Mendonça retira barreiras de Toffoli no caso Master

Ministro reduz o grau de sigilo da investigação e libera PF para periciar todas as provas, mas diz que Daniel Vorcaro não precisa depor à CPMI do INSS. Já Alexandre de Moraes manda intimar presidente de associação de auditores da Receita que criticou atuação do STF. Irmão do rei Charles III passa 12 horas preso por ligações com o caso Epstein. Justiça declara inconstitucional projeto de “escola sem partido” de cidade paranaense. Lula critica concentração tecnológica e defende maior regulação de IA. E confira as dicas da agenda cultural para Rio e São Paulo.
Ação do STF na Receita é criticada por parlamentares

Alexandre de Moraes determina operação da Polícia Federal para identificar acesso ilegal e vazamentos de dados de parentes de ministros do Supremo, mas até integrantes da Corte ficaram incomodados. Desfile homenageando Lula é considerado um desastre até dentro do governo; evangélicos se irritam com “família tradicional” enlatada. Viradouro e Mocidade Alegre são as campeãs do Carnaval do Rio e de São Paulo. Pentágono ameaça romper relações com Anthropic por termos de uso de IA. E confira as estreias desta quinta-feira nos cinemas.
Autoritarismo e gênero

A tendência atual de retrocesso democrático e autoritarismo pode também ser vista como um ataque a valores liberais como a igualdade de gênero. Líderes como Vladimir Putin, Viktor Orban e Recep Tayyip Erdogan chamaram a atenção da mídia por suas observações sexistas e declarações depreciativas sobre a “ideologia de gênero”. Essas figuras são frequentemente vistas como promotoras de uma reação ideológica contra as conquistas feministas das últimas décadas. O chauvinismo espontâneo de Orban, por exemplo, tem sido atribuído ao desejo de manter as mulheres fora da esfera pública e dentro da cozinha.
Edição de Sábado: Os sentidos da folia

Tempo é algo que se mede de forma diferente quando pensamos em Carnaval. Se hoje é oficialmente o primeiro dia de folia e tudo vai se acabar na quarta-feira, como lembra a icônica canção de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, para quem tece a trama invisível que sustenta a maior festa popular do Brasil, a ideia de que o Carnaval é um evento de quatro dias é uma ficção burocrática. Uma ilusão conveniente para turistas e planilhas de prefeituras. Em 2026, ao tentar entender “o que significa brincar o Carnaval?”, a primeira resposta que emerge das vozes que constroem a folia — do chão de terra batida da Zona da Mata pernambucana aos camarotes climatizados de Salvador — é uma recusa radical à efemeridade.
Toffoli deixa o caso Master; Mendonça é o novo relator

Exposto por um relatório da PF, ministro tentou até o fim se manter à frente do inquérito, mas foi convencido a deixar a relatoria após uma reunião longa e tensa com os demais integrantes do Supremo. TSE rejeita, por unanimidade, ações que questionavam homenagem de escola de samba do Rio a Lula. Alertas de desmatamento caem na Amazônia e no Cerrado, diz Inpe. MPF dá cinco dias para X bloquear nudez criada com o Grok. E confira as dicas off-Carnaval da agenda cultural para Rio e São Paulo.
Celular de Vorcaro menciona pagamento a Toffoli

Material contendo referências ao ministro foi entregue pela PF ao presidente do STF, Edson Fachin, que intimou o colega a se explicar. Toffoli diz ser alvo de ilações e que pagamento se referia à venda de parte de um resort a fundo ligado ao Master. Pesquisa Genial/Quaest confirma polarização entre Lula e Flávio Bolsonaro na corrida presidencial. Governo revoga edital que permitia a criação de novos cursos de Medicina. Empresas brasileiras vão liderar investimentos em IA em 2026, aponta estudo. E confira as estreias desta quinta-feira nos cinemas.
Reinventar a democracia
Em recente artigo publicado no Financial Times, Martin Sandbu propõe uma releitura crítica da obra de Michael Sandel a partir de uma confissão intelectual geracional. Ex-aluno do filósofo em Harvard e participante direto do universo tecnocrático que moldou o liberalismo pós-1989, Sandbu retorna às advertências formuladas desde os anos 1980 contra a neutralização moral da política e pergunta, retrospectivamente, por que elas foram ignoradas justamente no momento em que pareciam mais pertinentes. O artigo não pretende oferecer um diagnóstico definitivo do populismo contemporâneo, tampouco uma teoria geral da crise democrática; seu interesse está em iluminar, a partir da trajetória de uma geração, os limites históricos de um tipo específico de democracia liberal que se consolidou durante o ciclo da globalização e hoje dá sinais inequívocos de esgotamento.
STJ afasta ministro acusado de assédio sexual

Marco Buzzi foi denunciado por uma jovem de 18 anos, filha de amigos do magistrado, e por uma ex-assessora dele. O ministro nega as acusações e diz estar em tratamento médico. Maioria dos diretórios do MDB é contra aliança eleitoral com Lula. Massacre deixa dez mortos, incluindo a suposta atiradora, em cidadezinha do Canadá. Branqueamento de corais atingiu cerca de 80% dos recifes do planeta, diz estudo. Edição de 2026 da Flip vai homenagear a poeta Orides Fontela, morta em 1998. E o Chile lança modelo de IA para a América Latina, a fim de fugir do viés de sistemas dos EUA.
Motta apresenta PEC com fim da escala 6×1 e enterra CPI do Master

Presidente da Câmara apresenta PEC mudando a escala de trabalho, mas governo prefere um projeto de lei, que necessita de menos votos no Plenário. Pedido de CPI para investigar o Banco Master vai para o fim da fila, enquanto a PF consegue desbloquear o celular de Daniel Vorcaro. Anvisa alerta para o risco do uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento médico. O Agente Secreto vence seis prêmios da International Cinephile Society. E o Google passa a permitir recuperação de conta por vídeo selfie.
Portugal diz não à extrema direita

Socialista António José Seguro é eleito presidente com votação histórica, vencendo o extremista André Ventura em todas as regiões do país. Lula busca atrair o PSD e o Centrão para isolar Flávio Bolsonaro na eleição presidencial. Seattle Seahawks vencem o Super Bowl com direito a show de Bad Bunny e crítica de Trump. À espera do Oscar, O Agente Secreto passa dos 2 milhões de espectadores no Brasil. E a Anthropic lança Claude Opus 4.6, capaz de depurar sozinho o próprio código.