Quaest: 55% acham que houve tentativa de golpe; 54% creem que Bolsonaro participou
Diferentemente o que entendeu o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, a maioria da população brasileira acredita que houve uma tentativa de golpe de Estado em entre 2022 e 23. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada na manhã de hoje (íntegra), essa é a opinião de 55% dos entrevistados, enquanto 38% discordam e 7% não souberam responder. Já 54% avaliam que o ex-presidente Jair Bolsonaro participou da trama golpista, contra 34% que dizem não e 10% indecisos.
A percepção de que o julgamento de Bolsonaro foi imparcial passou de 36% para 42%, enquanto os que veem perseguição política recuaram de 52% para 47%. Nos dois casos, a variação ficou acima da margem de erro de dois pontos percentuais. Por outro lado, 49% consideraram exagerada a pena de 27 anos e três meses de prisão imposta ao ex-presidente, contra 35% que a veem como justa e 12% para as quais foi branda.
Lula estável
O julgamento de Bolsonaro e as tensões com os Estados Unidos não influenciaram a avaliação do governo Lula, cujos números ficaram idênticos aos do levantamento feito no mês passado: 51% de desaprovação, 46% de aprovação 3% que não souberam responder. Uma boa notícia para o Executivo é o crescimento, de 34% para 41%, na percepção de que está mais fácil conseguir um emprego.
Entretando, a queda na inflação dos alimentos, que vinha turbinando a recuperação na popularidade de Lula, deixou de ser percebida pelos entrevistados. Os que consideram os preços mais altos nos mercados passaram de 60% para 61%, dentro da margem de erro. Os que perceberam estabilidade ou queda permaneceram dos mesmos 20% e 18% de agosto, respectivamente. Da mesma forma, a percepção de que a economia piorou nos últimos 12 meses foi de 46% para 48%, enquanto os que a veem do mesmo jeito caíram de 30% para 29% e os que percebem melhoras recuaram 22% para 21%.