Em São Paulo, as indicações culturais da Bravo! contemplam foliões e os que fogem do Carnaval. Hoje, ocorre o desfile do bloco Ilú Obá de Min, na Praça da República, e, no sábado, Tulipa e Céu, entre outros, se revezam nos bailes de Carnaval do Largo da Batata. No Itaú Cultural, tem início a Ocupação Laura Cardoso, que conta os 75 anos de carreira da atriz.
No Rio, os destaques incluem o eclético baile de Carnaval do Circo Voador, no domingo, e o Samba do Trabalhador, na segunda, no Renascença Clube do Andaraí. Para os não foliões, o Ateliê da Imagem, na Urca, apresenta individual de Monica Barki.
Encontre o seu bloco: o G1 disponibilizou um bom guia para pesquisar blocos no Rio e em São Paulo. E o Google está prometendo mostrar os percursos e interdições no Google Maps.
Ainda o Carnaval: às vésperas da folia, Lira Neto lança Uma História do Samba? — ?As Origens, primeiro de uma série de volumes dedicados ao gênero. Neste, o autor vai da formação do samba urbano, no Rio do fim do século 19, ao início década de 30, quando surgiram os primeiros desfiles de escolas. Em entrevista, ele conta que o samba é uma criação “essencialmente coletiva, produzida ao longo de gerações” e defende: “O samba se reinventa. Agoniza, mas não morre”.
Nos cinemas, estreiam A Grande Muralha (trailer), com Matt Damon, e o drama Moonlight (trailer), com oito indicações ao Oscar. Veja mais estreias do fim de semana.
O palco do Oscar já serviu para muitos discursos políticos — desde a Grande Depressão até, provavelmente, esta edição, marcada para domingo. Com o passar dos anos, a cerimônia se tornou cada vez mais politizada e serviu de palanque para cineastas e atores marcarem seus posicionamentos. O Washington Post conta como o Oscar, desde 1930, responde à política fora das telas.
Vídeo: uma compilação de discursos políticos do Oscar desde 1973, quando Marlon Brando mandou uma ativista indígena para discursar em seu lugar.
A cerimônia, aliás, não será transmitida pela Globo, que vai apresentar os desfiles das escolas de samba na Sapucaí. Na TV a cabo, a TNT fará a transmissão ao vivo, a partir de 21h30 de domingo.
Ainda o Oscar: para quem quer se refugiar da folia no cinema, veja onde ver aos filmes indicados. Para quem quer assistir à cerimônia, as emissoras que vão transmitir.
E para quem quer ficar em casa no Carnaval, 21 séries do Netflix para fazer binge.
|