Começa hoje a propaganda eleitoral; Lula na TV ainda é incógnita

Começa hoje, e vai por 35 dias até 4 de outubro, a propaganda eleitoral gratuita. Será exibida na TV de segunda a sábado, em dois blocos, às 13h e às 20h30. No rádio, às 7h e 12h. Nas terças, quintas e sábados, o horário é dedicado a candidatos a presidente e deputado federal. Governadores, senadores e deputados estaduais entram nos outros dias. Dentre os candidatos na linha de frente, Geraldo Alckmin terá 5 minutos e 32 segundos por bloco e, o PT de Lula ou Haddad, 2min23s. Henrique Meirelles tem 1min55s; Ciro Gomes, 38s; Marina Silva, 21s; e, Jair Bolsonaro, 8s.

A principal incógnita será esclarecida hoje, na sessão extraordinária do TSE: Lula poderá aparecer pedindo votos em vídeos pré-gravados? A Procuradoria Geral da República pediu que fosse proibido. Ontem, após a sessão, os ministros se reuniram a portas fechadas, na presidência do tribunal, por duas horas. Depois, divulgaram uma pauta. Vão avaliar os registros de Alckmin e Eymael. Segundo apurou Sônia Racy, os advogados petistas receberam com alívio a notícia. Nada impede, porém, que Lula na propaganda, ou mesmo sua elegibilidade, sejam avaliadas hoje. O relator do caso, Luís Roberto Barroso, está aflito e quer dar uma resposta rápida. Sua par no Supremo, Rosa Weber, discorda. E ela é a presidente do TSE, portanto define a pauta. Rosa quer respeitar os prazos com rigor. Nos bastidores, os dois, e também Edson Fachin, tentam costurar algum acordo. A maioria dos ministros deve apoiar Barroso se ele quiser levar o tema ao debate. (Estadão)

De Barroso, num comentário. “Jamais falo sobre o que vou fazer. No máximo, explico o que já fiz. Vivo as angústias do Brasil”. (Folha)

PUBLICIDADE

Marina Silva foi a última candidata a enfrentar, ontem, a entrevista na bancada do Jornal Nacional. “O Itamar Franco, quando assumiu a presidência, não tinha base”, ela lembrou. “Ele conseguiu juntar pessoas de diferentes partidos e governar, fazer uma transição. Vou ser um governo de transição. Vou governar esse país para que a gente possa combater a corrupção, fazer voltar a crescer.” Questionada sobre sua capacidade de liderança, rebateu. “Ser líder não é ser o dono do partido, é aquele capaz de dialogar com os diferentes.” Ela também foi cobrada sobre sua posição no impeachment. “Firmamos a convicção de que não era golpe, tem legalidade, mas não vai alcançar finalidade porque Dilma e Temer são farinha do mesmo saco. Defendíamos a cassação da chapa Dilma e Temer.” Os apresentadores também lembraram de seu apoio a Aécio Neves no último pleito. “Hoje não teria declarado meu voto mas a maioria das pessoas conscientes acabaram votando em alguém. Cada um de nós votou em alguém. Hoje não votaria nem em Aécio, nem Dilma. A Lava Jato mostrou que todos eles praticaram crime de Caixa Dois.” Veja ou leia a íntegra.

Helena Chagas: “Marina parece ter sido a presidenciável que saiu com menos arranhões da primeira rodada do JN. Se alguém ganhou votos na entrevista, o que é raro, deve ter sido a candidata da Rede, que conseguiu se impor a William Bonner e Renata Vasconcelos. Bonner e Renata não se conformavam com o fato de a candidata ter dito que pretende debater pontos da reforma como a idade mínima para aposentadoria. Já não foi muito debatido? — indagaram. Não, respondeu ela. O atual governo ouviu só um lado e mandou a proposta que quis ao Congresso — e que talvez estejamos acostumados a receber pacotes prontos, em vez de debater, como se deve fazer em qualquer democracia. Passou firmeza.”

As agências de checagem Lupa e Aos Fatos avaliaram as declarações de Marina.

