O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.
Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

STF tenta extraditar Ramagem, foragido nos EUA

Foto: Lula Marques / Agência Brasil

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail

Assine agora. É grátis.

O Supremo Tribunal Federal iniciou mais uma tentativa de trazer de volta ao Brasil parlamentares condenados que fugiram do país. Nesta segunda-feira, o ministro Alexandre de Moraes determinou a abertura do processo de extradição do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado no núcleo central da trama golpista. O pedido foi encaminhado ao Ministério da Justiça, responsável por formalizar a solicitação aos EUA. Ramagem teria se mudado em setembro para um condomínio de luxo na Flórida, de onde gravava vídeos e votava remotamente na Câmara com apoio de atestado médico. A documentação exigida para a extradição deve detalhar o crime, identificar o condenado e incluir cópias das normas aplicáveis, com tradução oficial para o inglês. Outro processo de extradição em andamento é o da deputada Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália desde julho após fugir do Brasil. Condenada pelo STF, Zambelli terá nova audiência no dia 18. O Ministério Público italiano já opinou a favor da extradição e pediu informações sobre o sistema prisional brasileiro. (Folha)

Ramagem fugiu do Brasil com o apoio de uma rede de garimpeiros que operam no Norte do país e na Guiana. O deputado federal deixou o Brasil clandestinamente em setembro, atravessando a fronteira com a Guiana antes de embarcar de Georgetown para Miami, onde permanece. A rota foi confirmada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. A declaração ocorreu após a PF prender, em Manaus, Celso Rodrigo de Mello, filho do garimpeiro Rodrigo Cataratas, suspeito de auxiliar na fuga do parlamentar. A ordem de prisão foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Segundo Rodrigues, o grupo investigado “teria facilitado a saída clandestina” de Ramagem. (Metrópoles)

Alexandre Ramagem disse que só considera renunciar ao mandato caso consiga asilo político nos Estados Unidos, segundo informou o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ). Até lá, segundo ele, o parlamentar não pretende deixar o cargo, mesmo que sua cassação seja levada ao plenário nesta semana. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que pautará o processo, mas o PL tentará adiar a análise enviando o caso para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). (g1)

Daniela Lima: “Hugo Motta está entre a cruz e a caldeirinha no caso de Alexandre Ramagem. Ele pode matar no peito e assinar a canetada, cassando o mandato. Se colocar o caso em votação, pode ver se repetir o que aconteceu com Carla Zambelli e ser interpretado como um segundo ato de desrespeito ao Supremo Tribunal Federal”. (UOL)

PUBLICIDADE

O relator do projeto que altera as regras de dosimetria penal no Senado, Esperidião Amin (PP-SC), afirmou que seu parecer deve incluir emendas que limitem a aplicação da proposta exclusivamente aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A medida busca corrigir brechas do texto aprovado na Câmara, que ampliou a mudança na Lei de Execução Penal para uma série de crimes cometidos com violência ou grave ameaça. Amin citou emendas de Otto Alencar (PSD-BA) e Sérgio Moro (União-PR), que vinculam a nova regra ao inquérito do 8 de Janeiro e vedam sua extensão a outros delitos. Segundo ele, a restrição é necessária para “salvar o projeto” e garantir que não haja benefícios a condenados por crimes como corrupção, crimes ambientais, exploração sexual ou incêndio doloso. A leitura do relatório está prevista para esta quarta-feira na CCJ. Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) deve pedir vista, mas admite uma análise rápida para permitir votação no mesmo dia. (Globo)

Diante da falta de consenso entre governo, oposição e governadores, a Câmara dos Deputados decidiu adiar para 2026 a votação da PEC da Segurança Pública, uma das prioridades do Planalto para o combate ao crime organizado. O relator do Projeto, Mendonça Filho (União-PE), havia apresentado uma versão do texto na semana passada, mas a resistência de gestores estaduais — que alegam perda de autonomia e risco de “engessamento” das forças locais — impediu o avanço. (g1)

O senador Sergio Moro (União-PR) voltou a pressionar o PP a cumprir o acordo que, segundo ele, previa apoio à sua candidatura ao governo do Paraná dentro da futura federação entre União Brasil e PP. Moro disse esperar que o compromisso seja mantido e afirmou que lidera as pesquisas no estado. O senador também minimizou a movimentação de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para a disputa presidencial, classificando-a como um “teste”, e ressaltou que há governadores com condições reais de entrar na corrida ao Planalto. (Globo)

