O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.
Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Contos de Natal do Meio

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail

Assine agora. É grátis.

Há alguns anos, o Meio mantém uma tradição: na última Edição de Sábado de cada ano, publicamos um conto de Natal inédito. Não como um gesto protocolar, mas como um convite à reflexão. Um tempo de leitura que ajuda a pensar o ano que termina, o país que somos e as histórias que nos atravessam.

PUBLICIDADE

Ao longo dos anos, esses contos formaram um conjunto singular. Textos escritos por autores convidados, atentos ao presente, que usam o Natal menos como cenário e mais como lente para falar de afeto, conflito, desigualdade, memória e imaginação.

Reunimos abaixo todos os contos de Natal já publicados. Cada um deles vem acompanhado de uma breve apresentação para situar a leitura. Aproveite!

O Primeiro Choro

Por Maria José Silveira

Ambientada em uma Altamira transformada pela construção da Usina de Belo Monte, a história acompanha Mãe Chica, sua família e seus laços com a comunidade na véspera de Natal. Entre tensões, memórias e afetos que resistem, o conto revela como a dureza da vida no Xingu se mistura à celebração.

Conto de Natal

Por Sérgio Rodrigues

Zé abandona a carreira no futebol para proteger Mary, sua prima grávida, após ela sofrer violência do líder religioso local. Na fuga, os dois reinventam seus laços e tentam garantir o nascimento da criança. Uma releitura contemporânea e crítica dos símbolos natalinos.

Doze Presentes

Por Ignácio de Loyola Brandão

Um menino do interior cresce sonhando em ganhar um presente de Natal: assistir a um grande jogo de futebol. Anos depois, um encontro inesperado com jogadores transforma esse desejo antigo em uma experiência generosa e inesquecível.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.