Algumas das festas mais quentes da quarentena estão nos games
Numa sexta recente, milhares de de pessoas se encontraram no terraço de um club da moda no Brooklin para ouvir um show do grupo de música eletrônica canadense Crystal Castles. A festa não violava nenhuma das regras de distanciamento social de Nova York. Era um show virtual, dentro do Minecraft. Neste caso, recriando o Elsewhere, club underground da região de Bushwick. No Minecraft, o club se chama Elsewither. Uma colaboração do club com uma turma de engenheiros e uma animada festa LGBTQ itinerante de Los Angeles.
Em 8 de maio, umas 2.400 pessoas visitaram a Elsewither entre seis da tarde e meia noite para ouvir shows do Pussy Riot, Rina Sawayama, uma cantora pop japonesa e a nossa Pabllo Vittar, além de 18 outros artistas. O show foi transmitido ainda via streaming para outras 30 mil pessoas que assistiam pelo Twitch, a plataforma de transmissão de vídeos de games comprada pela Amazon em 2014. Nesses dias em que começa a bater uma fatiga das festas pelo zoom, games começam a se tornar uma experiência interessante para curtir uma festa durante a quarentena.
Assista: apresentação da banda de rock American Football na Elsewither mês passado. (Youtube)
Enquanto alguns preferem essa experiência de clubs menores, em que se conhece os habituês, outros gostam de grandes festivais. Estes também estão rolando por aí. O Fortnite, que já tinha lançado a moda no começo do ano passado, quando fez um show do Dj Marshmello (Youtube) para mais de 10 milhões de pessoas, bateu seu recorde no final de abril com o show de Travis Scott, que foi visto por 14 milhões (Youtube).
Aqui no Brasil, o Avakin Life, game para celular, transmitiu o primeiro show virtual de um artista de rap brasileiro, o Haikaiss, que ficou disponível no jogo entre os dias 15 e 17 de março. Cerca de 2,5 milhões de pessoas assistiram, ao menos, parte do show enquanto ele esteve no ar.
Podcast. Carlos Estigarribia, da Avakin Life pro Brasil e América Latina, e Gabriel Amaral, da Som Livre, contam detalhes da ação e debatem o que pode vir por aí.