Seria o Brasil uma ditadura comunista?

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Elon Musk. Elon Musk e Alexandre de Moraes. Xandão. Super Xandão. Ditadura de Toga. Musk. Bilionários sem noção. Censura no Brasil. Lenny Kravitz puxando ferro com calça de couro. O último, óbvio, não desafiou nenhuma soberania nacional, apenas gerou uma discussão entre educadores físicos sobre qual a necessidade desse movimento, mas Musk. O bilionário

PUBLICIDADE

O assunto é um ataque às instituições nacionais que vem sendo tratado como um X1. Musk vs. Alexandre.

Alexandre de Moraes bane X do Brasil e agora se chama Aleandre.

Não. Esse embate no um a um não existe, o que Musk está fazendo é bullying com um ministro da suprema corte de um país democrático. É coisa de extrema direita. É desrespeitar ordens judiciais de propósito com a desculpa de “liberdade de expressão.”

Não é liberdade de expressão sugerir a existência de partidos nazistas no Brasil, por exemplo, um dos muitos motivos do bloqueio judicial da conta do Monark do X/Twitter.

Não é liberdade de expressão sugerir que um ministro da Suprema Corte tem ligação com o PCC, manifestar contra o STF e atentar contra a democracia. Alguns dos motivos por que Allan dos Santos não podia usar as redes sociais.

Agora pode, né, Musk desbloqueou a conta dele e ele tá lá, de novo, atacando ministro do STF.

O Alexandre de Moraes não é o Xandão super herói, não é o Palpatine que a extrema direita diz que ele é, ou o Voldemort, porque né a extrema direita americana também ama referências a Harry Potter. Não.

Alexandre de Moraes é um dos ministros que compõem o Supremo Tribunal Federal do Brasil. Seu posicionamento, de incluir Musk no inquérito das milícias digitais, foi motivo de nota do ccc, às leis e às decisões das autoridades brasileiras.

Mas essas palavras não são bem recebidas pela extrema direita, porque prezam pela liberdade a q u a l q u e r c u s t o. Mesmo ao custo da democracia.

E na extrema direita americana dói ainda mais porque nos Estados Unidos existe a First Amendment. A primeira emenda da Constituição americana, feita lá em 1791 que basicamente garante algumas liberdades, dentre elas a de expressão, da imprensa e isso é garantido porque o Congresso americano é proibido de legislar sobre esses assuntos.

É a maneira que a constituição americana achou para proteger a liberdade da população.
Mas agora, 233 anos depois, a extrema direita pegou o conceito de liberdade e decidiu aplicar nas temáticas mais problemáticas dela.

Por isso, quando o multibilionário que faz suas próprias vontades sem considerar consequências decidiu atacar o ministro da Suprema Corte do Brasil, seus fãs aplaudiram. Afinal, é uma luta contra a censura. O Brasil está virando autocrático!!! Vamos todos prestar atenção nessa narrativa!

E foi o que a extrema direita americana fez. Afinal, para eles, é época de eleição presidencial, então é época de engajamento altíssimo em papo político.

Os perfis do X / Twitter como você preferir chamar pularam nisso. Salvem o Brasil. “Se a alta corte é corrupta assim, que esperança a nação tem?”

O Brasil está sendo censurado. Contas de jornalistas e oponentes políticos estão sendo bloqueadas!!

Uma campanha de assédio de estrangeiros contra o sistema judiciário brasileiro.

Tem gente que, pela foto, chama Alexandre de Moraes de egoísta, corrupto, demoníaco.
Realmente, a maior arma contra a extrema direita é informação e contexto.

Porque, sem contexto algum, se um governo bloqueia contas de opositores políticos isso de fato não parece bacana.

Claro que esses extremistas não querem o contexto, eles querem – assim como todos os seres humanos então essa colher de chá eu dou – estar certos.

Eles querem clamar pela liberdade de expressão máxima e absoluta, ao mesmo tempo que clamam contra direitos reprodutivos e das mulheres, mas querem liberdade pra falar qualquer baboseira.

Porque essas baboseiras inflamam discursos, distanciam o debate, criam outros extremistas que juntam clamam: o brasil é uma ditadura comunista.

O que está… errado.

As contas do Allan dos Santos foram bloqueadas porque ele atacava as instituições brasileiras e ameaçava a democracia, Roberto Jefferson também e – quando foi preso – ele atirou granadas contra a polícia federal, Daniel Silveira, que também está com as contas bloqueadas (ou deveria) defendeu o AI-5, Luciano Hang estava num grupo de WhatsApp que discutiam um golpe porque era melhor um golpe do que a volta do PT.

Essas são algumas das razões que essas contas dessas pessoas foram bloqueadas pela Justiça brasileira. Porque a Justiça brasileira luta a favor da democracia. E porque é difícil pra caramba fazer isso com redes sociais e tecnologias que crescem e evoluem a cada ano.

Esse ano, que é ano de eleição municipal, o TSE estava já no começo do ano se preparando pra dificuldade que vai ser com a Inteligência Artificial. A Justiça brasileira já se preparava pra decidir como regulamentar isso nessas eleições porque é uma tecnologia nova que veio, deepfake, vídeo feito por IA, e isso impacta a democracia.

Porque gera fake news, que gera impacto negativo, que fixa na cabeça de um eleitorado que se manipula por conta da mentira.

A Justiça brasileira nunca vai entrar na cabeça de um far right americano porque ela defende ativamente a democracia de jeitos que a americana não pode ou não quer fazer. Talvez porque a gente já teve uma ditadura, talvez porque a gente já teve um golpe, talvez porque a gente saiba o que é – de fato – censura e o que é defesa do Estado democrático de direito.

O que sabemos é que o Musk fez uma sequência de posts em ataque específico contra Alexandre de Moraes. Que não é sozinho. Que representa o STF. E que essa sequencia de posts gera um problemão para o Brasil. Porque pega toda uma plataforma e a mobiliza contra Moraes.

É um multibilionário não só dando pitaco, mas tornando decisões jurídicas do Brasil palco não de discussão – mas de desrespeito. Afinal, ele descumpriu as ordens judiciais.

E nisso deu palco para nossos políticos brasileiros de extrema direita. Repostando conteúdos e vídeos deles. Em ano de eleições municipais no Brasil.

Isso tudo enquanto falam que um ministro do Supremo Tribunal Federal, cujo trabalho é defender A Constituição, não sabe o que é inconstitucional.

Não tem como ter nenhum resultado positivo, é um multibilionário influente pra caramba cutucando um ministro, seguindo roteiro de extrema direita, usando da sua plataforma para gerar polêmica em ano de eleição municipal enquanto descumpre ordem do Supremo.

Quando será que acaba esse delírio?!

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.