TSE retoma julgamento de Bolsonaro, que diz ter ‘bala de prata’ para 2026

Com o aguardado voto do relator Benedito Gonçalves, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), retoma hoje o julgamento que pode deixar inelegível o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Caso nenhum dos ministros peça vista, a estimativa é que o processo seja encerrado até quinta-feira, antes do recesso judiciário. A ação, proposta pelo PDT, se refere à reunião com embaixadores estrangeiros por Bolsonaro para disseminar informações falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro. Em entrevista a Mônica Bergamo, ele admitiu que pode ser condenado, mas não falou eventuais sucessores, dizendo ter uma “bala de prata” para as eleições de 2026. Bolsonaro voltou a negar a acusação. “Eu mostrei como é o sistema eleitoral. Eu perguntei ‘alguém tem esse sistema no seu país?’ Não tem”, diz, afirmando ainda que está sendo julgado “pelo conjunto da obra” e que o TSE ignora a própria jurisprudência, incluindo fatos novos na denúncia. “O Michel Temer, em 2017, foi julgado no TSE e mantido no cargo. O ministro Gilmar Mendes disse, na época, que a Justiça Eleitoral não existe para cassar o mandato de ninguém. Muito menos de presidentes. Mas a jurisprudência de 2017 já não vale, [e o julgamento no TSE] é de acordo com a cara do freguês”, diz ele. Bolsonaro voltou a dizer, sem apresentar provas, que os ataques a prédios públicos no dia 8 de janeiro foram obra de apoiadores do atual governo. “No Brasil o golpe foi de senhorinhas com uma Bíblia debaixo do braço. De senhorzinhos com a bandeira do Brasil nas costas”, disse. (Folha)

Para ler com calma. Em seu depoimento à Polícia Federal, em 16 de maio, Bolsonaro negou ter pedido a alguém para manusear o aplicativo ConecteSUS, pois não tomou vacina da covid. Mas, ao ser informado sobre a emissão de um certificado de vacinação em seu nome, acabou afirmando que o coronel Costa Câmara substituiu o tenente-coronel Mauro Cid no controle de sua conta no aplicativo, confirmando suspeita da PF, conta Marcelo Godoy. (Estadão)

PUBLICIDADE

Proximidade entre os investigados e bom trânsito no Ministério da Educação (MEC). É o que indica a visita conjunta a um órgão do MEC feita por Luciano Cavalcante, que era o principal assessor do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e Edmundo Catunda, sócio da empresa Megalic, fornecedora dos kits de robótica investigados pela PF. Cavalcante esteve uma vez no prédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação (FNDE), enquanto Catunda – cuja família é aliada de Lira – fez 29 visitas. Em abril de 2022, o governo destinou em velocidade incomum R$ 26 milhões – das emendas de relator, controladas por Lira – para sete cidades alagoanas comprarem kits de robótica da empresa de Catunda, apesar de problemas estruturais, como falta d'água e computador. (Folha)

O dia a dia de Wanderson Ribeiro Josino de Jesus, motorista há cinco anos do agora ex-assessor de Lira, não se resumia a dirigir. Fazer pagamentos e depósitos em dinheiro a pessoas indicadas por seu chefe era uma de suas atribuições. Tudo era registrado. “Ele (Cavalcante) fala ‘Isso é Arthur, é Arthur’. Eu não sei se é Arthur Lira”, contou. Por conta da referência a “Arthur”, a PF enviou o caso ao Supremo, o que agradou auxiliares de Lira, diz Bela Megale. Para eles, isso dará mais “segurança jurídica” ao caso, com “critérios mais rigorosos e menos políticos”. (Globo)

Meio em vídeo. No #MesaDoMeio de hoje, Mariliz Pereira Jorge recebe os cientistas políticos Christian Lynch e Luiz Augusto Campos para analisar as investigações que roçam no deputado Arthur Lira. Além disso, o trio esmiuça os meandros da política nacional e se debruça sobre a quartelada dos mercenários na Rússia. Ao vivo, às 19h. Logo depois, os três avançam no debate na área restrita para assinantes premium. Assine.