O Supremo Tribunal Federal declarou ontem que a terceirização irrestrita é lícita e constitucional. Por sete votos a quatro, os ministros decidiram que empresas podem contratar trabalhadores terceirizados para desempenhar qualquer atividade, inclusive as chamadas atividades-fim. Formaram maioria os votos dos ministros Celso de Mello, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. Quatro foram contrários: Rosa Weber, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello. (Estadão)

Com a crise econômica na Argentina e a incerteza do cenário eleitoral nacional, o Banco Central teve que intervir ontem quando a cotação do dólar chegou à máxima de R$ 4,21 — o maior valor desde setembro de 2015. Com o leilão de swaps cambiais, que funcionam como uma venda de moeda no mercado futuro, a alta perdeu força no início da tarde e a moeda fechou o dia cotada a R$ 4,15. (Estadão)

Pois é. Na Argentina, um dia depois de o presidente Mauricio Macri anunciar um acordo com o FMI que garante os recursos necessários para saldar suas dívidas com vencimento até dezembro de 2019, o peso argentino despencou 16%. O Banco Central interveio: aumentou em 15 pontos a taxa referencial de juros — que já era a maior do mundo —, para 60%.

Facebook atualiza botões de curtir

Tony de Marco

 
Maozinhas

Cultura

Em São Paulo, é fim de semana de Coala. Além dos shows no Memorial da América Latina — de Gilberto Gil, ÀTTØØXXÁ, Ilú Obá de Min com Juçara Marçal e Elza Soares, Mano Brown, Milton Nascimento, etc —, tem uma programação de afters no sábado, em Pinheiros. No domingo no Sesc Itaquera, Emicida, Rael e a portuguesa Capicua apresentam pela primeira vez em São Paulo o projeto Língua Franca, disco que celebra a língua portuguesa. E tem duas estreias interessantes no teatro: Cérebro | Coração, que tem dramaturgia e atuação de Mariana Lima, no Sesc Consolação e o espetáculo multimídia Os 3 Mundos, dos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, que estreia no Centro Cultural Fiesp.

No Rio, nesta sexta-feira tem Luedji Luna e Bixiga 70 no Circo Voador. Hoje também dois nomões do piano cubano, Chucho Valdés e Gonzalo Rubalcaba, se apresentam na Sala Cecília Meireles. E o MAM Rio inaugura neste sábado três novas exposições: Metaimagens, quinze trabalhos inéditos de Cesar Oiticica Filho, a coletiva Galáxia(s) do Cinema, máquinas, engrenagens, curada por Hernani Heffner, e a dos finalistas do Prêmio Pipa deste ano, Arjan Martins, avaf, Romy Pocztaruk e Vivian Caccuri.

Para mais indicações culturais, assine a newsletter semanal da Bravo!

Tati era a menina mais popular do colégio. No filme nacional Ferrugem (trailer) está um drama adolescente moderno: o que acontece quando o vídeo íntimo de uma jovem circula, num repente, entre colegas. Dá-se uma espiral de violência de todo tipo. Para as crianças, Os Jovens Titãs em Ação! (trailer) traz os super-heróis infantis da TV para as telas grandes. E o documentário Nico, 1988 (trailer) conta o momento da história pessoal de Christa Päffgen, que nos anos 60 foi vocalista da Velvet Underground, em que ela se lançou como cantora solo. Veja as outras estreias da semana.

O cineasta Cacá Diegues foi eleito para ocupar a cadeira número 4 da Academia Brasileira de Letras. Ele recebeu 22 dos 35 votos e sucede agora o também cineasta Nelson Pereira dos Santos. Cacá e um dos expoentes e hoje o grande sucessor do cinema novo. Já concorreu três vezes à Palma de Ouro, principal prêmio do Festival de Cannes. A primeira vez foi com Bye Bye Brasil (1980) (trailer). Com mais de 20 longas no currículo, o diretor também lançou Joana Francesa (1973) (cena), Xica da Silva (1976) (trailer), Orfeu (1999) (trailer) e Deus É Brasileiro (2003) (trailer). (Folha)

