como efetivar o saque, este ano. O governo estabeleceu datas entre fevereiro e julho para ir ao banco, de acordo com o aniversário do contribuinte. Seguindo os passos online, dá para checar o saldo, conferir a data e estabelecer a agência para retirar o dinheiro.
|