Novo ministro da Previdência já é alvo no Congresso

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail
Assine agora. É grátis.
A troca de comando no Ministério da Previdência não deve estancar a crise deflagrada pela revelação de um esquema bilionário de fraudes no INSS. Na sexta-feira, após uma longa fritura, o ministro Carlos Lupi (PDT) entregou o cargo, e foi logo anunciado que Wolney Queiroz, secretário-executivo do ministério, assumiria a pasta. Como conta a Coluna do Estadão, já há uma fila de parlamentares da oposição com requerimentos para que Queiroz vá ao Congresso explicar como a fraude aconteceu e o que está sendo feito para evitar que se repita. Um dos motivos para a queda de Lupi foi a revelação de que ele recebeu em meados de 2023 a denúncia sobre o esquema ilegal de descontos em benefícios, mas só tomou providências no ano seguinte. A oposição deve centrar fogo no fato de Queiroz também ter participado da reunião em que a fraude foi denunciada. (Estadão)
A escolha do novo ministro, homem de confiança de Lupi, é apontada como uma tentativa de serenar os ânimos no PDT, que chegou a ameaçar deixar a base de apoio do governo Lula. A troca, porém, não agradou a um dos principais caciques do partido e crítico contumaz do governo: o ex-ministro Ciro Gomes. “Estou muito envergonhado! Isto é uma indignidade inexplicável”, escreveu ele em resposta à nota da legenda no X parabenizando o novo ministro. A posição de Ciro, porém, é minoritária no PDT. (Globo)
Eliane Cantanhêde: “Se PF e CGU apuraram e atuaram firmemente, Lula não teve agilidade, ou força política, para entrar no vácuo, demitir rapidamente Lupi, convencer o PDT e nomear para a vaga alguém de boa estatura, fora da política, o mais distante possível do escândalo e capaz de emprestar seu nome e credibilidade às investigações e medidas. Não. Lula optou por um “companheiro” e por manter o PDT sob suas asas. Pensou pequeno”. (Estadão)
A proposta do governo para ressarcir vítimas lesadas pelo esquema deve prever a criação de um sistema para contestações. O plano foi discutido por INSS e AGU na sexta e batizado de Plano de Ressarcimento Excepcional. A ideia é que, depois de o aposentado apresentar o registro, a gestão federal faça a análise para saber se houve ou não a autorização para a dedução. A proposta ainda deve passar por análise da Casa Civil. Ainda não está claro com quais recursos os aposentados serão ressarcidos — os bens recuperados dos investigados podem ser insuficientes. (Globo)
E a prometida reforma ministerial segue a passos lentos, sem abrir espaço para mais nomes da base aliada. Lula já avisou à ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que ela será substituída por Márcia Lopes, ex-titular do Desenvolvimento Social e muito próxima do presidente. O anúncio oficial deve ser feito ainda hoje, já que Lula viaja na terça-feira para a Rússia, onde participa das comemorações pelos 80 anos da vitória sobre os nazistas na Segunda Guerra. (CNN Brasil)
O ex-presidente Jair Bolsonaro deixou neste domingo o hospital DF Star, onde ficou internado por 22 dias, devido a uma cirurgia para desobstruir o intestino e reconstruir a parede abdominal. Foi sua décima operação em decorrência do atentado a faca que sofreu durante a campanha presidencial de 2018. O ex-presidente vai continuar o tratamento em casa e, por orientação dos médicos, não pode participar de aglomerações. Ao deixar o hospital, ele abraçou apoiadores e voltou a pedir anistia aos condenados pela tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023. (Poder360)
Embora ao tomar posse em seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump tenha jurado “preservar, proteger e defender a Constituição”, ele mesmo declarou, em entrevista ao programa Meet the Press (íntegra), não saber se “deve ou não cumpri-la”. Ele argumentou que o rápido cumprimento de seu programa de deportações em massa teria precedência sobre o devido processo legal, previsto na Quinta Emenda à Constituição. Na mesma entrevista, Trump negou que pretenda disputar um terceiro mandato, o que também é vetado pelo texto constitucional. “Serei um presidente de oito anos”, afirmou. (NBC)
