O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.

As notícias mais importantes do dia, de graça

Newsletter

Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Moraes e Toffoli reagem a código de conduta no STF

Foto: Gustavo Moreno/STF

Ministros defendem direito de darem palestras e serem sócios de empresas e fazendas para aumentar a renda — eles recebem o teto do funcionalismo, R$ 46.366. Após as críticas, Edson Fachin cancelou almoço que discutiria regras para o Supremo. Planalto tenta se distanciar do aumento salarial concedido pelo Legislativo aos próprios servidores. Governo lança campanha contra o feminicídio sem medidas de peso. ChatGPT associa atributos negativos ao Nordeste, aponta estudo de Oxford. E confira as estreias de hoje nos cinemas.

Eleições 2026: atores e tendências

O longo ano de 2026 parece entrar em sua reta final. Tal assertiva, longe de ser premonitória, se coloca em linha com os movimentos que são cada vez mais visíveis em torno daquele que é o cálice sagrado da política brasileira desde a promulgação da Constituição de 1988: as eleições para o Congresso, governadores e presidente da República.

Meio/Ideia: Flávio se consolida e centro-direita não fura bolha do bolsonarismo

Você, assinante premium do Meio, está recebendo em primeiríssima mão a segunda rodada da pesquisa eleitoral de 2026, realizada pelo Meio e pelo Instituto Ideia.

Meio/Ideia: Flávio cresce e aponta polarização contra Lula

Fotos: Evaristo Sa/AFP e Mateus Bonomi/AGIF via AFP

Presidente lidera em todos os cenários, mas senador do PL-RJ sobe dez pontos na pesquisa espontânea, vem em segundo em todos os cenários de primeiro turno e já aparece em empate técnico com o petista no limite da margem de erro. PF prende ex-presidente do Rioprevidência por envolvimento com o Banco Master. Pressionada pela opinião pública, oposição começa a aderir ao fim da escala 6x1. Mortes provocadas pela polícia no Brasil cresceram 4,5% no ano passado. Crime sexual do cineasta Roman Polanski nos anos 1970 será tema de filme. Deepfakes de nudez do Grok fazem polícia francesa vasculhar escritórios do X em Paris.

Fachin escolhe Cármen para relatar código de conduta do STF

Fotos: Gustavo Moreno e Rosinei Coutinho/STF

Na abertura dos trabalhos do Judiciário, a ministra do Supremo mandou recados aos colegas, cobrando “decisões claras e transparentes” para garantir a confiança da sociedade. Alexandre de Moraes converte em medidas restritivas a prisão de dois militares envolvidos na trama golpista. Anvisa aprova uso da semaglutida para redução do risco de eventos cardiovasculares. O último show da turnê Tempo Rei de Gilberto Gil ganhará transmissão em horário nobre na TV. Musk mandou equipe da xAI produzir material sexualizado para aumentar a popularidade do Grok.

Toffoli mandou PF buscar ‘contradições’ em depoimento do BC

Foto: Rosinei Coutinho/STF

Orientações passadas por escrito indicam que o ministro buscava elementos que sustentassem a tese de que o BC agiu precipitadamente ao liquidar o banco. O gabinete de Toffoli nega irregularidade. Israel reabre ligação entre o Egito e Faixa de Gaza, mas proíbe atuação dos Médicos Sem Fronteiras no território palestino. Corinthians vence do Flamengo por 2 a 0 e é bicampeão da Supercopa do Brasil. Caetano Veloso e Maria Bethânia ganham o Grammy na categoria Música Global. E a Indonésia libera Grok após X prometer medidas para evitar geração de imagens falsas de nudez por IA.

Edição de sábado: O próprio termo

Os parentes e amigos de Patrícia Kisser que chegavam ao seu velório, em julho de 2022, queriam saber se ela estava vestindo meias. A pergunta era referência a uma piada feita pela própria Patrícia, que sofria de frio nos pés e pedia para que ficassem aquecidos, mesmo após a morte. Imagine passar a eternidade com os pés frios? A dor estava lá, mas as pessoas de Patrícia talvez tivessem uma certeza: ela estava em paz com a morte, por mais que o processo em si não tivesse sido pacífico. O viúvo dela, o guitarrista Andreas Kisser, mundialmente famoso por décadas no Sepultura, lembrou da brincadeira em entrevista ao Meio sobre um assunto muito diferente dos que costuma conversar com jornalistas: a discussão no Brasil sobre morte assistida. Patrícia morreu de um câncer no cólon, bastante agressivo, cerca de um ano e meio depois de descobrir a doença.

PF acha indícios sobre políticos em investigação do Master

Fotos: Divulgação/PF e Rovena Rosa/Agência Brasil

Autoridades com foro especial, cujos nomes não foram revelados, não estariam ligadas às fraudes com carteiras de crédito, o que permitiria desmembrar o processo. Em sua primeira declaração sobre o Master, o ministro do STF Dias Toffoli defendeu a própria atuação e disse que pode mandar o caso para a primeira instância. Tribunais no país ignoram orientação do Supremo e não equiparam homofobia a racismo. Tesla vai encerrar produção dos modelos S e X para fabricar robôs Optimus. E confira a agenda cultural do fim de semana no Rio e em São Paulo.

Kassab diz que PSD vai ter candidato, mas não pretende atacar Lula

Foto: Reprodução/X/Gilberto Kassab

Mesmo com três potenciais candidatos de oposição ao Planalto, presidente do PSD diz que integrantes do partido poderão continuar no ministério de Lula e admite desejo de ser vice em uma chapa para reeleição de Tarcísio em São Paulo. Toffoli autoriza PF a investigar ataques de influenciadores ao BC, enquanto Moraes nega ter ido à casa de dono do Banco Master. Anvisa aprova resolução que amplia acesso de produtos à base de cannabis. Meta rejeitou restrições a chatbots com conteúdo sexual para menores, diz documento. E confira as estreias desta quinta-feira nos cinemas.

Como começam as guerras civis

Foto: Arthur Maiorella / Anadolu via AFP

Todo regime autoritário, para se constituir contra a legalidade que o limita, precisa antes suspender simbolicamente a normalidade. O expediente é conhecido: a invocação permanente de uma ameaça à segurança nacional, suficientemente difusa para não poder ser verificada, mas suficientemente insistente para justificar a exceção. É em nome dessa ameaça que se desloca o centro da autoridade, que se relativizam direitos e que a arbitrariedade se torna rotina. Não há ditadura que não se apresente, em seu nascedouro, como governo de salvação.