PEC do Teto aprovada na Câmara

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

26 de outubro de 2016

PUBLICIDADE

PEC do Teto aprovada na Câmara

A PEC 241 foi aprovada, ontem, em segundo turno, pela Câmara dos Deputados. Foram 359 votos a favor, 116 contra e duas abstenções. (No primeiro turno, 366 votaram a favor.) O baiano Bebeto (PSB) foi o único parlamentar que, tendo votado a favor no primeiro, virou no segundo. O resto da diferença se explica por faltas e abstenções. Agora, o projeto segue para o Senado, que também votará em dois turnos. Pelos cálculos do governo, a aprovação final deve ocorrer entre 13 e 14 de dezembro.
 
O Estadão tem um vídeo de dois minutos para explicar a proposta de emenda constitucional.
 

Clima ruim na Praça dos Três Poderes

Não bateram bem, no Supremo, as reclamações do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), a respeito da operação da PF contra a Polícia do Senado. Após afirmar que respeita o Poder Legislativo, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, seguiu: “Queremos também, queremos não, exigimos o mesmo e igual respeito para que a gente tenha democracia.”
 
Renan e Temer pediram uma reunião hoje com a ministra. Querem desanuviar o clima pesado. Mas ela não deve ir. E quem fica preocupado é o presidente da República. Renan está acuado por conta da Lava Jato. Mas Temer precisa de seu empenho na aprovação da PEC do Teto, no Senado.
 

Curtas

O candidato Marcelo Crivella (PRB), que lidera a corrida para prefeitura do Rio, suspendeu no último momento sua ida para entrevistas na rádio CBN e RJTV.  Ele vem criticando a imprensa por revelações a respeito de seu passado, nos últimos dias. Em Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS) deu sua entrevista ao MGTV.

Datafolha no Rio dá a Crivella 46% das intenções de voto contra 27% de seu adversário, Marcelo Freixo (PSOL). Brancos, nulos e não sabem somam 27%. É o terceiro levantamento neste turno e os números variaram quase nada desde o dia 6 de outubro. (Folha)

Datafolha em Belo Horizonte aponta a virada já captada pelo Ibope, com Alexandre Kalil (PHS) levando 34% e, João Leite (PSDB) encostado, com 31%.

Datafolha no Recife mantém Geraldo Júlio (PSB) em primeiro com 50% contra 34% de João Paulo (PT).

Ibope no Recife também saiu e põe Geraldo Júlio com 54% das intenções de voto contra 36% de João Paulo. Brancos, nulos e não sabem somam 10%.

João Doria convidou Boni para a secretaria de Cultura de São Paulo. (Estadão)

A Lava Jato investiga se a cobertura de Lula em São Bernardo foi comprada pela Odebrecht. (Globo)

Nos Estados Unidos, onde as eleições dependem dos resultados de cada estado, líderes do Partido Republicano estão preocupados. Em locais nos quais o voto antecipado é legal, os democratas estão em vantagem. Isto inclui estados decisivos como Nevada e Carolina do Norte. O desânimo de eleitores republicanos com a candidatura presidencial de Donald Trump traz uma preocupação maior: acaso decidam sequer aparecer perante as urnas, ficam ameaçados também os candidatos ao Senado. E isto pode dar aos democratas maioria na Câmara Alta, segundo o site americano Politico.

Após uma semana de batalha, as tropas iraquianas estão próximas da periferia de Mossul. O Estado Islâmico tem feito ataques a cidades vizinhas, para distrair, e usado caminhões blindados bomba dirigidos por suicidas para impor medo aos adversários. Teme-se o uso de escudos humanos. São 30 mil soldados contra quatro mil guerrilheiros.

Viver

Adeus ao Capita

“Fico triste”, disse Pelé. “Não era um capitão como outro qualquer”, seguiu Gérson, “ele era o cara.” E Paulo César Caju arrematou: “Tanta gente ruim no mundo, aí Jesus Cristo vem e leva o Carlos Alberto Torres.” Seus colegas daquela seleção têm, todos, lembranças carinhosas.
 
