Kassab diz que PSD vai ter candidato, mas não pretende atacar Lula

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail
Assine agora. É grátis.
Mesmo tendo atraído três governadores de oposição para serem pré-candidatos à Presidência da República, Gilberto Kassab, o homem forte do PSD, disse que o partido não pretende atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidatíssimo à sua segunda reeleição. Com três ministérios na Esplanada, Kassab afirmou que os integrantes do PSD no Executivo terão liberdade para permanecer no governo. Segundo ele, o candidato do partido terá perfil moderado, afastado de posições “radicais de esquerda e de direita”. Nesta semana Kassab anunciou a filiação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ao PSD, ao lado dos governadores Eduardo Leite (RS) e Ratinho Jr. (PR). Kassab avalia que uma candidatura unificada do PSD pode alcançar cerca de 20% dos votos. O dirigente afirmou que apenas uma eventual candidatura presidencial do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), inviabilizaria os planos do PSD. Por outro lado, Kassab disse que, caso Tarcísio prefira a reeleição, consideraria “um privilégio” disputar o cargo de vice-governador ao lado dele. (Folha)
Ratinho Júnior, aliás, afirmou que o PSD deve definir quem será seu candidato à Presidência em meados de abril. Segundo ele, a decisão será tomada por um conselho interno da legenda, de forma consensual e sem disputa interna. Ratinho disse que a escolha ocorrerá após o prazo de desincompatibilização, em 4 de abril, quando os governadores interessados precisarão deixar seus cargos. (g1)
Ronaldo Caiado, por sua vez, só decidiu deixar o União Brasil e se filiar ao PSD após conversas com o núcleo político do bolsonarismo, incluindo o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato ao Planalto. Nos encontros, o governador de Goiás relatou insatisfação com a falta de garantias do União para um projeto nacional e ouviu a defesa de uma estratégia eleitoral com mais de uma candidatura da direita no primeiro turno de 2026. (Globo)
Pedro Doria: “A entrada de Ronaldo Caiado no PSD muda radicalmente o jogo da eleição de 2026. Tudo indica que vai ter briga na direita e vamos ter uma disputa contra o bolsonarismo”. Análise completa no Ponto de Partida. (Meio)
Julia Duailibi: “Kassab pode negar, mas a leitura mais óbvia da entrada de Ronaldo Caiado no PSD é a avenida aberta para Ratinho Junior ser o candidato a presidente pelo partido na eleição deste ano”. (Globo)
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli autorizou a abertura de um inquérito da Polícia Federal para investigar a atuação de influenciadores digitais em campanhas de defesa do Banco Master e em ataques ao Banco Central e a outras autoridades contrárias aos interesses da instituição controlada por Daniel Vorcaro. Em análise preliminar, a PF identificou indícios de uma campanha difamatória coordenada contra o BC e ataques virtuais orquestrados. (Estadão)
Ato contínuo, um outro grupo de influenciadores digitais relatou ter sido procurado para participar de ações de comunicação em defesa do Banco de Brasília (BRB). Ao menos três criadores de conteúdo afirmaram ter recebido convites para um almoço com representantes da instituição, com o objetivo de apresentar a “versão dos fatos” do banco, seguido da publicação de conteúdos orientados nas redes sociais. As abordagens incluíam pedidos de orçamento. A Flap, empresa de comunicação que atende o BRB, informou que a iniciativa fazia parte de um projeto ainda em fase preliminar de planejamento, sem aprovação prévia do banco. (Valor)
E o Banco Central abriu também uma investigação para apurar eventuais falhas no processo de investigação e liquidação do Master. Embora não haja ainda denúncias contra eles, Belline Santana e Paulo Sérgio Neves de Souza, chefes do Departamento de Supervisão Bancária, entregaram os cargos. Segundo o BC, o objetivo não é fazer uma caça às bruxas, mas aprimorar o sistema para que casos como o do Master não se repitam. (Globo)
O ministro do STF Alexandre de Moraes negou ter participado de um encontro com o ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa na casa de Daniel Vorcaro no primeiro semestre de 2025, noticiado pelo Metrópoles. “A matéria segue um padrão criminoso de ataques desqualificados contra os integrantes do STF”, diz Moraes em nota. Antes da liquidação do Master, decretada pelo BC por suspeitas de fraude, o escritório Barci de Moraes, ligado à família do ministro, prestou serviços jurídicos à instituição. A investigação sobre o banco passou a tramitar no STF em dezembro do ano passado. (Agência Brasil)
