Prezadas leitoras, caros leitores —
O governo apresentou sua bala de prata para abater o problema “segurança pública”: um projeto de lei antifacção, gestado no Ministério da Justiça. O presidente da Câmara, Hugo Motta, decidiu oferecer a relatoria de presente para a oposição, para Guilherme Derrite, secretário linha-dura de Tarcísio de Freitas. E, mesmo assim, Derrite fez uma lambança que desagradou todo mundo.
Por trás desse vai e vem, há algumas pendengas técnicas de como se deve combater o crime organizado. Mas há, sobretudo, conflitos entre visões de mundo e de política de segurança e, mais urgentes, disputas eleitorais quentes. Na Edição de Sábado, nossa repórter especial em Brasília, Giullia Chechia, vai detalhar como cada um desses interesses se manifestou na capital ao longo da semana.
De Belém do Pará, Yan Boechat mostra como, entre as muitas contradições da COP30, poucas são tão gritantes quanto as explícitas na entrada da Zona Azul, onde acontecem as reuniões. Quanto mais rico e poluente, maior e mais bem colocado está o estande do país nessa passarela do clima. E Guilherme Werneck conversa com a atriz Carolina Manica, que está em cartaz em São Paulo com o monólogo “Na Sala dos Espelhos”, adaptação da HQ premiada da sueca Liv Strömquist.
O Meio produz o jornalismo, você se informa e se posiciona no mundo. Assine!
Os editores.
PF prende ex-presidente do INSS por receber propina

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail
Assine agora. É grátis.
O escândalo dos descontos indevidos em benefícios do INSS ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira com a prisão pela Polícia Federal do ex-presidente do instituto Alessandro Stefanutto e mais nove pessoas em uma nova fase da Operação Sem Descontos. Na ordem de prisão, assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, Stefanutto é classificado como facilitador da ação criminosa no INSS, do qual foi procurador-chefe antes de assumir a presidência, da qual foi afastado em abril deste ano por ordem judicial. Segundo a PF, ao se tornar presidente do INSS, em julho de 2023, Stefanutto passou a receber mensalmente R$ 250 mil em propinas da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), uma das entidades envolvidas no esquema de descontos. Empresas de fachada seriam usadas para o pagamento. (Globo)
Para sustentar os pedidos de prisão, a PF apresentou ao ministro planilhas apreendidas na Conafer que detalhavam os valores a serem pagos a funcionários do INSS e políticos. Stefanutto, identificado nos arquivos como o “italiano”, recebia o pagamento mensal por intermédio de empresas de fachada, como uma pizzaria e um escritório de advocacia. De acordo com o relatório da PF, o deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG) seria o mais bem-pago da lista, onde era identificado como “Herói E”, tendo recebido R$ 14 milhões para dar “proteção política ao esquema”. Em nota Pettersen negou as acusações. O parlamentar foi alvo de buscas e apreensões nesta quinta-feira. (Estadão)
Mensagens interceptadas pela PF indicam que o esquema descontos fraudulentos em benefícios já estava em “pleno funcionamento” durante o governo Bolsonaro (2019-2022) envolvendo o então ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, que mudou seu nome para Ahmed Mohamad Oliveira por motivos religiosos. A ação dele, segundo a PF, foi “decisiva para o funcionamento e blindagem da fraude da Conafer”. André Mendonça determinou que o ex-ministro use uma tornozeleira eletrônica. (Folha)
Mendonça mandou prender ainda o ex-procurador do INSS Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, o ex-diretor de Benefícios e relacionamento com o cidadão do INSS André Paulo Félix Fidelis e pessoas ligadas à Conafer — apenas o presidente da entidade, Carlos Roberto Ferreira Lopes, não havia sido localizado pelos agentes. O ministro também emitiu uma nova ordem de prisão contra Antônio Carlos Antunes Camilo, o “Careca do INSS”, que já estava detido. (g1)
Com a votação do substitutivo ao PL antifacção adiada até, pelo menos, a semana que vem, o presidente Lula reuniu nesta quinta-feira seus ministros e cobrou empenho na aprovação das pautas do governo ligadas à segurança pública. Segundo a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, Lula quer que sua equipe “sensibilize o Congresso” para aprovar, além do PL antifacção, a PEC da Segurança, mas disse que o Planalto deve “se adequar” à pauta estabelecida pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Gleisi confirmou a preocupação do governo com pontos do substitutivo do deputado Guilherme Derrite (PP-SP), como mudanças nos recursos da Polícia Federal e a falta de um tipo penal para as organizações criminosas. (Poder360)
Derrite, por sua vez, jantou na noite de quarta-feira, logo depois do adiamento, com os ex-presidentes da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e Eduardo Cunha. Ontem, Cunha negou que o encontro tivesse sido planejado, afirmando que jantava com Lira quando Derrite chegou ao restaurante. Durante o jantar, segundo relatos, o deputado disse que seguirá apresentando novos pareceres sobre o projeto — já são quatro em seis dias — até conseguir consenso para votação. (Platô e Globo)
Para ler com calma. Fernando Haddad não garante que continuará à frente do Ministério da Fazenda caso o presidente Lula seja reeleito no ano que vem. Em entrevista exclusiva, ele afirmou já ter entregado tudo o que lhe foi encomendado pelo presidente e que trabalha em um estudo sobre a gratuidade do transporte público, um dos potenciais temas da campanha presidencial de 2026. (Estadão)
