STF condena ‘núcleo das fake news’; Fux pede para trocar de turma

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail
Assine agora. É grátis.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta terça-feira sete acusados de integrar o núcleo de desinformação que atuou para desacreditar o sistema eleitoral e preparar terreno para uma tentativa de golpe de Estado. Os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino votaram pela condenação dos réus pelos crimes de tentativa de golpe, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa e incitação ao crime. Segundo Moraes, relator do caso, os acusados participaram de um esquema coordenado para atacar a Justiça Eleitoral e disseminar desinformação. “É uma falácia criminosa dizer que ataques à democracia são liberdade de expressão”, afirmou o ministro. Entre os réus estão o ex-major Ailton Barros, o engenheiro Carlos Rocha, e o tenente-coronel Guilherme Marques Almeida. O ministro Luiz Fux mais uma vez abriu divergência e votou pela absolvição de todos os réus. Segundo ele, não haveria elementos suficientes para condenar os réus pelos crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O ministro afirmou ainda que não há conexão entre os eventos relacionados ao processo eleitoral, ao chamado “Plano Punhal Verde e Amarelo” e aos ataques de 8 de janeiro. (CNN Brasil)
Com o clima para lá de azedo na Primeira Turma do STF após seu voto confuso, gigantesco e agressivo em relação aos colegas no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Fux pediu para sair. Em carta ao presidente do Supremo, Edson Fachin, ele solicitou ser transferido para a vaga que o ex-ministro Luís Roberto Barroso ocupava na Segunda Turma. Por lá Fux também teria desafetos, como o decano da Corte, Gilmar Mendes, mas contaria com o apoio de Kássio Nunes Marques e André Mendonça, nomeados no governo Bolsonaro. (g1)
Enquanto isso... Alexandre de Moraes decidiu reabrir a investigação contra o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, por suspeita de participação na tentativa de golpe de Estado de 2022. A decisão foi tomada após o ministro defender, em seu voto, a retomada das apurações sobre o papel de Valdemar nos crimes de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, acompanhado pela maioria dos colegas da Primeira Turma, à exceção de Fux. Mais cedo, Moraes havia afirmado que, se Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal (IVL), fosse condenado, as investigações contra Costa Neto deveriam ser reabertas. O IVL foi contratado pelo PL para produzir relatórios que questionaram, sem provas, a segurança das urnas eletrônicas. (Metrópoles)
No Meio Político de hoje, exclusivo para assinantes premium, Christian Lynch analisa como a “desglobalização” da Era Trump traz de volta à esquerda bandeiras do anti-imperialismo e da luta de classes, em detrimento de pautas identitárias. Tanto quanto a lembrança do mensalão e do petrolão, essa mudança faz com que o presidente Lula, um político formado em mundo não globalizado, privilegie para o STF um nome de sua inteira confiança e alinhado com essas lutas político-econômicas, resistindo a nomear uma mulher negra. Mesmo que isso signifique uma guinada conservadora em costumes na corte. Faça agora uma assinatura premium e receba o Meio Político às 11h.
Nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir a Secretaria-Geral da Presidência, o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) pode nem deixar a cadeira na Esplanada esquentar. O PSOL não desistiu de tê-lo concorrendo a um novo cargo nas próximas eleições — para isso, no entanto, o prazo máximo para deixar o governo é abril do ano que vem. Segundo interlocutores do partido, o cenário não está tão definido assim. O novo ministro foi o deputado federal mais votado de São Paulo em 2022, superando nomes como Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro, ambos do PL, e é considerado um nome forte nas urnas. “Pela liderança política que exerce, Boulos seria um excelente nome para a disputa eleitoral do ano que vem, em especial para o Senado”, disse a presidente nacional do PSOL, Paula Coradi. (Veja)
Meio em vídeo. O presidente nomeou Guilherme Boulos ministro e tirou da corrida eleitoral um dos maiores puxadores de votos da esquerda. Mas há um cálculo por trás: Boulos entra no governo pra mobilizar as ruas, pressionar o Congresso e tentar reconquistar o novo trabalhador — o motoboy, o entregador, o autônomo — que o PT nunca conseguiu representar. É um movimento ousado. Mas é também um risco num momento em que a esquerda precisa, mais do que nunca, fazer bancada no Congresso. A análise de Flávia Tavares no Cá entre Nós. (YouTube)
A juíza Ana Luiza Madeiro Cruz Eserian, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), deu cinco dias para que plataformas de redes sociais retirem do ar pelo menos 14 postagens que reproduzem um vídeo associando José Ferreira da Silva, o Frei Chico, ao esquema de descontos ilegais a aposentados. O irmão do presidente Lula é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), uma das entidades apontadas como suspeitas, mas seu nome não consta entre os investigados. (Estadão)
"Se você hoje o tem em mãos, é porque venci.” A frase marca a coragem de Darcy Ribeiro, que fugiu da UTI para concluir O Povo Brasileiro em sua casa de praia, em Maricá. Hoje, esse refúgio de criação se tornou o Museu Casa Darcy Ribeiro, construído pela Prefeitura de Maricá por meio da CODEMAR e sob gestão do Instituto Circomum. Com projeto de Oscar Niemeyer e curadoria de Gringo Cardia, o museu mantém viva a inquietação de Darcy com exposições e experiências interativas. Foi nesse cenário inspirador que Pedro Doria e Yasmim Restum gravaram a série Quem é o Brasileiro?, uma parceria do Meio com o Museu Casa Darcy Ribeiro. Assista em nosso canal do YouTube e planeje sua visita em casadarcyribeiro.org.br.
Viver
Não demorou sequer um dia para a Petrobras iniciar as perfurações por petróleo na Foz do Amazonas. Em ofício enviado pela estatal ao Ibama ainda nesta terça-feira a Petrobras informou que já iniciou os trabalhos de prospecção. Fontes próximas ao processo afirmam que, desde agosto, a sonda de perfuração já estava posicionada na área, realizando simulações de emergência exigidas pelo licenciamento. A licença concedida pelo Ibama à Petrobras determina que seja feito um relatório anual com uma nova modelagem de dispersão de petróleo no oceano, que simula o vazamento em caso de acidentes. Esta é uma das 34 condicionantes para a atividade da petroleira no bloco 59, localizado a 175 km da costa do Amapá. Em nota, o instituto ambiental afirma que as modelagens foram validadas e a solicitação “visa avaliar a aderência dos resultados decorrentes da utilização das novas bases aos já aprovados durante o licenciamento”. Ambientalistas criticam que uma nova versão não tenha sido entregue antes da autorização de exploração. (Folha)
A autorização do Ibama teve ampla repercussão pública nos meios digitais, envolvendo ambientalistas, órgãos reguladores e a Petrobras. De acordo com nova pesquisa da Quaest (íntegra), a maioria das 20 mil menções sobre a licença foram neutras ou informativas (63%), enquanto 27% foram negativas e 10%, positivas. (Meio)
Pesquisadores restauraram, pela primeira vez, parte da visão de pessoas com atrofia geográfica com um implante protético de retina. A doença, relacionada à idade, causa cegueira quando as células no centro da retina começam a morrer, deixando uma mancha preta no centro da visão. O estudo publicado no periódico The New England Journal of Medicine mostra que 27 dos 32 participantes voltaram a ler com suas retinas artificiais. A prótese é um chip sem fio tão fino quanto uma folha de filme plástico, que atua com uma câmera acoplada a um par de óculos, que captura as imagens e as projeta no implante. (Globo)
Para ler com calma. De sensores de IA em lojas de conveniência que permitem autoatendimento e pagamento sem dinheiro a viagens em carros autônomos e camas inteligentes que ajustam a temperatura para um sono ideal. A BBC conversou com moradores dos principais países e clusters de inovação do mundo classificados pelo Índice Global de Inovação (GII). Eles dão exemplos de como a tecnologia molda a vida cotidiana em cidades inteligentes. (BBC)
Imagina ter acesso ao streaming do Meio, com séries e documentários exclusivos, por apenas R$2,99 no primeiro mês? Se isso já chama atenção, saiba que é só o começo: com o Meio Premium você também recebe a newsletter diária antes de todo mundo, a Edição de Sábado, o Meio Político com análises de especialistas e desconto nos cursos. Promoção válida somente esta semana. Não perca tempo e experimente.