Conrado Hübner Mendes: “Continuar a guardar as costas de Toffoli no seio do escândalo bancário mais grave de que temos notícia traz riscos superlativos ao STF. A promiscuidade enfraquece o tribunal, e um STF fraco interessa ao extremismo político. É projeto bolsonarista” (Folha)
A ameaça de conflito entre os Estados Unidos e o Irã cresceu nesta semana, depois que o presidente americano, Donald Trump, afirmou que uma poderosa força naval está se dirigindo rapidamente para a região do Golfo e que “o tempo está se esgotando” para que Teerã negocie um acordo sobre seu programa nuclear. Em publicações nas redes sociais e em discursos, Trump exigiu que o Irã se sente à mesa de negociações para firmar um acordo que impeça a construção de armas nucleares, sob pena de enfrentar “um ataque muito pior” do que ações anteriores. Autoridades iranianas reagiram com advertências duras, afirmando que qualquer agressão dos EUA seria “respondida imediatamente” e que envolveria não apenas Washington, mas também aliados como Israel. (Guardian)
No campo doméstico, a Justiça de Minnesota determinou a libertação imediata de refugiados detidos pela polícia de imigração quando aguardavam concessão de visto permanente. (New York Times)
Para ler com calma. Um novo relatório do Centro para Estratégia e Estudos Internacionais (CSIS) alerta que o número de soldados mortos, feridos ou desaparecidos na guerra entre Rússia e Ucrânia pode chegar a 2 milhões até a primavera do hemisfério Norte. (AP)
Para quem influencia e decide, o noticiário é insuficiente. O Pacote Eleições 2026 do Meio foi desenhado para oferecer um guia para navegar com segurança pelo complexo tabuleiro político nacional. Como assinante Premium, você integra um círculo seleto que recebe análises exclusivas e reportagens que revelam os bastidores reais de Brasília. Além disso, terá em primeira mão, todo mês, a Pesquisa Meio/Ideia para compartilhar dados independentes e entender como o brasileiro pensa. Antecipe e lidere. Seja Meio Premium.
Viver
A Anvisa aprovou nesta quarta-feira uma resolução que amplia o acesso a produtos à base de cannabis para fins medicinais e autoriza a venda de canabidiol (CBD) em farmácias de manipulação. Os setores farmacêuticos e de pesquisa, além das associações de pacientes, ganharam autorização para o cultivo da planta em pequena escala. As novas regras passam a permitir o comércio de medicamentos com cannabis por via bucal, sublingual e dermatológica — antes, era permitido apenas nas versões oral e inalatória. A Anvisa ainda passou a permitir a importação da erva ou de seu extrato para a fabricação de medicamentos. Além de pacientes em cuidados paliativos, irreversíveis e terminais, agora os portadores de doenças debilitantes graves também poderão usar produtos com concentração acima de 0,2% de THC. (UOL)
Um novo estudo da Universidade de Cambridge divulgado nesta terça-feira aponta que a menopausa pode estar associada à redução da massa cinzenta cerebral, parte rica em células nervosas, responsável pelo processamento de informações, aprendizado, memória, emoções e controle motor. De acordo com o artigo publicado na revista científica Psychological Medicine, o fim da vida reprodutiva feminina também pode provocar níveis mais elevados de ansiedade e depressão e trazer dificuldades com o sono. Os pesquisadores analisaram um banco de dados biomédicos do Reino Unido com informações de aproximadamente 125 mil mulheres. (g1)
Astrônomos apresentaram um novo mapa com a distribuição da matéria escura no Universo, elaborado com observações do telescópio James Webb. O trabalho revela com detalhes inéditos a macroestrutura da distribuição de galáxias, seus aglomerados e superaglomerados. O projeto foi baseado no fenômeno de curvatura da luz, que produziu sutis distorções na forma de cerca de 250 mil galáxias observadas pelo James Webb. O mapa cobre uma parte do céu localizada na direção da constelação do Sextante. O resultado foi apresentado em um artigo na revista Nature Astronomy. (Folha)
Panelinha no Meio. Para os professores, a volta às aulas é uma trabalheira; para os pais, um alívio. Mas o importante é caprichar no lanche das crianças com opções saudáveis, como estes pães de batata-doce. E, num saco bem fechado, eles duram até cinco dias.