Era um homem gentil que fez um dos mais elegantes gols da Copa de 1970, o quarto do Brasil 4 x 1 Itália, que garantiu o tricampeonato. O GloboEsporte.com desenhou aquele gol, que pode ser visto com a narração original. Seus colegas o chamavam de capita. Carlos Alberto tinha 72 anos. Infarto fulminante.

O americano John John Florence conquistou o título mundial de surfe. (Globo)

Em Porto Alegre, Uber regulamentado

Carros emplacados fora da capital gaúcha estão proibidos de prestar o serviço e os motoristas terão de pagar uma taxa mensal de R$ 73. A lei exige, ainda, um mínimo de 20% de mulheres condutoras.
 
Enquanto isso, nos EUA, o primeiro caminhão autômato do Uber fez uma viagem. Sem motorista, levou duas mil caixas de cerveja de Fort Collins até Colorado Springs, um trajeto de 190km.

Enquanto isso, segundo a Folha, o Waze planeja oferecer serviço de carona compartilhada. O Brasil é o segundo do mundo em popularidade do app israelense comprado pelo Google.
 

Curtas

Relatório da ong internacional Oxfam contabiliza em 74 o número de ativistas ligados ao meio ambiente e direitos humanos no campo que foram assassinados no Brasil, entre janeiro de 2015 e maio de 16. As vítimas incluem líderes indígenas e trabalhadores sem terra. Nesta categoria, o país é o mais violento da América Latina. (Folha)

Cerca de 20% do território chinês é formado por desertos. E, por conta das mudanças climáticas, eles estão se expandindo. Criam uma nova forma de migrantes internos: os refugiados do clima. O governo do país subsidia quem deseja ficar. Tenta conter o processo. A história está contada no New York Times, em uma bela reportagem multimídia na qual fotografias e vídeos se entrelaçam com o texto.

Coca-Cola (6%), Omo (6%), Nike (4%), Samsung (3%) e Nestlé (3%) são as marcas citadas espontaneamente com mais frequência pelos brasileiros, segundo o levantamento da pesquisa Top of Mind de 2016. As posições não variaram de um ano para cá.

Cotidiano Digital

O Facebook vai flexibilizar suas regras sobre nudez e violência. Antes, a proibição era rígida. A partir desta semana, quando há valor jornalístico, fotos e vídeos serão permitidos. Dois casos recentes provocaram a mudança. No caso de violência, uma moça americana filmou a morte de seu namorado, assassinado a tiros por um policial. No primeiro momento, o vídeo foi retirado do ar. E posts noruegueses que tinham a foto histórica de uma menina vietnamita que foge de sua vila bombardeada com napalm, nos anos 1970, foram também apagados. A nova regra não entra no mérito de qualquer discussão artística. (Em inglês)

O homem que hackeou o celular da primeira-dama Marcela Temer foi condenado a 5 anos, 10 meses e 25 dias de prisão. Silvonei José de Jesus Souza tentou chantagem, pedindo R$ 300 mil para não vazar fotos e áudios. Segundo o Painel, da Folha, condenação recorde em apenas seis meses após a abertura do inquérito.

A Microsoft realizará hoje um evento para anunciar novidades a respeito do Windows 10, o tablet Surface e, possivelmente, Xbox. Haverá transmissão ao vivo a partir do meio-dia (Brasília).

Dois mil moradores de Habana Vieja, o centro da capital cubana, serão os primeiros cidadãos do país a ter acesso de banda larga residencial à internet. Isso ocorrerá até dezembro. Em 2017, o governo promete expandir para outras regiões e levar a rede para os celulares.

Cultura

As melhores séries desconhecidas do Netflix, de acordo com o Business Insider. Dentre as disponíveis no Brasil da lista estão o drama familiar americano Bloodline, a comédia britânica Peep Show e o suspense da BBC Top of the Lake.

Tóquio talvez seja a melhor cidade do mundo para ouvir música. E, na ausência de sons, a reportagem em inglês tem belas fotos.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.