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, usou sua conta no X para anunciar uma expansão na ação militar de seu país no Caribe contra supostos cartéis de narcotraficantes, agora chamada “Operação Lança do Sul”. O anúncio é mais uma pressão contra o governo da Venezuela, acusado pela Casa Branca de ligação com o tráfico. (Newsweek)
Em Washington, Donald Trump tenta conter os danos do vazamento de e-mails do financista e pedófilo Jeffrey Epstein, do qual foi amigo próximo. Nesta quinta-feira, auxiliares do presidente tentaram sem sucesso convencer parlamentares republicanos a retirar seus nomes de um pedido de urgência para que a Câmara vote a liberação de todos os documentos sobre o caso. A expectativa é de que cerca de 100 republicanos acompanhem os democratas na votação, marcada para terça-feira. (MSNBC)
Jornalismo independente, plural e democrático: é assim que trabalhamos diariamente para fazer os conteúdos deste Meio chegarem até você. Faça parte de uma comunidade que não para de crescer e que recebe: matérias especiais às quartas e aos sábados, descontos em cursos e acesso ao streaming com produções de cinema. Assine hoje.
Viver
Em uma carta enviada ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, e ao presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, a ONU criticou a organização da Cúpula do Clima, em Belém, pelas falhas de infraestrutura e segurança, exigindo uma resolução pelo governo brasileiro. Os pedidos foram feitos após manifestantes invadirem uma área restrita do evento, na última terça-feira, deixando dois seguranças feridos. No documento, o secretário-executivo Simon Stiell, da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), afirma que o episódio expôs “brechas graves” no controle do evento. A carta descreve uma série de vulnerabilidades, como portas sem monitoramento e contingente de segurança menor do que o necessário. A Casa Civil disse ter atendido a todas as solicitações da ONU. (g1)
Uma equipe internacional de cientistas concluiu que as emissões de carbono geradas por combustíveis fósseis devem bater um novo recorde este ano. O relatório Global Carbon Budget, publicado nesta quinta-feira, alerta que pode ser impossível limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. As emissões de 2025 serão 1,1% maiores do que o registrado no ano passado, sendo que as de petróleo, gás e carvão devem aumentar neste ano, elevando o total para um recorde de 38,1 bilhões de toneladas de CO2. As energias renováveis também não vão ser capazes de suprir o crescimento da demanda energética. (g1)
O Ministério da Saúde lançou na COP30 um plano de adaptação climática para o Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto reúne orientações para prevenção, cuidado e vigilância em situações relacionadas a eventos climáticos extremos. O ministro Alexandre Padilha afirmou que o objetivo é “adaptar o serviço de saúde para a realidade das populações que vivem em regiões muito afetadas pelas mudanças climáticas”. Pela primeira vez, a conferência da ONU terá um dia específico voltado para saúde e clima. (CNN Brasil)
Durante sua participação na COP30, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, afirmou nesta quinta-feira que o Judiciário tem cerca de 350 mil processos ambientais relacionados somente à Amazônia. O magistrado ressaltou que o financiamento para combate da crise climática também é “caro” ao Supremo, e que a Corte já declarou inconstitucional o contingenciamento no Fundo Clima. (CNN Brasil)
O Brasil pode aumentar seu PIB em mais de 400 bilhões de dólares e gerar 10 milhões de empregos até 2030, se investir em economia verde. É o que apontam os cálculos do Instituto Aya e Systemiq, com apoio do programa UKPact. A transformação econômica geraria empregos, conservação da biodiversidade e produção que atenderia à demanda internacional. Além do estudo, uma nova plataforma que organiza as melhores oportunidades de empregos verdes e de investimentos por estados brasileiros está sendo apresentada na COP30. (Globo)
Meio em vídeo. O que você faria se ganhasse na Mega da Virada? No programa Dou-lhe Duas, Flávia Tavares e Pietra Príncipe conversam sobre sua relação com dinheiro e como viveriam se não tivessem que pensar em questões financeiras. Um papo sincero sobre sonhos, medos e o verdadeiro significado de riqueza. Confira! (YouTube)
O Inep divulgou nesta quinta-feira os gabaritos oficiais do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta é a primeira vez que o órgão separa em duas datas a divulgação das respostas corretas. (g1)
Cultura

A sétima edição do festival Atos de Fala, que acontece até o dia 23 no CCBB, é a melhor opção cultural no Rio de Janeiro neste fim de semana. Entre os destaques, estão a performance Tapajós, de Gabriela Carneiro da Cunha, e o espetáculo Terra Nullius – Má Criação, da portuguesa Paula Diogo. Já o duo congolês Kokoko! faz show no Kingston Club, misturando os ritmos ancestrais africanos a batidas eletrônicas. Em São Paulo, rola a terceira edição do festival Luz, Câmera e Close de Música no Cinema, com painéis, performance audiovisual, sessão de cinepiano, masterclass e debates na Caixa Cultural. Até 23 de novembro acontece a 33ª edição do Festival Mix Brasil, que ocupa o CineSesc, IMS, CCSP, Spcine Olido, Cinemark Shopping Cidade São Paulo, Reserva Cultural e MIS. Leia todas as sugestões no site do Meio.