Na internet, uma campanha reuniu 25 mil assinaturas que pediam a escolha da escritora Conceição Evaristo para a cadeira. A autora de Ponciá Vicêncio, no entanto, teve apenas um voto. Ela seria a primeira mulher negra a entrar para a ABL. (Folha)

Viver

Sete em cada dez estudantes que concluem o ensino médio saem da escola com desempenho insuficiente em português e matemática. Menos de 4% têm conhecimento adequado nestas disciplinas. Os dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb, e foram divulgados pelo Ministério da Educação ontem. Eles revelam uma estagnação dessa etapa escolar desde 2009, com viés de queda. E a baixa aprendizagem também é verificada no ensino fundamental: em português, 39,32% dos estudantes do 5º ano e 60,51% dos que estão no 9º ano têm nível insuficiente de proficiência; em matemática, a proporção é de 33,12% e 63,11%, respectivamente. (Globo)

Pois é. Os dados do ensino médio também mostram que dois em cada dez alunos concluintes não atingem sequer o nível mínimo de aprendizado nas duas matérias: 23,9% dos estudantes ficaram no patamar ‘zero’ em língua portuguesa e 22,5%, em matemática. No 9º ano do ensino fundamental, a proporção de estudantes abaixo do primeiro nível analisado também é preocupante. No 5º ano, os índices já são bem menores. (Globo)

Fábio Takahashi: “Inúmeros estudos apontam que um fator primordial para melhoria na qualidade da educação é o perfil e a formação dos professores. No Brasil, via de regra, são os jovens com piores notas que buscam os cursos de pedagogia e licenciatura. Cursos esses que têm duração curta e, em grande parte, são à distância. Como há mais vagas do que interessados nos cursos, pouco se seleciona quem serão os futuros educadores. Virar essa situação não é trivial. São necessários jovens mais bem preparados para o magistério, com carreira e condições de trabalho melhores. E cursos universitários reformulados, o que exigiria mudanças profundas nas já sedimentadas estruturas das faculdades. Seriam mudanças estruturais. Para um problema estrutural.” (Folha)

PUBLICIDADE

O líder espiritual Sri Prem Baba está sendo acusado de abusar de discípulas de sua comunidade de seguidores em São Paulo. A denúncia é de dois ex-maridos de duas ex-lideradas do guru, e foi feita em um encontro do mestre hinduísta com cerca de 30 pessoas. Prem Baba não nega que se relacionou sexualmente com as duas mulheres. A assessoria do líder espiritual rejeita de forma enfática a acusação de abuso. (Folha)

Pois é. O Facebook bloqueou a conta da Funai. Tinha fotos de índias com os seios nus.

E ontem, o evento de sorteio dos grupos da atual Liga dos Campeões que anunciou também os melhores jogadores da edição passada ocasionou o encontro do zagueiro Sergio Ramos e do atacante Mohamed Salah. E a internet não perdoou...

Cotidiano Digital

Tem uma novidade no Google Assistente que será importante para muitos: ele virou bilíngue. Ou seja, poderá ser programado para reconhecer duas línguas distintas ao mesmo tempo. Fale numa ou fale noutra, a inteligência artificial reconhece e executa o comando. Por enquanto, funciona com inglês, alemão, francês, espanhol, italiano e japonês. Em coisa de meses chega ao português.

Aliás... O Google pôs a venda chaves (USB e Bluetooth) para autenticação em dois fatores. Para quem deseja (ou precisa) segurança além da senha, à prova de hackers. Funciona nos serviços com a marca da empresa, mas também com Facebook e Dropbox. Parecidas com um tolken bancário, não geram um código, enviam um sinal.

Está marcado para o próximo dia 12, uma quarta-feira, o evento de anúncio dos novos iPhones.

Quem já teve bebê em casa conhece o truque de levar para o carro e fazer dormir. Pois a Ford fabrica um berço que emula este passeio: do balanço suave pelas ruas às luzes distantes lá de fora. Tem, até, o som de rodar pela vizinhança do neném que dorme, caso os pais usem o app para registra-lo em seus passeios noturnos. Em vídeo.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.