ONU afirma que mulheres e crianças são 70% dos mortos em Gaza
Um relatório da ONU detalhado sobre as mortes em Gaza nos primeiros seis meses do conflito revela que “cerca de 70% das vítimas eram crianças e mulheres, indicando uma violação sistemática dos princípios fundamentais do direito internacional humanitário”. Das mortes confirmadas, 80% ocorreram em edifícios residenciais – 44% eram crianças e 26%, mulheres. (CNN)
Travaram de vez as negociações de paz entre Israel e Hamas agora que o Catar desistiu de mediar as conversas após concluir que os dois lados não estão mais negociando de boa fé. O Catar atuava ao lado do Egito como intermediário nos esforços de paz. Segundo o governo do Catar, ambos os lados se recusam a “se envolver de forma construtiva” nas conversas. (Al Jazeera)
Enquanto isso… Benjamin Netanyahu admitiu pela primeira vez que Israel estava por trás da operação que detonou centenas de pagers e walkie-talkies usados pelo Hezbollah no Líbano. Vazou para a imprensa local a informação de que o primeiro-ministro disse em reunião com seu gabinete neste domingo: “A operação do beeper e a eliminação de Nasrallah foram lançadas apesar da oposição de altos funcionários do setor de segurança e do escalão político responsável por eles”. As explosões mataram 37 pessoas, incluindo crianças, e feriram quase três mil. (Times of Israel)