Cultura
Considerado “patrimônio nacional” pela internet, o cachorro caramelo faz sucesso até mesmo nos filmes dentro e fora do Brasil. Lançado no último dia 8, o filme da Netflix Caramelo, protagonizado por Rafael Vitti, já é o mais visto em língua não inglesa da plataforma no mundo. O longa atualmente soma mais de 15 milhões de visualizações, estando entre os dez mais vistos em 90 países, como Canadá, França, Alemanha, México, Coreia do Sul e Japão. Na trama, Pedro, um cozinheiro em ascensão, conhece Caramelo, depois que o cão aparece no restaurante, causando uma enorme confusão. (Folha)
Apesar do valor inestimável para a História francesa, a perda financeira do roubo das joias da coroa no museu do Louvre, no domingo, foi estimada em cerca de € 88 milhões. Enquanto a polícia procura pelos criminosos, o presidente e diretor do museu, Laurence des Cars, deve responder a perguntas do comitê de cultura do parlamento nesta quarta-feira. Ele será questionado sobre a velocidade com que os ladrões conseguiram arrombar uma janela do primeiro andar, a qualidade das vitrines que abrigam as joias e a aparente falta de uma unidade de resposta rápida para deter os ladrões. (Guardian)
Para ler com calma. Nova York ocupa um lugar de destaque no imaginário global, mas a cidade frequentemente é retratada em situações apocalípticas em filmes, séries de TV e livros, de Armageddon a Guerra dos Mundos e A.I. - Inteligência Artificial. Autor do livro que narra as diversas maneiras pelas quais a cidade foi destruída ficcionalmente, Max Page afirma que cada era de retratos distópicos de Nova York se inspira nas ansiedades que a cercam. Ele conta que profecias sobre o futuro nova-iorquino já apareciam em pinturas, desenhos animados e livros do século 19. (New York Times)
Cotidiano Digital
Para ler com calma. A chegada da inteligência artificial ao mercado criativo tem gerado tensão entre profissionais do design gráfico. O uso crescente de ferramentas que automatizam a criação de imagens e layouts tem alterado o ritmo de trabalho, distorcido expectativas de entrega e contribuído para a desvalorização de serviços humanos. Profissionais relatam aumento abrupto na carga de trabalho, redução nas demandas por projetos manuais e uma pressão crescente por prazos incompatíveis com o processo criativo tradicional. (Estadão)
Após horas de interrupção, a Amazon informou que a AWS voltou a operar normalmente na tarde de segunda, no que foi a maior pane digital desde o colapso da CrowdStrike, em 2024. Apesar do retorno, a empresa reconheceu que alguns serviços ainda enfrentam lentidão por acúmulo de mensagens, como o Redshift e o AWS Config. O problema afetou empresas e usuários de diversos países, bloqueando desde pagamentos simples até operações de companhias aéreas e reuniões online. Segundo novas informações, a falha teve origem em um subsistema que monitora a integridade dos balanceadores de carga de rede, dentro da rede interna do EC2, principal serviço de computação em nuvem da empresa. Também houve impacto no DNS, impedindo que sistemas acessassem dados críticos armazenados no DynamoDB. (Reuters)
O que você tem mais vontade de aprender? No Meio, a gente acredita em conhecimento que transforma — e que faz diferença pra quem busca entender o mundo com profundidade. Quem assina o Premium + Cursos tem acesso, além de todos os benefícios do Premium, a um acervo completo de aulas com especialistas em história, política, tecnologia, comunicação e muito mais. Assine e eleve ainda mais sua experiência.