A música brasileira brilhou na 26ª edição do Grammy Latino, cuja entrega aconteceu nesta madrugada, em Las Vegas. A estrela incontestável foi Liniker (Spotify), que fez história ao sair da premiação como a brasileira que mais ganhou estatuetas (Melhor Álbum Pop Contemporâneo, Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa, e Melhor Canção em Português com a faixa Veludo Marrom). João Gomes, Mestrinho e Jota.pê venceram na categoria Música de Raízes, e Luedji Luna levou o troféu na Música Popular Brasileira/Afro Portuguesa. Estatuetas também chegaram para Sorriso Maroto (Samba/Pagode), Baianasystem (Rock/Alternativa) e a dupla Chitãozinho & Xororó (Sertanejo). No panorama geral da premiação, o reggaeton dominou as categorias principais, com Bad Bunny levando o prêmio máximo de Melhor Álbum do Ano por DeBÍ TiRAR MáS FOToS, e Karol G assegurando o troféu de Melhor Canção do Ano. (g1)
O vocalista do Whitesnake, David Coverdale, anunciou oficialmente sua aposentadoria em um vídeo nesta quinta-feira. “Após mais de 50 anos de uma jornada incrível com vocês — com o Deep Purple, com o Whitesnake, com Jimmy Page — nos últimos anos ficou muito claro para mim que realmente chegou a hora de pendurar meus sapatos plataforma de rock 'n' roll e minhas calças jeans justíssimas”, disse. A banda fez seu último show em junho de 2022 no Hellfest, em Clisson, França, tendo de cancelar o resto da turnê de despedida pela Europa, devido a problemas de saúde dos integrantes. (Ultimate Classic Rock)
Cotidiano Digital
A Comissão Europeia abriu uma nova investigação antitruste contra o Google, desta vez focada na política de combate a spam da empresa. A medida foi motivada por queixas de editoras que relatam queda nas receitas após a empresa passar a punir conteúdos considerados abusivos em seu mecanismo de busca. Segundo a Comissão, há indícios de que a nova política estaria reduzindo a visibilidade de veículos de mídia que publicam conteúdo de terceiros. A preocupação é de que a regra afete modelos legítimos de monetização, violando os princípios da Lei dos Mercados Digitais, o que pode resultar em multa de até 10% do faturamento global da companhia. (Reuters)
O Spotify lançou um modo aleatório atualizado para usuários pagos que promete tocar menos músicas repetidas e dar mais espaço a faixas novas, de forma que a função “Smart Shuffle” passa a ser o padrão no aplicativo. Quem quiser, pode voltar ao modo anterior nas configurações. Em outra frente, a empresa também estreou uma função de recapitulação em audiolivros, que usa IA para resumir o trecho já ouvido e aparece em beta no iOS para títulos em inglês. (TechCrunch)
Meio em vídeo. No Pedro+Cora, os jornalistas Pedro Doria e Cora Rónai conversam sobre as três novas profissões que surgiram com o avanço da inteligência artificial. No papo, discutem como o mercado de trabalho está mudando, quais são essas novas funções, o que elas exigem de quem deseja se especializar e como a IA está moldando o futuro das carreiras. Confira! (YouTube)
Quer dominar a inteligência artificial e transformar sua carreira? O IA: Formas de Usar — Bootcamp 25/26 é a oportunidade perfeita para aprender, na prática, como aplicar a inteligência artificial no seu trabalho. Com uma abordagem prática e mãos à obra, este curso vai te dar as ferramentas para deixar de apenas ouvir falar em IA e começar a usá-la de verdade. Compre agora o curso e, se for assinante Premium, aproveite 20% de desconto exclusivo.



