O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.
Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Nas telas, a revolta que o Brasil tentou apagar

“Malês”, dirigido por Antônio Pitanga, retrata uma rebelião de muçulmanos escravizado na Bahia do Período Regencial. Foto: Divulgação

Conhecido como Período Regencial, o intervalo entre a abdicação de D. Pedro I em 1831 e a entronização de D. Pedro II em 1840 foi marcado por revoltas de Norte a Sul do Brasil. Algumas, como a Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul, se tornaram símbolos da identidade local. Uma delas, porém, passou quase 200 anos sem receber a devida atenção, a Revolta dos Malês, na Bahia, em 1835. Pois esse momento único na nossa História chega aos cinemas nesta quinta-feira pela visão do veterano Antônio Pitanga, que dirige e estrela Malês. O termo é a palavra nagô para se referir aos muçulmanos, grupo que começou a rebelião de escravizados, reprimida com a previsível violência pela elite branca. Rocco e Camila Pitanga, filhos o cineasta, também estão no elenco.

PUBLICIDADE

Lá se vão 24 anos desde que Dwayne Johnson, então conhecido como The Rock, trocou os ringues de luta livre pelo cinema em O Retorno da Múmia. Mas eis que ele volta ao universo da pancadaria em Coração de Lutador para interpretar Mark Kerr, um dos maiores nomes do MMA nas décadas de 1990 e 2000. Kerr começou na luta livre (de verdade, não a teatral da TV) ainda na escola e conquistou dezenas de medalhas até enveredar pelo vale-tudo em 1997, vencendo um campeonato no Brasil. Com a fama, porém, vieram os excessos, colocando em risco sua carreira e a relação com a namorada Dawn, vivida por Emily Blunt.

Ainda na seara esportiva, GOAT (sigla em inglês para Maior de Todos os Tempos) conta a história do jovem e promissor quarterback de futebol americano Cameron Cade (Tyriq Withers), que sofre um acidente antes do que seria sua grande chance no esporte. Quando sua carreira parece abortada, ele recebe um convite para treinar com seu maior ídolo, o veterano Isaiah White (Marlon Wayans) na mansão isolada em que este vive com a mulher, a influenciadora Elsie White (Julia Fox). O problema é que Isaiah vai se revelando cada vez mais desequilibrado e perigoso. Wayans, mais conhecido pelos papéis cômicos como o impagável Shorty de Todo Mundo em Pânico, dá arrepios como o ex-atleta milionário e perturbado.

Falando em perturbação, Os Estranhos: Capítulo 2 retoma a narrativa onde terminou o longa anterior, lançado no ano passado, na verdade um reebot do filme de 2008 com Liv Tyler. O Capítulo 1 e mais ou menos a mesma história, um grupo de mascarados invade uma casa isolada e comete todo o tipo de violência contra um jovem casal de férias. A diferença é que, na versão de 2024, tenta-se dar uma identidade aos assassinos sem rosto. Agora, a história gira em torno de Maya, a vítima do filme anterior, que sobrevive ao ataque e agora vive em constante paranoia, certa de que os maníacos querem terminar o serviço e sem saber se eles são algumas das pessoas a sua volta.

A essa altura já está estabelecido que filmes de animação não são necessariamente infantis. Um bom exemplo é o longa coreano Crônicas de Exorcismo: O Início, de Kim Dong-Chul, com sangue aos borbotões para contar a história do Padre Park, um médico que se torna sacerdote, mas acaba excomungado por se envolver em exorcismos. Anos depois, um amigo o procurar para salvar um menino com poderes sobrenaturais das garras do mal.

Já para as crianças, a pedida é Missão Pet, onde um guaxinim chamado Falcão (isso é motivo de piada na trama) se infiltra em um trem para roubar comida sem saber que a composição está para ser sequestrada por um texugo, que primeiro dá um jeito de fazer os humanos saírem — não, não faz qualquer sentido, mas tudo bem. Falcão e os animais do compartimento de carga terão de se unir para enfrentar o vilão. Basicamente uma mistura de Os Sem-Floresta e Trem-Bala com uma animação digital não tão bem-acabada. Ao menos mantém a gurizada entretida por quase uma hora e meia.

Confira a programação completa nos cinemas da sua cidade. (AdoroCinema)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.