Cultura
Na disputa pelo Oscar de melhor filme internacional, A Voz de Hind Rajab, principal estreia desta semana, não é recomendado para quem busca mero entretenimento. Escrito e dirigido por Kaouther Ben Hania, o longa mostra o esforço fracassado de funcionários do Crescente Vermelho para salvar uma menina palestina presa com os corpos da família em carro bombardeado pelas forças israelenses em Gaza. A equipe na base da ONG é interpretada por atores, mas a voz assustada ao telefone é da própria Hind Rajab. Quem só quiser se divertir tem um amplo leque de comédias, dramas, terror e até documentários chapa-branca. Confira todas as estreias e veja os trailers no site do Meio.
Principal premiação do cinema francês, o César 2026 anunciou sua lista de indicados com O Agente Secreto na categoria de melhor filme internacional, concorrendo com o espanhol Sirat, o chinês Black Dog, o americano Uma Batalha Após a Outra e o norueguês Valor Sentimental. O longa de Richard Linklater Nouvelle Vague lidera a disputa com 10 indicações, incluindo a de melhor filme. Os vencedores serão anunciados em Paris, em cerimônia no dia 26 de fevereiro, quando Jim Carrey receberá o César honorário, em homenagem às realizações de sua carreira. (g1)
O Spotify pagou US$ 11 bilhões à indústria musical em 2025, superando o recorde de US$ 10 bilhões do ano anterior e somando mais de US$ 70 bilhões desde sua fundação em 2006. Segundo o chefe da divisão de música do Spotify, Charlie Hellman, “artistas e gravadoras independentes foram responsáveis por metade de todos os royalties”. Ele afirma que a plataforma representa cerca de 30% da receita da música, tornando a companhia o principal impulsionador do crescimento da receita do setor no ano passado. O anúncio surge em meio às reclamações de músicos e compositores, sobre os baixos valores recebidos das plataformas de streaming, ainda que os detentores de direitos autorais, como gravadoras, distribuam o dinheiro a esses profissionais. (Variety)
Cotidiano Digital
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, aprovou o acesso de menores a chatbots de IA que, segundo alertas de sua equipe de segurança, eram capazes de interações sexuais. É o que revelam documentos internos da companhia apresentados em um processo judicial no estado do Novo México. A procuradoria-geral do estado alega que a big tech “falhou em conter a onda de material sexual prejudicial e propostas sexuais direcionadas a crianças” no Facebook e Instagram. As mensagens mostram que a equipe de segurança tinha especial preocupação com o uso dos bots em cenários românticos entre menores de 18 anos, mas teve suas sugestões de restrições a menores recusadas. A empresa alega que as acusações são baseadas em informações seletivas. (Reuters)
A Samsung anunciou uma nova funcionalidade que promete proteger o conteúdo da tela do celular dos olhares de curiosos em público. Sem fornecer detalhes sobre a tecnologia, a empresa afirma que usuários de smartphones Galaxy vão poder controlar o que as pessoas ao redor podem ver em seus telefones. O recurso vai permitir a personalização de seu uso, tanto para aplicativos específicos quanto a configuração de senha para acessar o conteúdo da tela. A companhia diz que a ferramenta de privacidade possibilita que o usuário “verifique suas mensagens ou digite uma senha no transporte público sem se preocupar com quem pode estar observando”. (TechCrunch)
O governo chinês deu sinal verde para que três das maiores empresas de tecnologia do país possam comprar os chips de IA H200 da Nvidia. Fontes ouvidas pela Reuters afirmam que ByteDance, Alibaba e Tencent foram aprovadas para compras de mais de 400 mil unidades, enquanto outras empresas aguardam para obter autorização. Pequim deu aval para as compras sob condições que ainda estão sendo definidas. Autoridades do governo teriam dito a essas empresas que elas só deveriam adquirir chips quando necessário. Uma proposta já discutida exigiria que cada compra de H200 fosse acompanhada de uma determinada proporção de chips nacionais. (Reuters)
Já pensou em receber o jornalismo do Meio direto no WhatsApp? Nosso canal é uma forma simples e próxima de acompanhar vídeos, notícias, atualizações da Pesquisa Meio/Ideia e outras novidades ao longo do dia. Conteúdos pensados para circular: fáceis de ler, salvar e compartilhar com amigos, família e grupos. Informação ganha força quando circula. Vem ficar mais perto da gente.


