Agenda cultural para 01-04-22

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Ao longo do mês, o SescTV exibe uma programação especial para o Abril Indígena, começando com as sessões do Cine Kurumin – Festival Internacional de Cinema Indígena, que abre amanhã, às 22h, com o documentário Educação Escolar Indígena.

PUBLICIDADE

Já está no ar o portal Oceanos – Mapeamento das Literaturas em Língua Portuguesa, plataforma virtual criada pelo Instituto Cultural Vale e Oceanos Cultura que permite pesquisar e cruzar informações a respeito da produção literária atual em português.

O trompetista venezuelano Pacho Flores interpreta hoje com a Osesp dois concertos para o instrumento escritos por compositores separados por quase três séculos: o tcheco Jan Neruda (1708-1780) e o porto-riquenho Roberto Sierra (1953), cujo Salseando faz sua estreia latino-americana.

As inscrições para o curso gratuito Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os Brasileiros, voltado para educadores e baseado na exposição do Instituto Moreira Salles, abrem hoje. As aulas serão ministradas pelas pesquisadoras Fernanda Miranda, Luciara Ribeiro e Raquel Alves.

Combinando as referências literárias de Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Albert Camus com a linguagem da videoarte, a Indelicada Cia. Teatral, de Goiânia, estreia hoje o espetáculo digital Infinitivo.

O Itaú Cultural realiza a partir de domingo a temporada virtual de dois espetáculos: Desmontagem Meia-Noite, do bailarino pernambucano Orun Santana, e Apátridas, da Cia. Nova de Teatro, atualmente em turnê pela Europa.

O Sesc Digital lançou nesta semana o curso gratuito Arquitetura e Cidade no Brasil, no qual Guilherme Wisnik discute, em seis videoaulas, a modernidade arquitetônica e urbana no Brasil por meio de temas como a importação de modelos estrangeiros e a busca pela identidade nacional.

Além de ocupar diversos espaços em São Paulo até domingo, o Risco Festival também conta com atividades online, incluindo uma conversa entre a artista franco-chilena Ana Tijoux e a rapper indígena Katu Mirim.

No mesmo dia, o Festival Multiplicidade transmite pelo YouTube a apresentação do projeto Nine Earths, idealizado pelo inglês Mike Faulkner em parceria com British Council e desenvolvido para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26).

Toda quarta, o jornalista Sérgio Martins recebe um convidado do meio musical ou cinematográfico no programa Conversa de Música, exibido pela plataforma InnSaeiTV.

Lançado nesta semana, o novo site do coletivo pernambucano Acervo RecorDança disponibiliza documentos, reportagens, podcasts, vídeos, entrevistas e fotos com o objetivo de cultivar “as memórias das danças de Pernambuco”.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.