Pedro Doria: “A candidatura de Flávio Bolsonaro é para valer? Bem, depende para quem você pergunta. E descobrir essa resposta é chave para entender como será a eleição de 2026”. Acompanhe a análise no Ponto de Partida. (Meio)

Malu Gaspar: “Embora não tenha demonstrado muito entusiasmo com a candidatura de Flávio Bolsonaro, o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, já avisou aos correligionários que vai com o filho 01 do ex-presidente até o fim, mesmo que esse final seja a derrota para Lula em 2026.” (Globo)

A Polícia Federal prendeu no início da manhã de hoje o desembargador federal Macário Judice Neto, do TRF-2, relator do processo envolvendo o ex-deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos, o TH Joias (MDB), que está preso por ligação com o Comando Vermelho, informa Lauro Jardim. (Globo)

Milhares de pessoas participaram de vigílias em várias cidades da Austrália para homenagear as 15 vítimas do ataque terrorista ocorrido na praia de Bondi, em Sydney. As cerimônias ocorreram enquanto o gabinete nacional aprovava medidas para endurecer as leis de armas no país. Na manhã de hoje, 25 feridos permaneciam hospitalizados — entre eles Ahmed al-Ahmed, que imobilizou um dos atiradores e retirou sua arma, sendo celebrado como herói nacional. Uma campanha online para apoiar sua família já arrecadou mais de US$ 1,3 milhão. A rede australiana ABC informou que Naveed Akram, o atirador mais jovem, já havia sido investigado em 2019 pela agência de inteligência por possível ligação com uma célula do Estado Islâmico em Sydney. O primeiro-ministro, Anthony Albanese, confirmou que Akram chamou a atenção das autoridades por associação com outras pessoas, mas não detalhou vínculos com o grupo extremista. (Guardian)

Saiba quem são as vítimas do terror anti-semita em praia australiana. (Sydney Morning Herald)

Em dezembro, todo mundo está cansado. Então vamos direto ao ponto: o Meio Premium é o atalho para quem já entendeu que acompanhar o noticiário sem curadoria de verdade é pedir para se perder. Por apenas R$ 15 por mês — menos que um lanche — você fica mais perto do nosso time e destrava acesso ao: streaming, com catálogo exclusivo e sempre atualizado; duas newsletters especiais; reportagens exclusivas; novidades em primeira mão; e descontos em cursos. Assine. Porque atenção é cara demais para ser gasta sem filtro.

Viver

Um estudo publicado na revista The Lancet Regional Health – Americas mostra que a vacina do Instituto Butantan contra a dengue é capaz de frear a replicação do vírus quando a infecção ocorre, o que pode representar sintomas menos graves e menor risco de complicações para os pacientes. O resultado é promissor, já que uma baixa carga viral é associada a uma redução no risco de transmissão do vírus para os mosquitos, ajudando a minimizar novos surtos da doença. O imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no fim de novembro e deve começar a ser oferecido na rede pública de saúde no início de 2026 para pessoas entre 12 e 59 anos. (Estadão)

Aliás, a Anvisa aprovou nesta segunda-feira o medicamento Wegovy, marca do semaglutida, para o tratamento de gordura no fígado com inflamação. Indicado inicialmente para casos de obesidade, o produto da farmacêutica Novo Nordisk passa a ser recomendado para adultos com esteatohepatite associada à disfunção metabólica, que apresentam fibrose moderada a avançada, sem cirrose hepática. Mais de 250 milhões de pessoas vivem com a doença mundialmente, com número de casos em estágios avançados podendo dobrar até 2030. Além do risco em desenvolver doenças mais avançadas no fígado, pacientes com esta enfermidade têm maior risco de infarto, AVC e morte cardiovascular. (g1)

PUBLICIDADE

Um grupo de pesquisadores das universidades federais de Alagoas (UFAL) e Rural de Pernambuco (UFRPE) vão realizar escavações arqueológicas nos dois estados em janeiro de 2026 para revelar detalhes inéditos de como era a vida em liberdade de ex-escravizados no Quilombo dos Palmares. A pesquisa terá como guia um documento produzido pelo matemático e naturalista George Marggraf, composto de nove mapas das Capitanias e Câmaras do Brasil Neerlandês, período histórico da invasão e ocupação holandesa no Nordeste brasileiro entre 1630 e 1654. O documento está no acervo de uma biblioteca da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. (DW)

Panelinha no Meio. Se o Natal é comemorado atualmente em todo o mundo, por que se ater a receitas de uma só cultura? Esta é uma versão de peru laqueado à moda oriental.