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia determinou ontem que o tenente-coronel Mauro Cid, antigo ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, e o coronel Jean Lawand Júnior devem comparecer à CPMI que investiga a tentativa de golpe de 8 de janeiro. Ela, porém, deu-lhes o direito de ficarem em silêncio para não produzirem provas contra eles mesmos. Investigação da Polícia Federal localizou no celular de Cid os planos de um golpe de Estado e um diálogo no qual Lawand o instava a conseguir de Bolsonaro a ordem para anular as eleições. (Poder360)

Em depoimento ontem na CPMI, o ex-chefe de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal, o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, disse que a corporação foi pega de surpresa pelos atos terroristas do dia 8 de janeiro. Ele está preso desde fevereiro, acusado de omissão diante do ataque aos prédios públicos. Naime alegou que estava de folga por motivos médicos no dia dos atos golpistas. (UOL)

Meio em vídeo. Se essa história não lhe pareceu política, acredite, ela é puro suco de política. O caso do rapaz que morreu por excesso de esforço seguindo os ensinamentos de um coach é também a história de uma ideologia que destrói sociedades. Confira a análise de Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)

Partir para Belarus ou se juntar ao Exército russo. Essas foram as opções dadas pelo presidente russo, Vladimir Putin, aos mercenários do Grupo Wagner, em seu primeiro discurso desde que a rebelião foi contida. A mensagem foi dirigida àqueles que marcharam rumo a Moscou entre sexta e sábado e reitera o acordo firmado com o líder do grupo, Yevgeny Prigozhin, e mediado pelo presidente de Belarus, Alexander Lukashenko. “Eles queriam que os russos lutassem entre si”, disse Putin, sem citar Prigozhin pelo nome. “Eles esfregaram as mãos, sonhando em se vingar de seus fracassos na frente e na chamada contraofensiva. Mas eles calcularam mal”, afirmou, agradecendo aos militares russos. Tentando projetar união e estabilidade, disse também que “a solidariedade civil mostrou que qualquer chantagem e tentativa de organizar um motim interno terminará em derrota”. O pronunciamento foi feito horas depois do de Prigozhin. Em mensagem gravada, ele afirmou que o movimento de sábado foi em defesa do Wagner e um protesto – e não uma rebelião – contra a obrigatoriedade de contrato com o Exército a partir de 1º de julho. E provocou os militares ao classificar sua marcha de “aula magistral” sobre como deveria ter sido a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022. Também apontou falhas de segurança que permitiram a marcha rumo a Moscou sem resistência. (New York Times)

Com a crise interna na Rússia, os Estados Unidos e seus aliados europeus veem espaço para a uma contraofensiva da Ucrânia, mas concordam com a importância de se manterem em silêncio e neutros em relação à rebelião. (Politico)

1080x1080_whats

Quer ganhar uma prenda especial do Meio? Indique nossa newsletter para dez amigos seguindo as instruções desta página que você ganha um exclusivo chaveiro do Meio impresso em 3D.  Aproveite, promoção válida apenas por uma semana!

Viver

A Inteligência Artificial vai mudar nossa vida digital e a financeira também. Saiba quais as tendências e inovações trazidas pela IA para habilitar o próximo nível do mercado financeiro na palestra de Pedro Doria, hoje às 14h30, na Febraban Tech 2023, evento patrocinado pela Embratel. Acompanhe a cobertura completa do evento e a programação do estande, com mais palestras exclusivas, pelo site da Embratel.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Educação, divulgada pelo IBGE, mostram que mais de 2,5 milhões de crianças entre zero e três anos estão fora da creche porque seus pais não conseguem vaga. Especialistas avaliam que essa falta afeta não apenas mulheres que trabalham fora, mas também o desenvolvimento educacional infantil. O Plano Nacional de Educação (PNE) define que 50% das crianças nessa faixa etária devem estar na creche até 2024, mas a taxa, atualmente, é de 36%. (Globo)

A Nasa, utilizando informações do telescópio James Webb, detectou uma molécula de carbono pela primeira vez no espaço. O material foi localizado em um disco protoplanetário, formado por gás e poeira ao redor de uma estrela, em um sistema na Nebulosa de Órion, a 1.350 anos-luz de distância da Terra. Como o componente é essencial para o desenvolvimento da vida como a conhecemos, a descoberta pode auxiliar na pesquisa sobre a existência de vida extraterrestre. (g1)

Olhando para baixo… Os satélites da Nasa, que monitoram os oceanos, detectaram um aumento de nove centímetros na média global das águas nos últimos 30 anos, um indicativo do aquecimento do planeta. Para mostrar quanto os oceanos subiram entre 1993 e 2022, a agência espacial divulgou uma animação simulando a escotilha de um navio marcando o avanço do nível marítimo no período. (Estadão)

Panelinha no Meio. A combinação pode nos parecer inusitada, mas a salada picante de mamão com broto de feijão e amendoim tem inspiração tailandesa e combina texturas e sabores em um equilíbrio surpreendente.

