Agenda Cultural de 24-09-21

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Antonio Meneses, um dos mais celebrados solistas brasileiros da música clássica, interpreta hoje o Concerto nº 2 para Violoncelo, de Villa-Lobos, ao lado da Osesp e do maestro Isaac Karabtchevsky. Na segunda parte do programa, a orquestra toca a Sinfonia nº 4, de Tchaikovsky.

PUBLICIDADE

Bacia do Cobre, primeiro trabalho solo do pianista Marcelo Galter, chega hoje às plataformas de streaming e lojas. O músico baiano tem no currículo trabalhos com o maestro Letieres Leite, Maria Bethânia, Hermeto Paschoal, Stanley Clarke e outros do mesmo porte.

Organizado por editoras independentes, o Salão do Livro Político chega hoje à sua 6ª edição em formato virtual e apresenta, além de feira de publicações, mesas de debate com intelectuais como Slavoj Žižek, Leonardo Padura e Marilena Chauí.

De hoje a domingo acontece a 2ª Mostra Pankararu de Música, transmitida da Aldeia Indígena Bem Querer, em Pernambuco, e com participações de Ailton Krenak, Mateus Aleluia, Brisa Flow e Djuena Tikuna, entre outros.

A cantora Papisa apresenta hoje canções inéditas do disco Fenda em show para o Itaú Cultural, que amanhã recebe a Besta Fera do mestre Jards Macalé. Ainda no sábado, o pianista Amaro Freitas improvisa com seu trio na edição virtual do Santos Jazz Festival.

A jornalista Bianca Santana fala sobre a sua biografada, a intelectual e ativista Sueli Carneiro, em live do Itaú Cultural nesse sábado.

Para comemorar os 30 anos do disco Nevermind, a Orquestra Ouro Preto transforma o clássico do Nirvana em uma “ópera-grunge” em concerto amanhã.

A editora Ubu completa 5 anos em 2021 e, para celebrar, convida autores e colaboradores da casa para rodas de conversa, incluindo os filósofos Franco Berardi, Vladimir Safatle e Djamila Ribeiro.

Lia de Itamaracá e José Miguel Wisnik são alguns dos nomes confirmados no festival que celebra, a partir de segunda, os 40 anos do projeto Unimúsica, criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

No mesmo dia, o ciclo 1922: Modernismos em Debate reúne pesquisadores como Eduardo Morettin e Denilson Lopes em mesas sobre fotografia e cinema.

Atrizes e dramaturgas, Grace Passô e Indira Nascimento são as convidadas do próximo Terças Crespas, que discute a escrita autoral de mulheres negras. A transmissão acontece às 19h30 no canal do CCSP no Instagram.

Na quinta, começa o SLAM BR, campeonato de poesia falada que reúne os vencedores estaduais e garante vaga na Copa América, que será realizada em novembro.

No mesmo dia, o Sesc São Paulo lança o documentário Territórios de Resistência – Florestanias, Sertanias, Ribeirias, que registra as ações de sentido decolonial realizadas pelo Sesc Ipiranga com o Museu Paulista.

O grupo de teatro Estopô Balaio, formado na zona leste de São Paulo, comemora 10 anos com uma curta temporada online do espetáculo Reset Nordeste.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.