Os estertores do bolsonarismo

Não será simples aos futuros historiadores compreender o bolsonarismo como fenômeno político e social brasileiro no limiar da década de 2020. Há nele algo simultaneamente ridículo, trágico e farsesco, que marcou não apenas o retorno da direita assumida, mas o reaparecimento de uma extrema-direita que a sociedade civil democrática julgava ter sido sepultada junto com a degradação final da ditadura militar.
Generais e Bolsonaro começam a cumprir pena por tentarem golpe

Primeira Turma do STF declara encerrado o processo da trama golpista e, numa decisão inédita na História do Brasil, determina o cumprimento da pena por militares de alta patente, além do próprio ex-presidente e outros réus. Alcolumbre marca sabatina de Messias para o dia 10, deixando ao indicado de Lula para o STF pouco tempo de campanha junto a senadores. Estudante investigado por vazamento do Enem antecipou em março outras duas questões da prova. Rock in Rio anuncia noite histórica com Elton John e Gilberto Gil na edição 2026 do festival. De olho na Black Friday, OpenAI apresenta ferramenta de compras do Chat GPT.
STF mantém Bolsonaro preso e filhos articulam reação

Primeira Turma do Supremo referenda por unanimidade a prisão preventiva decretada por Alexandre de Moraes, enquanto Flávio Bolsonaro diz que oposição não aceita qualquer solução que não seja a anistia. Rompimento dos presidentes da Câmara e do Senado prenuncia mais problemas para o Executivo no Congresso. Investigação descarta vazamento de questões do Enem. Morre Jimmy Cliff, último gigante do reggae e profundamente ligado ao Brasil. Leis para inteligência artificial dividem base de Donald Trump nos EUA.
Bolsonaro alega ter violado tornozeleira por causa de remédios

Ex-presidente participou por vídeo de audiência de custódia e teve a prisão preventiva mantida, enquanto seus advogados apresentaram boletim médico atestando “confusão mental e alucinações”. Decisão de Alexandre de Moraes será reavaliada hoje pela Primeira Turma do STF. COP30 termina em Belém com documento final muito aquém das expectativas. Oasis arrebata plateia em São Paulo. E o TikTok lança ferramenta para controlar quantidade de conteúdo por IA no feed.
Edição extra: Bolsonaro vai para prisão após violar tornozeleira

Ex-presidente foi levado para uma sala na sede da PF em Brasília por determinação de Alexandre de Moraes por risco de fuga. Bolsonaro admitiu ter tentado abrir a tornozeleira com um ferro de solda, mas seus aliados dizem que ele estava sob efeito de remédios. Pesou também a convocação pelo senador Flávio Bolsonaro de uma “vigília de oração” no condomínio do pai, o que lembrou a estratégia dos acampamentos antes do 8 de janeiro de 2023. A defesa de Bolsonaro chamou a decisão de “injustificável”, mas juristas dizem que os argumentos de Moraes são bem embasados. Apoiadores e opositores do ex-presidente foram às redes criticar e comemorar a prisão.
Edição de Sábado: A tara por tadala
É a sua primeira vez com ela. Acelerando seus batimentos cardíacos, ela dá uma sensação quase etérea, promete o céu e a garantia de uma noite de prazer sem surpresas indesejadas ou necessidade de descanso. Depois, parece que a vida foi mais árdua, exaustiva, pesada. Ainda assim, você se vê voltando para ela, de novo e mais uma vez. Mas será que você precisa dela tanto assim? Ou melhor: por que você acha que precisa?
Trump volta atrás em tarifas sobre 200 produtos brasileiros

Medida atinge basicamente itens agropecuários, como carne bovina, café e cacau, que têm pesado na inflação dos EUA. No anúncio dos cortes, Trump citou conversas com Lula e avanços nas negociações entre os dois países. Lula confirma indicação de Jorge Messias ao STF e irrita Davi Alcolumbre, que reagiu prometendo votar “pauta-bomba” no Senado. Incêndio marca o penúltimo dia da COP30. Brasil já conta com o recurso de bate-papo para até 20 pessoas no ChatGPT. E confira as dicas da agenda cultural para o fim de semana em São Paulo e no Rio.
O autoritarismo por todos os lados
Nos últimos meses, uma sucessão de episódios cotidianos — em universidades, câmaras municipais, espaços legislativos, escolas públicas, redes sociais e debates culturais — esfrega em nossa cara um fenômeno espantoso que, infelizmente, não vem sendo acompanhado com o cuidado que mereceria: o crescimento acelerado do autoritarismo político entre nós.
Sob críticas do Planalto, Câmara aprova PL Antifacção

Sexta versão do relatório de Guilherme Derrite recebeu 370 votos a favor e 110 contra, mas Hugo Motta barrou tentativa de equiparar facções a grupos terroristas. Liquidação do Banco Master e prisão de seu dono abalam o mercado financeiro e o mundo político. Ministros de 20 países exigem posicionamento mais firme da COP30 sobre o futuro energético global. Diretor artístico do Festival de Cannes diz que cinema brasileiro vive uma “idade de ouro”. E a Meta vence batalha judicial nos EUA para manter o Instagram e o WhatsApp.
Motta diz que vota PL Antifacção hoje, mesmo sem consenso

Expectativa é de que o relator do projeto, Guilherme Derrite, apresente a quinta versão de seu parecer, que vem desagradando governo e oposição. Países iniciam a última semana da COP30 concordando em tratar num único pacote os temas mais polêmicos da pauta, como as metas de redução na emissão de carbono. Brasil perde a genialidade do cantor e compositor Jards Macalé, o “anjo torto da MPB”. Uber e iFood testam em Belo Horizonte parceria no mesmo aplicativo.