Edição de Sábado: Inovação, ontem e hoje

No fim do século 18, um mestre-tecelão encara um tear mecânico que promete produzir em horas o que ele leva dias para fazer. Dois séculos depois, um diretor de operações avalia se adota um sistema de IA generativa que automatiza a coleta e parte da análise de dados. A promessa é a mesma, produtividade maior e custos menores. O incômodo também: perda de controle, risco de obsolescência, deslocamento de trabalhadores. O Nobel de 2025 premia uma resposta dupla a esse drama. Joel Mokyr explica por que, a partir da Revolução Industrial, invenção deixou de acontecer em espasmos e virou processo cumulativo. Já Philippe Aghion e Peter Howitt mostram como, numa economia moderna, esse processo segue vivo por meio da destruição criativa, em que novos produtos representam mercados e empurram as firmas a se reinventarem.
Vieira e Rubio preparam encontro de Lula e Trump

Conversa entre o chanceler brasileiro e secretário de Estado dos EUA foi classificada pelo Itamaraty como “cordial”, mas pouco avançou nas discussões sobre o tarifaço imposto ao Brasil. Governo consegue barrar convocação do irmão de Lula na CPMI do INSS. Estudo diz que, se metas climáticas forem cumpridas, o mundo terá menos 57 dias de calor escaldante por ano. Microsoft aposta em IA para tornar o Windows 11 mais eficiente e prático. E confira a agenda cultural para o fim de semana no Rio e em São Paulo.
Trump autoriza ações da CIA contra o regime de Maduro

Operações podem incluir até mesmo o assassinato do presidente venezuelano. A Casa Branca não descarta ainda uma ação militar direta no país latino-americano. Chanceler do Brasil se reúne hoje com o secretário de Estado dos EUA para discutir tarifaço, mas Eduardo Bolsonaro tenta interferir. Senado do Uruguai aprova legalização da eutanásia, combatida pela Igreja, mas apoiada pela maioria da população. Pesquisa mostra que o Brasil é um dos países com maior temor em relação à inteligência artificial. E confira as estreias de hoje nos cinemas.
Minorias que berram e maiorias silenciosas

A direita brasileira é bem maior do que o bolsonarismo, mas o bolsonarismo continua se comportando como se fosse a única e verdadeira direita — e, acima de tudo, como se fosse a voz autêntica do nosso povo. De fato, uma pesquisa recente do Instituto Ideia, feita a pedido do Meio, ajuda a distinguir com precisão as coisas quando se trata do perfil da direita no país: apenas 12% dos brasileiros são efetivamente de direita e bolsonaristas, enquanto 26% se encaixam na direita, mas não são bolsonaristas — uma proporção de um terço para dois terços.
Cessar-fogo em Gaza começa com ameaças e violência

Israel condiciona entrada de ajuda humanitária no território palestino à devolução de todos os corpos de reféns, enquanto o Hamas usa execuções de supostos colaboracionistas para reafirmar controle sobre o enclave. Governo costura empréstimo bilionário de bancos públicos para salvar os Correios. MEC quer usar uma nova fórmula para medir a qualidade da aprendizagem nas escolas. Streaming faz disparar o interesse do público jovem pela MPB dos anos 1960 e 70. E o Instagram aumenta as restrições a conteúdo disponível para menores.
Sem Netanyahu, Trump assina acordo de paz para Gaza

Pacto foi firmado no Egito na presença dos principais líderes europeus e árabes, mas sem as partes envolvidas diretamente no conflito. Israelenses comemoraram nas ruas a volta dos reféns, enquanto palestinos receberam com festa seus presos libertados. Governo começa a demitir indicados de parlamentares que votaram contra MP alternativa ao IOF. OMS alerta que resistência de bactérias a antibióticos cresceu 40% em menos de uma década. Todas as canções do novo álbum de Taylor Swift ocupam o topo da parada da Billboard. Ministério da Justiça vai criar classificação indicativa para plataformas digitais e ferramentas de IA.
Hamas liberta todos os reféns israelenses ainda vivos

Últimos 20 cativos foram recebidos nesta manhã pelas Forças Armadas de Israel, e corpos dos reféns mortos devem ser repatriados ainda hoje. Donald Trump, autor do plano de paz para a região, tem recepção de herói em Jerusalém. Aposentadoria de Barroso abre guerra por vaga no STF. Segundo o IBGE, 2 milhões de lares saíram da insegurança alimentar no ano passado. Morre Diane Keaton, grande dama do cinema americano. E o governo estuda uma “versão digital” do Estatuto da Criança e do Adolescente para proteger menores nas redes.
Edição de Sábado: Dois pra lá, dois pra cá

No Nordeste, 91,4% das pessoas ganham até R$ 5 mil. No Norte, o percentual é de 85,1%. No Sudeste, que “parece rico”, são 72,3%. No Sul, “que também parece rico”, 70,8%. E, no Centro-Oeste, 68,6%. Os dados são do levantamento Brasil em Mapas, baseado na PNAD Contínua do IBGE. O presidente Lula (PT) recorreu a esses números ontem, em São Paulo. No palco montado no Centro de Convenções Rebouças, durante a cerimônia de lançamento de um novo modelo de crédito imobiliário, voltado a ampliar o acesso da classe média à casa própria, o petista discursava ligeiramente mais enfurecido do que o habitual. Tentava desenhar o Brasil e a camada para a qual direciona a maioria de suas políticas. E preparava o terreno para avançar contra o Legislativo.
María Corina Machado, opositora de Maduro, ganha o Nobel da Paz

Comitê Nobel usa premiação da líder venezuelana como um alerta para os retrocessos da democracia em diversas partes do mundo. Após uma reunião ministerial tensa, o governo de Israel aprovou o acordo de paz com o Hamas, iniciando o cessar-fogo em Gaza e abrindo caminho para a libertação dos reféns na próxima semana. Luís Roberto Barroso anuncia sua aposentadoria antecipada no STF. Começa a chegar ao Brasil o antídoto para envenenamento por metanol. Clonagem de face e voz por inteligência artificial vira mercadoria na deep web. E confira as dicas da agenda cultural para São Paulo e Rio.
Israel e Hamas aceitam 1ª fase do plano de Trump para Gaza

Acordo prevê a devolução dos reféns, vivos e mortos, nos próximos dias e a retirada de tropas israelenses do território palestino e representa uma enorme vitória diplomática para o presidente americano. Congresso impõe derrota séria ao governo Lula e rejeita MP que aumentava impostos, o que vai obrigar o Executivo a fazer cortes de gastos. Diante da crise do metanol e das bebidas falsificadas, comércio eletrônico é proibido de vender garrafas vazias de destilados. Criminosos usam IA para “clonar voz” com ligações por celular e aplicar golpes. E confira as estreias desta quinta-feira nos cinemas.