Caso Master: encontros de Moraes e Galípolo lançam sombra sobre o STF

Ministro do Supremo teria procurado o presidente do BC para interceder em favor do Banco Master, cliente do escritório de sua esposa. Indulto de Natal deixa de fora condenados por tentativa de golpe, mas Moraes concede prisão domiciliar a Augusto Heleno. Primeiro foguete comercial brasileiro explode após o lançamento. Cinema brasileiro encerra anos histórico com Oscar e prêmios em Cannes e Berlim. E esquenta a briga da Netflix e da Paramount pelo controle da Warner Brothers.
Motta cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Mesa da Câmara determinou a perda dos mandatos sem passar pelo plenário para evitar novo conflito com o STF. Ação da PF contra fraudes no INSS investiga senador e prende o número dois no Ministério da Previdência, demitido em seguida. Supremo confirma inconstitucionalidade do marco temporal para demarcação de terras indígenas. TikTok fecha acordo para vender operação nos EUA a investidores americanos. Trump assina decreto que recomenda classificar maconha como droga menos perigosa. E confira as dicas da agenda cultural para São Paulo e Rio.
Senado aprova dosimetria, que Lula promete vetar

Projeto reduz as penas dos condenados pela tentativa de golpe e foi votado após acordo com o líder do governo para destravar a pauta econômica no Senado, o que irritou Lula. O PT promete recorrer ao STF, alegando que o texto foi mudado e teria de voltar para a Câmara. Apenas 63 cidades brasileiras estão perto de universalizar o saneamento básico. Warner rejeita oferta de compra pela Paramount e insiste em acordo com a Netflix. E confira as estreias desta quinta-feira nos cinemas.
Os limites éticos do ‘poder moderador’ da República

O Supremo Tribunal Federal não se tornou o centro do sistema político brasileiro por acaso, nem por voluntarismo de seus ministros. Esse deslocamento é resultado de um longo processo iniciado com a Constituição de 1988, aprofundado pela fragmentação do sistema partidário, acelerado pela crise de governabilidade do presidencialismo de coalizão e consolidado após 2013, quando a política passou a transferir sistematicamente seus impasses para o Judiciário. Desde então, o STF deixou de ser apenas uma corte constitucional para se tornar instância arbitral permanente de conflitos estruturais — eleitorais, federativos, econômicos e culturais — que a política já não consegue resolver por si mesma.
Trump ordena ‘bloqueio total’ a petroleiros da Venezuela

Presidente americano deixa de lado retórica das drogas e acusa Venezuela de ter “roubado óleo, terras e bens” dos EUA. Pesquisa Genial/Quaest traz Flávio Bolsonaro à frente dos governadores, mas com Lula na liderança em todos os cenários. A pedido da prefeitura e do governo de São Paulo, governo federal vai rescindir contrato da Enel. “O Agente Secreto” entra na pré-seleção de candidatos ao Oscar. E o Instagram lança nos EUA projeto-piloto para exibir Reels em aparelhos de TV.
