Edição de Sábado: Os sentidos da folia

Tempo é algo que se mede de forma diferente quando pensamos em Carnaval. Se hoje é oficialmente o primeiro dia de folia e tudo vai se acabar na quarta-feira, como lembra a icônica canção de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, para quem tece a trama invisível que sustenta a maior festa popular do Brasil, a ideia de que o Carnaval é um evento de quatro dias é uma ficção burocrática. Uma ilusão conveniente para turistas e planilhas de prefeituras. Em 2026, ao tentar entender “o que significa brincar o Carnaval?”, a primeira resposta que emerge das vozes que constroem a folia — do chão de terra batida da Zona da Mata pernambucana aos camarotes climatizados de Salvador — é uma recusa radical à efemeridade.
Toffoli deixa o caso Master; Mendonça é o novo relator

Exposto por um relatório da PF, ministro tentou até o fim se manter à frente do inquérito, mas foi convencido a deixar a relatoria após uma reunião longa e tensa com os demais integrantes do Supremo. TSE rejeita, por unanimidade, ações que questionavam homenagem de escola de samba do Rio a Lula. Alertas de desmatamento caem na Amazônia e no Cerrado, diz Inpe. MPF dá cinco dias para X bloquear nudez criada com o Grok. E confira as dicas off-Carnaval da agenda cultural para Rio e São Paulo.
Celular de Vorcaro menciona pagamento a Toffoli

Material contendo referências ao ministro foi entregue pela PF ao presidente do STF, Edson Fachin, que intimou o colega a se explicar. Toffoli diz ser alvo de ilações e que pagamento se referia à venda de parte de um resort a fundo ligado ao Master. Pesquisa Genial/Quaest confirma polarização entre Lula e Flávio Bolsonaro na corrida presidencial. Governo revoga edital que permitia a criação de novos cursos de Medicina. Empresas brasileiras vão liderar investimentos em IA em 2026, aponta estudo. E confira as estreias desta quinta-feira nos cinemas.
Reinventar a democracia
Em recente artigo publicado no Financial Times, Martin Sandbu propõe uma releitura crítica da obra de Michael Sandel a partir de uma confissão intelectual geracional. Ex-aluno do filósofo em Harvard e participante direto do universo tecnocrático que moldou o liberalismo pós-1989, Sandbu retorna às advertências formuladas desde os anos 1980 contra a neutralização moral da política e pergunta, retrospectivamente, por que elas foram ignoradas justamente no momento em que pareciam mais pertinentes. O artigo não pretende oferecer um diagnóstico definitivo do populismo contemporâneo, tampouco uma teoria geral da crise democrática; seu interesse está em iluminar, a partir da trajetória de uma geração, os limites históricos de um tipo específico de democracia liberal que se consolidou durante o ciclo da globalização e hoje dá sinais inequívocos de esgotamento.
STJ afasta ministro acusado de assédio sexual

Marco Buzzi foi denunciado por uma jovem de 18 anos, filha de amigos do magistrado, e por uma ex-assessora dele. O ministro nega as acusações e diz estar em tratamento médico. Maioria dos diretórios do MDB é contra aliança eleitoral com Lula. Massacre deixa dez mortos, incluindo a suposta atiradora, em cidadezinha do Canadá. Branqueamento de corais atingiu cerca de 80% dos recifes do planeta, diz estudo. Edição de 2026 da Flip vai homenagear a poeta Orides Fontela, morta em 1998. E o Chile lança modelo de IA para a América Latina, a fim de fugir do viés de sistemas dos EUA.
Motta apresenta PEC com fim da escala 6×1 e enterra CPI do Master

Presidente da Câmara apresenta PEC mudando a escala de trabalho, mas governo prefere um projeto de lei, que necessita de menos votos no Plenário. Pedido de CPI para investigar o Banco Master vai para o fim da fila, enquanto a PF consegue desbloquear o celular de Daniel Vorcaro. Anvisa alerta para o risco do uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento médico. O Agente Secreto vence seis prêmios da International Cinephile Society. E o Google passa a permitir recuperação de conta por vídeo selfie.
Portugal diz não à extrema direita

Socialista António José Seguro é eleito presidente com votação histórica, vencendo o extremista André Ventura em todas as regiões do país. Lula busca atrair o PSD e o Centrão para isolar Flávio Bolsonaro na eleição presidencial. Seattle Seahawks vencem o Super Bowl com direito a show de Bad Bunny e crítica de Trump. À espera do Oscar, O Agente Secreto passa dos 2 milhões de espectadores no Brasil. E a Anthropic lança Claude Opus 4.6, capaz de depurar sozinho o próprio código.
Edição de Sábado: Valsa brasileira

Pouco mais das 18h30, o presidente Lula (PT) desembarcou do carro oficial. Não foi direto cumprimentar seus convidados no salão reservado para a confraternização. Antes, se dirigiu ao quarto da Granja do Torto, residência de veraneio da presidência, e trocou de roupa. Deixou ali o terno e a pompa que sustentara durante o dia cheio, com três reuniões e a cerimônia de assinatura do Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio. Colocou jeans e uma camisa azul clara pouco ajustada ao corpo, deixou-a para fora da calça mesmo. Vestiu-se de informalidade, o tom com que redigiria a noite. Cerca de dez minutos depois, finalmente foi dar as boas-vindas a seus ministros, ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), a líderes partidários e deputados petistas que enchiam as seis mesas com oito cadeiras cada. A conversa próxima nas rodinhas abocanhou boa parte do jantar. Só então, quando todos já se sentiam à vontade, Lula iniciou o discurso mais formal.
Dino suspende pagamento de penduricalhos a servidores públicos

Decisão, que abrange os Três Poderes em todos os níveis, aconteceu após o Congresso aprovar aumento salarial e regras “fura-teto” para os próprios servidores. Em entrevista, Lula critica Conselho da Paz de Trump, diz que filho irá “pagar o preço” se estiver envolvido com fraudes no INSS e sinaliza que não repetirá a dobradinha com Geraldo Alckmin em outubro. Desastres climáticos causaram prejuízos de R$ 28 bilhões ao Brasil em 2025. OpenAI lança plataforma para levar agentes de IA a empresas. E confira as dicas da agenda cultural para São Paulo e Rio.
Moraes e Toffoli reagem a código de conduta no STF

Ministros defendem direito de darem palestras e serem sócios de empresas e fazendas para aumentar a renda — eles recebem o teto do funcionalismo, R$ 46.366. Após as críticas, Edson Fachin cancelou almoço que discutiria regras para o Supremo. Planalto tenta se distanciar do aumento salarial concedido pelo Legislativo aos próprios servidores. Governo lança campanha contra o feminicídio sem medidas de peso. ChatGPT associa atributos negativos ao Nordeste, aponta estudo de Oxford. E confira as estreias de hoje nos cinemas.