Agenda cultural de 11-06-2021

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Mais de 100 expositores, entre galerias de arte e design e projetos independentes, participam da SP-Arte Viewing Room, edição online da principal feira artística do país que acontece até domingo.

PUBLICIDADE

Vai até dia 16 de agosto, no CCBB do Rio, a exposição Nise Da Silveira – A Revolução Pelo Afeto, com 90 obras de clientes do Museu de Imagens do Inconsciente, ao lado de peças de Lygia Clark e Zé Carlos Garcia, fotografias de Alice Brill, Rogério Reis e Rafael Bqueer, vídeos de Leon Hirzsman e Tiago Sant’Ana e aquarelas e fotos de Carlos Vergara. A exposição é gratuita, mas é necessário agendar no site Eventin e cumprir protocolos sanitários.

O venezuelano Diego Matheuz rege hoje a Sinfonia nº 6 – Patética, de Tchaikovsky, com a Osesp. Amanhã, em formato de trio de jazz, o pianista André Mehmari realiza um show direto da Sala Cecília Meireles.

O Grupo Galpão apresenta até esse domingo o espetáculo virtual Como os Ciganos Fazem as Malas, transmitido pelo aplicativo de mensagens Telegram. A experiência estendida, chamada de “viagem em tempo real”, tem duração de oito horas.

O Festival Amazonas de Ópera iniciou sua edição virtual no último fim de semana com Três Minutos de Sol e a história de um triângulo amoroso contemporâneo, com música de Leonardo Martinelli e libreto de João Luiz Sampaio. A programação segue nesse domingo com a adaptação de Eduardo Frigatti para o conto O Corvo, de Edgar Allan Poe, e um recital com canções de Carlos Gomes, na quarta.

Anelis Assumpção, Lenna Bahule e Emicida estão entre os convidados da Festa dos Batuques Paulistas, que realiza shows e rodas de conversa até domingo.

A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie é a entrevistada do próximo Roda Viva, da TV Cultura, que vai ao ar nessa segunda. Estudiosas do feminismo como Djamila Ribeiro e Carla Akotirene compõem a bancada.

De terça a quinta, o espetáculo audiovisual Liberdade, Liberdade (Revisitada) cumpre os últimos dias de temporada no canal do CCSP no YouTube. O trabalho conecta a resistência à ditadura a lutas do presente, com participações da atriz Renata Carvalho e do encenador Zé Celso Martinez Correa, entre outros.

Na quarta começa o In-Edit Brasil, principal vitrine de documentários musicais do país. A parceria entre João Bosco e Aldir Blanc, mulheres pioneiras da música eletrônica e um retrato de Jair Rodrigues integram a programação.

Como desdobramento da exposição Segredos, a Pinacoteca e OSGEMEOS lançam uma série de vídeos semanais que mapeiam as influências da dupla de grafiteiros e abordam aspectos da cultura hip hop no Brasil. Assista ao primeiro episódio.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.