Nas telas, os mistérios dos sonhos

O cinema é, por definição, um espaço para o imaginário. Por isso, também se presta à discussão do limites da “realidade”, proposta do documentário Criaturas da Mente, de Marcelo Gomes, que acompanha a trajetória do neurocientista Sidarta Ribeiro em seus mais de 20 anos estudando os sonhos e o inconsciente. Sidarta, aliás, foi entrevistado no Conversas com o Meio em 2022. Com o neurocientista, o longa busca explicação para as imagens e informações em nossas mentes por meio de diversos saberes, ouvindo pessoas como o físico Dráulio Barros de Araújo, um dos maiores pesquisadores brasileiros em substâncias psicodélicas, o líder indígena e escritor Ailton Krenak e a ialorixá e percussionista Mãe Beth de Oxum.
Com um pé no sonho, a sempre ótima Marcélia Cartaxo estrela Lispectorante, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira. Ela vive Glória, uma artista plástica em crise que retorna a seu Recife natal e se reconecta com a cidade e consigo mesma a partir da casa onde a escritora Clarice Lispector viveu na adolescência. Sonho (sempre ele), arte e realidade se combinam nessa história de autorrevelação.
Também ambientado no Nordeste, Betânia, de Marcelo Botta, conta a história de uma mulher que fica viúva aos 65 anos. Seus filhos querem que ela volte a viver com a família na beira do parque nacional dos Lençóis Maranhenses, mas ela tem outros planos.
Baseado em personagens reais, Virgínia e Adelaide, de Yasmin Thayná e Jorge Furtado, retrata o convívio entre a socióloga e psicanalista Virgínia Leone Bicudo (Gabriela Correa) e a psicanalista e médica judia alemã Adelaide Koch (Sophie Charlotte) em 1937. Reflexões sobre o racismo no Brasil e na Europa e a saúde mental as unem e transformam.
Da Itália vem Adeus, Garoto, de Edgardo Pistone, que traz na crueza lírica do tema e na fotografia em preto e branco uma homenagem ao clássico neorrealismo de seu país. Attilio, o Atti, é um adolescente que se envolve com um criminoso para pagar uma dívida do pais, que, aliás, acaba de sair da prisão. Sua missão é vigiar a jovem prostituta Anastasia, que trabalha para seu patrão. Desnecessário dizer que os dois vão se apaixonar, o que deixará suas vidas ainda mais complicadas.
Claro que as estreias também têm seu quinhão de cinema-pipoca, e o principal nessa categoria bebe fundo na nostalgia. Karatê Kid: Lendas busca unir as duas fases da franquia trazendo de volta um maduro Ralph Macchio, o Daniel-san da trilogia original, e Jackie Chan (que luta kung fu, mas tudo bem), o mestre do discutível reboot de 2010. Os dois se unem para treinar, nos punhos e na vida, o jovem Ben Wang. Nas coreografias, o novo filme está mais para o estilo acrobático de Chan que para os golpes baixos de Macchio – só para lembrar, ele vence o combate final do primeiro filme com um chute que o desclassificaria em um campeonato real de caratê.
No quesito susto, temos A Mulher no Jardim, onde a viúva recente Ramona vive com seu casal de filhos em uma casa de fazenda no interior dos Estados Unidos. Tudo vai bem até que aparece (adivinhem, adivinhem) uma misteriosa mulheres toda coberta de véus pretos sentada em uma cadeira no jardim da casa. Conforme a figura visivelmente sobrenatural vai se aproximando, Ramona tem de lutar, inclusive contra o próprio passado, para proteger a família.
Quem não vive sem uma história-emocionante-baseada-em-fatos-reais vai se deliciar com Invencível. O personagem título é Austin (Jacob Laval), um menino autista, com uma doença que torna seus ossos quebradiços e, apesar de tudo, uma visão sempre otimista da vida. Além de superar os obstáculos na escola, a alegria inabalável do menino vai servir como uma âncora para seu pai, vivido por Zachary Levi, sem a roupa com enchimento de Shazam!.
E completando as estreias há o documentário Memórias de um Esclerosado, de Thais Fernandes e Rafael Corrêa. O filme acompanha o próprio Rafael, um cartunista diagnosticado em 2010 com esclerose múltipla, uma doença autoimune, degenerativa e incurável. O filme é, acima de tudo, uma forma como ele organiza e encara por meio da arte sua relação com as limitações de seu corpo.
Confira a programação completa nos cinemas da sua cidade. (Adoro Cinema)