Agenda cultural para 11-03-22

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Começa hoje e vai até o dia 28 a mostra “Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema”, no CCBB de São Paulo. São 25 filmes clássicos do gênero, com sessões presenciais e debates online.

PUBLICIDADE

Ao longo do mês de março, toda sexta-feira, o Grupo Corpo realiza workshops de dança gratuitos transmitidos online. O primeiro deles, baseado na música de José Miguel Wisnik para a coreografia do espetáculo Nazareth, já está disponível.

O Grupo Galpão realiza até este domingo a temporada virtual do espetáculo Febre, escrito pelo ator da companhia Paulo André e dirigido por Marcio Abreu. No enredo, um casal em fuga em meio ao fim do mundo.

Abrindo a temporada 2022 da Osesp, Neil Thomson rege hoje obras de Villa-Lobos, Ravel e Sibelius, cujo virtuosístico Concerto para Violino será interpretado pelo albanês Tedi Papavrami.

A partir de hoje, o Itaú Cultural disponibiliza em seu site um conteúdo especial sobre os 200 anos de nascimento da escritora Maria Firmina dos Reis, cujo romance Úrsula foi o primeiro publicado por uma mulher negra no Brasil.

A Edusp e a Fatec de Taquaritinga realizam hoje, às 18h, o lançamento virtual do livro O Fantástico e suas Vertentes na Literatura de Autoria Feminina no Brasil e em Portugal, da pesquisadora Ana Paula dos Santos Martins, pelo YouTube.

Ao longo de março, o Museu da Língua Portuguesa e a Companhia das Letras realizam a Jornada Saramago 100 Anos, que celebra o legado do escritor português em aulas virtuais. Depois da estreia com Julián Fuks e O Ensaio sobre a Cegueira, a maratona prossegue na quarta com “Um sobrevoo da obra de Saramago” realizado por Leyla Perrone-Moisés.

Carlinhos Brown e Margareth Menezes são os convidados do concerto da Jazz Sinfônica que a TV Cultura transmite nesse domingo sob a regência de Ruriá Duprat.

Galerias de todo o país participam da primeira edição da ArtSampa, feira de arte realizada pelos mesmos organizadores da ArtRio, que acontece a partir de quarta em formato híbrido, na Oca do Parque do Ibirapuera e no site do evento.

A editora Boitempo disponibilizou nesta semana, em seu canal no YouTube, o “happy hour camarada” onde o psicanalista e escritor Christian Dunker apresentou seu novo livroLacan e a Democracia: Clínica e Crítica em Tempos Sombrios.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.