Grupos católicos dos EUA e autoridades eclesiásticas criticaram duramente a publicação por Trump de uma imagem, gerada por inteligência artificial, na qual o presidente aparece vestindo a indumentária do papa. A ilustração foi divulgada por Trump em sua rede Truth Social e compartilhada pelo perfil oficial da Casa Branca no X. A conta da Conferência Católica do Estado de Nova York respondeu: “Não há nada de inteligente ou engraçado nessa imagem, sr. Presidente”. (NPR)
Trump ainda anunciou que vai determinar a reabertura da prisão de Alcatraz, símbolo de brutalidade policial, e taxar os filmes feitos fora dos EUA em 100%. (UOL e Folha)
Enquanto isso... O secretário de Estado de Trump, Marco Rubio, arranjou encrenca com o governo da Alemanha ao dizer que o país é uma “tirania disfarçada”. O motivo foi a classificação do partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD), segundo colocado nas eleições legislativas, como “organização extremista” e “risco à democracia” pelo órgão governamental de defesa da Constituição, o que permite o monitoramento de seus líderes pelo serviço secreto. “A Alemanha deu à sua agência de espionagem novos poderes para fiscalizar a oposição. Isso não é democracia, é tirania disfarçada”, tuitou Rubio. O ministério do Exterior Alemão respondeu que a decisão foi resultado de “uma investigação rigorosa e independente”. “Aprendemos com nossa História que o extremismo de direita tem de ser contido”, completou. (AP)
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu neste domingo que seu país vai contra-atacar o grupo iemenita Houthi e “seus mestres terroristas do Irã” após um míssil lançado pela milícia islâmica atingir a faixa de segurança do Aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, o maior do país. “Não vai acontecer num estouro, mas serão vários estouros”, escreveu o premiê em suas redes sociais. Empresas aéreas dos Estados Unidos e da Europa cancelaram seus voos pelos próximos dias até ficar claro se o espaço aéreo do aeroporto está seguro. O ataque foi considerado uma falha gravíssima do sistema de defesa aérea israelense, tido como um dos mais eficientes do mundo. (Guardian)
A exemplo do que aconteceu no Canadá, a esquerda australiana reverteu na reta final a tendência nas pesquisas e venceu as eleições parlamentares do último sábado, garantindo mais um mandato para o primeiro-ministro Anthony Albanese, do Partido Trabalhista. Até o início do ano, o oposicionista Partido Liberal, de centro-direita, liderava com folga, puxado pela insatisfação com o custo de vida e os preços dos imóveis. Mas nas últimas semanas os trabalhistas fizeram uma campanha pesada associando o líder liberal, Peter Dutton, a Donald Trump, a ponto de Dutton perder a cadeira que ocupava há 24 anos no Parlamento. (CNN)
Quem lidera, entende primeiro. Grandes tomadores de decisão já assinam o Meio Premium. Porque informação não é apenas saber o que aconteceu, mas entender o que vem por aí. Seja Premium e receba duas newsletters exclusivas por semana, acesso ao nosso streaming com catálogo da PBS e produções especiais, descontos, discussões com nossa comunidade e bastidores. Jogue em outro nível. Assine hoje.
Viver
A Petrobras pediu ao Ibama uma manifestação positiva até o dia 15 de maio para dar sequência aos preparativos de perfuração na Foz do Amazonas. Em carta enviada ao presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, e obtida pela Reuters, a estatal informou que a sonda ODN II já está na Baía de Guanabara para um trabalho de limpeza, etapa que antecede a operação e visa evitar contaminações ambientais. O projeto, considerado estratégico pelo governo por seu potencial de revelar um “novo pré-sal”, ainda enfrenta resistência por riscos socioambientais na costa do Amapá. Segundo a empresa, a autorização do Ibama também é necessária para a realização de uma simulação de emergência e vazamento, outra exigência que antecede a perfuração. (Reuters)
Pesquisa do Datafolha mostra que, entre os brasileiros que dizem consumir álcool — 51% da população —, 53% reduziram a ingestão de bebida no último ano. A pesquisa ouviu 1.912 pessoas maiores de 18 anos em 113 municípios brasileiros. Entre os que responderam que não bebem, saúde é o principal motivo (34%); outros 21% não gostam do sabor, enquanto 13% mencionam motivos religiosos. A redução do consumo é uma tendência mundial, principalmente entre os mais jovens. No Brasil a faixa etária dos 18 aos 34 anos lidera a ingestão de bebidas alcoólicas. (Folha)
