Mortes no Irã passam de 2 mil e Trump incentiva novos protestos

Apesar da repressão brutal por parte dos aiatolás, manifestantes seguem nas ruas exigindo o fim do regime, enquanto os EUA renovam as ameaças a Teerã. Pesquisa Meio Ideia mostra o peso da religião na preferência dos votos, com a reeleição de Lula apoiada por católicos e rejeitada por evangélicos. Problemas médicos fazem a Nasa trazer de volta astronautas antes do previsto. Manas, de Marianna Brennand, é indicado ao prêmio Goya de melhor filme ibero-americano. E o Cade investiga a Meta por restringir o uso de ferramentas de IA de terceiros no WhatsApp.
Meio Ideia: Tarcísio é o mais competitivo contra Lula
Prezadas leitoras, caros leitores —
Meio Ideia: Tarcísio encosta em Lula no segundo turno

Primeira pesquisa eleitoral do ano, parceria do Meio e do Instituto Ideia, mostra o governador de São Paulo com 42,1% das intenções de votos no segundo turno, em empate técnico com o presidente, que lidera com 44,4%. Levantamento ainda aponta a segurança pública e a percepção da economia como os pontos fracos do governo no ano eleitoral. Enquanto reprime brutalmente manifestantes, regime do Irã admite negociar com os EUA. Exploração de petróleo venezuelano pode consumir 13% do orçamento de carbono global. Após vencer o Globo de Ouro, O Agente Secreto recebe mais três indicações de prêmios da crítica. E a Paramount processa a Warner por falta de dados e acordo de venda para a Netflix.
Brasil brilha em dobro no Globo de Ouro

O Agente Secreto, de Kléber Mendonça Filho, é escolhido melhor filme de língua não inglesa, enquanto Wagner Moura ganha o inédito título de melhor ator em drama. Hamnet foi o melhor filme em drama e Uma Batalha Após a Outra ganhou como comédia ou musical. Repressão a protestos no Irã deixa mais de 500 mortos, mas manifestantes não saem das ruas. Após criação de imagens de nudez de pessoas públicas e crianças, chatbot Grok fica restrito a usuários pagos do X. E os alertas de desmatamento caem 9% na Amazônia e no Cerrado em 2025, diz Inpe.
Edição de Sábado: As fronteiras do chavismo

Não fossem os quatro blindados e a dúzia e meia de soldados das Forças Armadas colombianas equipados com velhos fuzis de assalto, poucos diriam que algo mudou nesta última semana na Ponte Simón Bolívar, a principal ligação por terra entre a Colômbia e a Venezuela. Carros, motos e ônibus circulam de um lado ao outro sem interrupções. Milhares de pessoas cruzam a pé a ponte que liga Cúcuta, na Colômbia, a San Antonio del Táchira, na Venezuela, como se nada de especial tivesse acontecido no sábado passado, quando as forças especiais americanas atacaram Caracas e sequestraram o presidente venezuelano Nicolás Maduro. A calma e a normalidade, no entanto, são só aparentes.
Congresso retoma anistia após Lula vetar dosimetria

Senador protocola projeto que perdoa todos os envolvidos na tentativa de golpe e oposição quer tentar derrubar com urgência o veto presidencial. Justiça dos EUA reconhece liquidação do Banco Master, enquanto a PF acha indícios de que Vorcaro ordenou ataques ao BC. SP participa de estudo mundial com remédio que reduz o risco de infecção por HIV com uma dose mensal. Usos práticos da IA são destaque na CES 2026. E confira a agenda cultural para Rio e São Paulo.
Relator do caso Master recua e deve suspender inspeção no BC

Alvo de críticas do governo e do mercado, Jhonatan de Jesus garantiu a colegas do tribunal que não pensa em anular a liquidação do banco de Daniel Vorcaro. Lula veta hoje, aniversário dos ataques em Brasília, projeto que reduz penas de golpistas. EUA anunciam plano de transição na Venezuela sem falar em eleições. SUS terá seu primeiro “hospital inteligente”, com IA, telessaúde e ambulâncias com 5G. Warner rejeita proposta da Paramount e abre caminho para acordo com a Netflix. E confira as estreias de hoje nos cinemas.
Aos impérios cabe exibir os seus troféus

No ano de 46 A.C., Vercingetórix, líder militar gaulês que se opôs à ocupação romana, foi exibido como um troféu de guerra por um triunfante Júlio César pelas ruas de Roma. A procissão, um marco do processo de transformação da República Romana em Império, serve como um marcador importante de uma premissa que encontra recorrência no tempo: Impérios se perpetuam pelos seus triunfos, que são exibidos como troféus em praça pública.
EUA recuam da acusação de que Maduro chefia cartel de drogas

Apesar da mudança, o Departamento de Justiça manteve as acusações de “conspiração para o tráfico” contra o presidente deposto. Trump diz que a Venezuela aceitou entregar 50 milhões de barris de petróleo aos EUA e faz novas ameaças à Groenlândia. BC recorre contra inspeção do TCU no caso Master e é alvo de campanha de ataques nas redes. Petrobras suspende perfuração na Foz do Amazonas após “vazamento de fluido”. Morre o cineasta húngaro Béla Tarr, um dos mais aclamados do cinema europeu. Ex-cientista-chefe da Meta diz que pressão de Zuckerberg por IA o fez deixar a empresa.
Maduro diz que é inocente e que foi sequestrado pelos EUA

Presidente deposto da Venezuela foi apresentado em tribunal nova-iorquino, onde responde a acusações de narcoterrorismo, enquanto Donald Trump descarta novas eleições em curto prazo no país caribenho. Ministro do TCU autoriza inspeção no BC e agrava temor de que tente anular a liquidação do Banco Master. Anvisa autoriza testes de medicamento desenvolvido pela UFRJ que pode regenerar lesões na medula. Netflix vai lançar documentário sobre a controvertida temporada final de Stranger Things. E a Starlink planeja reposicionar 4.400 satélites para melhorar a segurança no espaço.