Agenda cultural para 06-05-22

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Lançado ontem, o Portal de Dramaturgia reúne informações sobre 100 autores e autoras de teatro atuantes no Brasil da última década. Os verbetes incluem um perfil, apresentação crítica, fragmentos de obras e entrevista com os artistas, que no conjunto cobrem as cinco regiões do país. Idealizado por Vinicius de Souza, da mostra Janela de Dramaturgia, o projeto tem apoio do Rumos Itaú Cultural.

PUBLICIDADE

Um dos grandes pianistas em atividade no mundo, Kirill Gerstein é o convidado da Osesp e de seu regente titular, Thierry Fischer, para realizar a estreia latino-americana do Concerto para Piano e Orquestra, do britânico Thomas Adès. O programa dessa sexta inclui ainda Uma Vida de Herói, extenso poema sinfônico de Richard Strauss.

Na terça, a artista Anna Bella Geiger participa de live com os curadores Marcus Lontra e Rafael Peixoto e com o crítico Fernando Cocchiarale sobre a mostra Entre os Vetores do Mundo, em cartaz na Danielian Galeria, no Rio. Um tour virtual em 3D da individual também está disponível.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia entrega, na quarta, o título de Doutor Honoris Causa ao cantor e compositor Mateus Aleluia, fundador dos Tincoãs e pensador da estética afro-brasileira. A cerimônia será transmitida online.

Entre os destaques de maio no streaming do Cinesesc, estão Pasolini, cinebiografia do artista italiano com Willem Dafoe e dirigida por Abel Ferrara, e o documentário The Black Power Mixtape, feito a partir de raras imagens de arquivo sobre o movimento negro norte-americano dos anos 60 e 70.

Uma versão octogenária de Romeu e Julieta, estrelada pelos veteranos Renato Borghi e Miriam Mehler, está em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso Digital. A direção e a autoria da adaptação são assinadas por Marcelo Lazzarato.

Histórias dos discos em 78 rotações por minuto, populares no Brasil na primeira metade do século 20, compõem a série Gramofônica, concebida e apresentada pela pesquisadora Biancamaria Binazzi para a Rádio Batuta. Dois dos seis episódios partem da histórica discoteca de Mário de Andrade.

Na última segunda, os diretores da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, Guilherme Marques e Antonio Araújo, anunciaram a programação de espetáculos, seminários e atividades pedagógicas de sua oitava edição, prevista para acontecer em junho. Confira o vídeo e programe-se.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.