Para ler com calma. O vínculo emocional entre humanos e animais de estimação influencia na maneira como organizamos e projetamos espaços para essa convivência. No lar ou nos espaços públicos, a arquitetura está reinterpretando elementos em prol de uma experiência que cultive um ambiente saudável e simbiótico. Uma coluna espessa, por exemplo, pode se tornar uma superfície de escalada divertida para animais. Veja espaços que foram criados para o companheirismo e que atendem às necessidades mútuas de humanos e animais. (ArchDaily)
Cultura
Monstrinhos em festa. Lady Gaga fez no sábado o maior show de sua carreira, nas areias de Copacabana. Antes de subir ao palco, o público, estimado pela prefeitura em 2,1 milhões de pessoas, acompanhou a leitura do “Manifesto de Mayhem", que representa a fase atual da artista e fala de transformação. O show foi marcado por coreografias impactantes e performances. Lady Gaga surgiu em cima de uma gaiola e cantou Abracadabra. Muitos fãs chegaram na areia antes do amanhecer e enfrentaram sol escaldante para garantir um lugar próximo ao palco. Lady Gaga disse, em post no Instagram, que perdeu o fôlego de tanta emoção, ao ver a multidão de brasileiros em Copacabana. A imprensa internacional também repercutiu o megashow. (g1)
Confira as principais imagens do show. (g1)
Mas nem tudo foi festa. A Polícia Civil do Rio e o Ministério da Justiça e Segurança Pública identificaram uma ameaça de ataque a bomba no show. De acordo com a investigação, os criminosos estavam recrutando pessoas em plataformas digitais para fazer um atentado com explosivos improvisados e coquetéis molotov. O plano era tratado como um “desafio coletivo” para atingir o público LGBTQIA+. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão contra nove alvos. Um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo no Rio Grande do Sul e um adolescente foi apreendido por armazenamento de pornografia infantil no Rio. Nas redes dos envolvidos foram encontrados discursos de ódio, pedofilia e automutilação. (CNN Brasil)
Falando em divas, Barbra Streisand anunciou o lançamento de um novo álbum de estúdio, com onze faixas de duetos. The Secret of Life: Partners, Volume Two, uma continuação do disco Partners, de 2014. O novo álbum estará disponível em 27 de junho pela Columbia Records. Dessa vez Streisand faz duetos com Paul McCartney, Bob Dylan, James Taylor e Sting, dentre outros. As cantoras Mariah Carey e Ariana Grande participam da faixa One Heart, One Voice. O roqueiro irlandês Hozier gravou The First Time I Saw Your Face, faixa já disponível. (UOL)
Cotidiano Digital
A OpenAI vai mudar a maneira com que lança atualizações dos modelos que alimentam o ChatGPT. A decisão veio após o modelo GPT-4o passar a bajular usuários de forma exagerada, o que virou meme nas redes sociais. As respostas eram tão aduladoras que começaram a soar falsas, até quando a pergunta era absurda ou perigosa, como quando um usuário disse ter abandonado medicamentos e recebeu apoio. Agora, a empresa promete mais transparência: criará uma fase de testes com usuários selecionados antes de cada lançamento, publicará explicações sobre limitações conhecidas e, se identificar problemas como alucinação, engano ou personalidade desregulada, pode barrar a liberação do modelo. (TechCrunch)
Volta a Vice City adiada. A Rockstar Games anunciou que Grand Theft Auto VI será lançado apenas em 26 de maio de 2026, adiando em quase um ano a previsão inicial. O estúdio disse aos fãs que precisa de mais tempo “para entregar o nível de qualidade que você espera e merece”. Além da frustração entre os gamers, a notícia impactou o mercado. As ações da Take-Two, controladora da Rockstar, caíram 8% no pré-mercado da Nasdaq. GTA VI se passará em Vice City, sátira de Miami, e terá a primeira mulher protagonista da franquia. Mais informações do game podem vir no próximo balanço da Take-Two, marcado para 15 de maio. (The Verge)
Informação de verdade muda conversas, afeta a tomada de decisões e movimenta o país. Com o Pioneiros, nosso programa de indicações, você ajuda a levar nosso conteúdo para mais gente que também está cansada de extremos e quer clareza para pensar por conta própria. Indique para amigos, colegas de trabalho e familiares.



