Trump volta a atacar Brasil e Lula diz que não ‘andará de joelhos’

Presidente dos EUA acusa Brasil de ser parceiro comercial “horrível” e Lula reage, afirmando que país vai buscar outros mercados. Alexandre de Moraes pede para que Cristiano Zanin marque julgamento da tentativa de golpe, que deve ser no começo de setembro. Projeto do Planalto para regulação de redes prevê suspensão de plataformas por até 60 dias. Documento expõe que IA da Meta podia flertar com crianças. E Milton Hatoum se torna imortal da ABL.
Bolsonaro alega falta de provas e pede absolvição ao STF

Defesas de Braga Netto, Augusto Heleno e Anderson Torres também apresentaram seus argumentos e julgamento deve acontecer em setembro. EUA escalam crise com Brasil ameaçando revogar vistos de autoridades que atuaram no programa ‘Mais Médicos'. Lula apresenta pacote para enfrentar tarifaço americano. A briga entre Elon Musk e Apple por parceria com OpenAI. E as estreias do cinema.
A ascensão do autoritarismo legislativo

O século 21 trouxe uma nova ameaça à democracia na América Latina. Esse perigo não vem de golpes militares ou de presidentes que usurpam seu poder, mas de um lado mais surpreendente: de legislaturas eleitas pelo povo. Os estudos sobre o retrocesso democrático enfatizam os perigos do “engrandecimento do Executivo”, com o Poder Legislativo sendo visto como uma das ferramentas que o Executivo usa ao tentar concentrar o poder. Esse relato, entretanto, não pode explicar casos contemporâneos, como os da Guatemala e do Peru, onde fortes tendências autoritárias se manifestaram no próprio Poder Legislativo.
Vídeo de Felca adia pressão por fim de foro no Congresso

Pesidente da Câmara, Hugo Motta, aproveita repercussão do vídeo para direcionar trabalhos da Casa para projetos de combate à “adultização” e escapar de pressão das pautas bolsonaristas. Planalto também deve usar o momento para apresentar projeto de regulação das redes sociais. Presidente Lula vai anunciar hoje pacote de medidas de socorro para produtores brasileiros diante do tarifaço de Donald Trump. Perplexity AI faz oferta de US$ 34,5 bilhões pelo navegador Chrome, do Google. E Taylor Swift anuncia seu 12º álbum.
Xi diz a Lula querer trabalhar por ‘autossuficiência do Sul Global’

Presidente chinês falou por cerca de uma hora com Lula e deu apoio ao brasileiro na defesa da soberania nacional. Fernando Haddad diz que ação de Eduardo Bolsonaro levou secretário do Tesouro dos EUA a desmarcar reunião. Depois de vídeo do youtuber Felca, Congresso deve pautar projetos de proteção de crianças nas redes. Uber lança selo de verificação de usuários no Brasil. E a estreia da cinebiografia de Bruce Sprigsteen em Nova York.
Netanyahu promete ‘terminar o trabalho’ em Gaza

Mesmo sob intensa crítica internacional e protestos de parentes dos reféns, primeiro-ministro de Israel diz que ofensiva para eliminar Hamas vai ser executada. Um ataque israelense em Gaza mata cinco jornalistas da ‘Al Jazeera’, enquanto membros do Hamas devem chegar ao Egito para negociar cessar-fogo. Lula veta trechos do PL do Licenciamento Ambiental e prepara novo texto para mandar ao Congresso. Executivo da xAI deixa cargo e cita diferenças com Elon Musk. E o adeus a Arlindo Cruz.
Edição de Sábado: Política movediça

Os ventos do Norte podem não mover muitos moinhos. Mas a intervenção operada por Donald Trump na política brasileira, via tarifaço, Magnitsky e ameaças, produziu pelo menos um vendaval: Jair Bolsonaro está preso. Na jovem democracia brasileira, com todas as suas conquistas e falhas, testemunhar a prisão de um ex-presidente pode ser um momento histórico, mas não é inédito. E a comparação com as anteriores — e com suas consequências políticas — torna-se exercício quase imediato.
Blindagem da Justiça une Centrão e bolsonaristas na Câmara

Fim do foro privilegiado e autorização do Legislativo para que parlamentares sejam investigados estão entre as pautas que encerraram motim. Lula almoça com Gilberto Kassab e alerta sobre risco de Centrão apoiar pautas que atrapalhem o Brasil. OpenAI lança GPT-5 com avanços em codificação e escrita. PL do licenciamento deve ser vetado parcialmente. E as dicas culturais da Ladrilho Hidráulico.
Motta aceita negociar foro privilegiado e anistia por fim de motim bolsonarista

Depois de 30 horas de ocupação de parlamentares da oposição, incluindo do PP e do União Brasil, presidente da Câmara retomou o controle da Casa em troca de colocar fim do foro e anistia em votação. Brasil recorre à OMC contra tarifaço de Trump. Preços abusivos de hospedagem na COP30 levam ao primeiro cancelamento de vinda de chefe de Estado. Instagram libera repostagem de posts. E as estreias do cinema.
Trump e o Brasil: Bolsonaro, negócios e hegemonia

Donald Trump tem um olhar personalista e transacional sobre a realidade. Um olhar diretamente vinculado ao fato de que o atual presidente dos Estados Unidos é produto político de um processo de sublevação sociocultural. Isto quer dizer que, ao mesmo tempo em que o cidadão médio da América viu o poder de compra diminuir e suas oportunidades de ganhar a vida serem impactadas por forças “estranhas” — a imigração e a concorrência dos chineses —, esse mesmo cidadão também foi se fechando em um caixa de ressonância em busca de soluções para as incertezas que se colocavam em seu presente e os impactos delas em seu futuro.