Cultura

A história de Cássia Eller (Spotify) vai ser contada em um novo livro, Eu Queria Ser Cássia Eller: Uma Biografia, pelas mãos de Tom Cardoso, conhecido por biografar outras grandes personalidades, como Nara Leão, Caetano Veloso e Chico Buarque. A obra enxuta, de 306 páginas, mostra a formação de uma artista popular, talentosa, além de sua relação com as drogas e a timidez. Morta em 2001, aos 39 anos, de ataque cardíaco, a cantora havia lançado recentemente seu álbum de maior sucesso, Acústico MTV, que vendeu mais de 1 milhão de cópias. (Folha)

A organização do London Critics’ Circle divulgou, nesta segunda-feira, os indicados ao seu prêmio anual de cinema, com O Agente Secreto na lista. O longa de Kleber Mendonça Filho foi nomeado nas categorias de filme em língua estrangeira do ano e ator do ano, com Wagner Moura na disputa. Filme de Paul Thomas Anderson, estrelado por Leonardo DiCaprio, Uma Batalha Após a Outra lidera as indicações, com nove, seguido por Hamnet, de Chloé Zhao, com oito. Os vencedores serão anunciados em 1º de fevereiro. (Globo)

A Netflix divulgou um novo trailer de Stranger Things, desta vez sobre o Volume 2 da quinta e última temporada da série, que chega à plataforma em mais três episódios em 25 de dezembro. No vídeo, Mike, Will, Eleven e toda a turma continuam a saga para entender o Mundo Invertido e destruir Vecna de uma vez por todas. O episódio final será lançado na véspera de Ano Novo, tanto na Netflix, quanto em uma rede de cinemas nos Estados Unidos. (Deadline)

Nick Reiner, filho de Rob e Michele Reiner, foi preso, nesta segunda-feira, suspeito de ter assassinado os pais no domingo. De acordo com o chefe da polícia de Los Angeles, Jim McDonnell, Nick havia sido “preso por homicídio”. Uma fiança chegou a ser fixada em US$ 4 milhões, mas foi revogada pouco depois. Segundo investigação, o diretor de cinema e sua esposa foram mortos a facadas dentro da própria casa, em Brentwood. (Variety)

Cotidiano Digital

A Amazon lançou um novo recurso de IA no aplicativo Kindle que responde perguntas dos usuários sobre livros que estão lendo sem dar spoilers. Os autores e as editoras não podem optar por participar da ferramenta. A companhia afirma que o Ask this Book é um “assistente de leitura especializado”, capaz de responder a perguntas sobre “detalhes da trama, relações entre personagens e elementos temáticos”, sem revelar demais o enredo, ao comentar apenas sobre o conteúdo das páginas que o usuário já leu. Não é possível compartilhar ou copiar as respostas, que estão disponíveis apenas para quem comprou ou alugou as obras. A novidade já está disponível para milhares de livros em inglês nos EUA para iOS, devendo chegar ao Android no próximo ano. (The Verge)

Seis meses após começar seu serviço de robotáxi em Austin, no Texas, a Tesla está permitindo que os carros circulem pela cidade sem nenhum motorista de segurança ao volante. A companhia de Elon Musk está mais próxima de competir com a Waymo, empresa pertencente à Alphabet, enquanto deve aumentar o escrutínio sobre os testes em andamento. A pequena frota da Tesla esteve envolvida em pelo menos sete acidentes desde junho, sendo poucos detalhes conhecidos, já que a companhia omite informações importantes em seus relatórios para a Administração Nacional de Segurança Rodoviária. (TechCrunch)

Para ler com calma. Mercado dominante no ramo de brinquedos, a China pretende se transformar em uma potência de IA, com o governo orientando empresas e consumidores a integrarem a tecnologia em seus negócios e vidas. Avaliada em US$ 4 bilhões, a indústria chinesa de brinquedos com inteligência artificial chega a contar com 1.500 empresas. Entre elas, está a startup Chongker, que inventou um gato com IA para apoio emocional. O bicho usa reconhecimento de voz e memórias armazenadas na nuvem para ajustar seu comportamento às necessidades do dono. (CNBC)

Seguindo uma tradição deste Meio, na última Edição de Sábado de cada ano publicamos um conto inédito de Natal. Foi assim em 2022, com O Primeiro Choro, de Maria José Silveira. E hoje começamos uma retrospectiva a partir dessa história ambientada em uma Altamira transformada pela Usina de Belo Monte. O conto acompanha Mãe Chica, sua família e os laços com a comunidade na véspera de Natal. Entre tensões, memórias e afetos que resistem, a história revela como a dureza da vida no Xingu se mistura à celebração. Emocionante, vale a leitura.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.