Cultura

Esnobada duas vezes pela Academia de Hollywood, Angela Bassett vai finalmente ganhar seu Oscar. Não será, porém, devido a uma de suas grades atuações. Ela foi anunciada ontem como uma das três pessoas agraciadas com o Oscar honorário por contribuição ao cinema. Os outros dois são a montadora Carol Littleton e o diretor, roteirista e ator Mel Brooks, único dos três a já ter um Oscar. Ele ganhou melhor roteiro original em 1969 por Primavera Para Hitler (trailer) e fez um dos mais inusitados discursos de agradecimento da história da premiação. Michelle Satter, do Instituto Sundance, vai receber o Prêmio Humanitário Jean Hersholt. (Variety)

PUBLICIDADE

Lô Borges tinha apenas 20 anos quando compôs e gravou clássicos como Um Girassol da Cor de Seu Cabelo (Spotify) e Trem Azul (Spotify), tornando-se uma das molas mestras do Clube da Esquina. Mas ai de quem disser hoje, diante de seus 71 anos, que seus dias mais criativos ficaram para trás. “De 2019 para cá, eu compus sete discos de inéditas”, afirma no documentário Lô Borges: Toda essa Água, dirigido por Rodrigo de Oliveira. O longa de três horas foi exibido no último fim de semana durante a Mostra de Cinema de Ouro Preto (MG). (Folha)

Com perdão pelo clichê, Gilberto Gil fez 81 anos ontem, mas nós ganhamos o presente. A Amazon Music liberou ontem uma gravação do samba Aquele Abraço registrada no show que o cantor fez em Genebra, na Suíça, acompanhado de filhos, netos e bisnetos. A canção é uma palhinha da série Viajando com os Gil, registro da turnê internacional da família, que estreia nesta sexta-feira na Amazon Prime. (g1)

Cotidiano Digital

E o responsável por hackear em 2020 contas de usuários famosos, como Barack Obama, Donald Trump e Elon Musk, foi condenado a 5 anos de prisão nos Estados Unidos pela invasão. Joseph James O’Connor, de 24 anos, usou os perfis para promover tweets golpistas promovendo bitcoin. Ele também terá de pagar multas de até US$ 794 mil para as vítimas dos golpes. O'Connor e outros dois responsáveis, incluindo um adolescente de 16 anos, lucraram cerca de US$ 120 mil com o ataque hacker. (Núcleo Jornalismo)

A Alphabet, controladora do Google, vai testar mais uma alternativa de expansão de seus serviços de internet para áreas remotas depois do fracasso com os balões estratosféricos. A empresa desenvolve desde 2016 o projeto Taara, que permite acesso à banda larga em regiões rurais usando laser. A tecnologia consiste em uma máquina do tamanho de semáforos que irradia feixes de luz para transportar dados. O Taara está sendo implementado na Índia em parceria com a empresa de telecomunicações Airtel, mas já ajuda a conectar serviços de internet em outros 13 países, como Austrália, Quênia e Fiji. (Olhar Digital)

A Meta lançou ontem um novo serviço de assinatura para o Quest, óculos de realidade virtual (RV) da companhia. O Quest+, anunciado pelo presidente da big tech, Mark Zuckerberg, em seu canal de transmissão no Instagram, fornecerá dois jogos por mês aos assinantes e o plano mensal custará US$ 7,99 (cerca de R$ 38). Atualmente disponível para o Meta Quest 2 e Pro, o serviço também poderá ser adquirido para o Quest 3, os novos óculos de realidade virtual da Meta, que serão lançados ainda este ano. O Quest+ não está oficialmente disponível no Brasil. (Valor e Época Negócios)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.