‘O Agente Secreto’ e Wagner Moura vencem Globo de Ouro
Receba as notícias mais importantes no seu e-mail
Assine agora. É grátis.
É do Brasil! O Agente Secreto faz história e vence a categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa no Globo de Ouro, superando rivais de peso como Foi apenas um acidente e Valor sentimental. O diretor, Kleber Mendonça Filho, subiu ao palco com Wagner Moura e outros integrantes do elenco do longa, após a atriz Mini Driver anunciar o prêmio com um “parabéns” em português. No discurso, Kleber saudou o público brasileiro, agradeceu a equipe e incentivou jovens cineastas. “Esse é um momento muito importante da História para fazer filmes. Jovens, façam filmes”. Na premiação, o Brasil já havia conquistado a estatueta com Orfeu Negro em 1960 em coprodução com a França, e teve como primeiro filme 100% nacional premiado Central do Brasil, em 1999, além de ter acumulado indicações com Cidade de Deus e Diários de motocicleta. (Globo)
Não parou por aí. Wagner Moura venceu o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama desbancando Joel Edgerton, Oscar Isaac, Dwayne Johnson, Michael B. Jordan e Jeremy Allen White. Com isso, ele se tornou o primeiro brasileiro a ganhar na categoria, um ano após a vitória inédita da atriz Fernanda Torres. No palco, ele destacou o tema do filme, sobre memória e valores em tempos difíceis, e em português saudou o público no Brasil com um “Viva o Brasil! Viva a Cultura brasileira!”. Com a estatueta, Moura volta a ficar bem posicionado para receber uma indicação ao Oscar. (Estadão)
Na premiação, Uma Batalha Após a Outra e Hamnet saíram com as principais premiações do cinema. Entre as séries e minisséries, The Studio venceu como a melhor na categoria de comédia, The Pitt em drama e Adolescência foi a melhor antologia. Veja a lista completa de todos os vencedores da noite. (Variety)
Wagner Moura, além do Globo de Ouro, também foi homenageado no Astra Awards, em Los Angeles, com o prêmio de realização em atuação, que reconhece o conjunto da obra de artistas com impacto global. No discurso, o ator falou sobre O Agente Secreto, e o aspecto da abordagem sobre a falta de memória histórica no Brasil. O prêmio foi entregue pela atriz Sophia Carson, que estará no próximo longa dirigido por Moura. (UOL)
No Bafta, gosto agridoce. O Agente Secreto entrou na pré-lista do Bafta na categoria de filme em língua não inglesa. A relação reúne dez títulos, dos quais cinco avançam para a indicação final. Mas Wagner Moura ficou fora da disputa de melhor ator. Entre os brasileiros, o fotógrafo Adolpho Veloso apareceu na pré-lista de melhor fotografia por Sonhos de Trem, já premiado no Critics Choice Awards, e Petra Costa está pré-indicada com seu documentário Apocalipse nos Trópicos. A lista final do Bafta será divulgada em 27 de janeiro, e a cerimônia acontece em 22 de fevereiro. (Folha)

























