Centrão resiste a Flávio; Tarcísio diz que ‘ainda é cedo’

Líderes do grupo conservador avaliam que o senador não tem condições de unir a direita contra Lula e enfrenta forte rejeição nas pesquisas. Reação à viagem de Dias Toffoli com advogado do Master dá fôlego à iniciativa de Fachin por código de ética para tribunais superiores. Paramount faz oferta a fim de impedir venda da Warner para a Netflix, criticada por Trump. “O Agente Secreto” e Wagner Moura são indicados aos Globo de Ouro. Pesquisador brasileiro entra na lista de mais influentes cientistas do mundo.
Flávio Bolsonaro diz que tem ‘preço’ para desistir de candidatura

Três dias depois de se declarar escolhido pelo pai para concorrer ao Planalto, senador deu sinais de que anistia aos condenados pela trama golpista é a moeda de troca para sair da disputa. Relator do caso do Banco Master no STF, Dias Toffoli voltou de Lima em jatinho privado com advogado da instituição. Multidões protestam em todo o país contra o avanço do feminicídio. Netflix anuncia a compra da Warner, incluindo a HBO, no maior negócio do mercado de streaming. E ladrões roubam obras de arte inestimáveis da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.
Edição de Sábado: O generalato da Venezuela

As ruas do centro de Caracas seguem cheias nestes dias de incerteza na Venezuela. Funcionários públicos sobem e descem a Plaza Bolívar como se nada estivesse acontecendo ou prestes a acontecer no país. As lojas seguem abertas, os restaurantes oferecem o pabellón criollo como sempre aos trabalhadores que parecem já acostumados a viver num estado permanente de carestia. Em volta dos ministérios, palácios e pontos importantes da cidade, muita polícia, muitos agentes de inteligência, muita gente que sempre usou a força para manter o regime de pé. As piadas e brincadeiras seguem, mas falar de política, uma paixão venezuelana, e sobre o estado das coisas desapareceu das ruas caraquenhas.
Senado prepara lei para rebater blindagem do STF

Projeto permite que partidos, sindicatos e a OAB apresentem denúncias de crimes de responsabilidade contra autoridades, incluindo ministros do Supremo, contrariando liminar de Gilmar Mendes. Congresso aprova LDO com liberação de emendas eleitorais e folga para o governo gastar em estatais. Nova doutrina do Vaticano admite sexo (no casamento) sem fins de procriação. Meta volta à mira da União Europeia por integração de ferramentas de IA ao WhatsApp. E confira as dicas da agenda cultural para o fim de semana em São Paulo e no Rio.
Gilmar blinda ministros do STF e irrita o Congresso

Ministro determina que só a PGR pode pedir o impeachment de integrantes da Corte e muda o quórum de sua análise pelo Senado, alterando lei de 1950. Davi Alcolumbre diz que Gilmar tenta “usurpar prerrogativas do Legislativo” e promete reagir. Toffoli puxa toda a investigação do Banco Master para o Supremo. Dias depois de vencer a Libertadores, Flamengo conquista o Campeonato Brasileiro. Estudo alerta para baixos padrões de segurança das grandes empresas de IA. E confira as estreias de hoje nos cinemas.
Há bolsonarismo sem Bolsonaro?

Estreia amanhã no streaming do Meio Fernanda Montenegro — A Luz e o Mistério. Um documentário íntimo, delicado, que revisita memórias de uma das maiores atrizes do mundo. Esse documentário é como um presente para vocês, nossos assinantes premium: um encontro raro com a arte, a sensibilidade e a presença de Fernanda. Assista ao teaser.
Alcolumbre adia sabatina de Messias mas eleva críticas

O Palácio do Planalto, contrário à arguição do próximo dia 10 por saber que não teria votos suficientes para a indicação ao STF, não enviou os documentos obrigatórios, o que o presidente do Senado classificou como “grave” e “sem precedentes”. Trump e Lula têm nova conversa sobre tarifas e combate ao crime e presidente americano se diz “ansioso” por encontro presencial. Brasil consegue erradicar transmissão do HIV de mães para bebês. “O Agente Secreto” e Wagner Moura recebem novos prêmios nos EUA. E a Samsung lança o primeiro celular dobrável em três partes.
Filhos de Bolsonaro e PL querem ‘enquadrar’ Michelle

Os enteados e o partido reagiram com irritação às críticas da ex-primeira-dama à aliança da legenda com Ciro Gomes no Ceará. Governo quer flexibilizar a meta fiscal das estatais para absorver crise dos Correios. Contran aprova o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescola para tirar a CNH. Condenado à revelia no Irã, cineasta Jafar Panahi é o grande vencedor do Gothan Awards. E a Apple troca o comando de seu setor de pesquisa sobre IA.
Governo tenta conter agravamento da crise com Alcolumbre

Presidente do Senado divulgou nota criticando a demora do governo em formalizar a indicação de Jorge Messias ao STF, o que vê como manobra para protelar a sabatina na Casa. Lula comemora em rede isenção do IR até R$ 5 mil e fala em pessoas comprarem “TV maior”. Jornal diz que Trump deu ultimato Maduro para deixar o poder na Venezuela. Flamengo vence o Palmeiras e se torna o brasileiro com mais títulos na Libertadores. Isabelle Huppert lança seu novo filme no Rio e diz que gostaria de atuar com cineastas brasileiros. E a China tenta conter o ritmo com que empresas desenvolvem androides.
Edição de sábado: O Brasil em Nove Bolhas

Nos acostumamos a dizer que vivemos em bolhas. Agora, temos a evidência científica de que é verdade. Saiu esta semana O Brasil no Espelho, novo livro do cientista político Felipe Nunes, fundador e diretor da Quaest Pesquisas. O livro traz o resultado da mais profunda survey realizada no Brasil com o objetivo de mapear quais são nossos valores. Em 2023, sob encomenda do Grupo Globo, Felipe e sua equipe caíram no país para realizar mais de dez mil entrevistas com um questionário que leva algo próximo de duas horas para ser completado. Raramente pesquisas de opinião vão tão fundo para compreender o que pensam as pessoas.