Sem alívio nas tarifas, Mafrig suspende produção para os EUA
A Marfrig, uma das maiores produtoras de carne bovina no mundo, informou nesta quarta-feira ao Ministério da Agricultura que suspendeu a produção destinada ao mercado americano em sua planta de Várzea Grande, no Mato Grosso. A unidade é uma das maiores da companhia, com capacidade de processar até 2 mil cabeças de gado por dia e produzir cerca de 70 mil toneladas de produtos por ano. Segundo a empresa, a suspensão ocorre desde o dia 17 de julho e a decisão foi tomada apenas por motivos comerciais. (InfoMoney)
Aliás, os exportadores brasileiros de carne bovina terão que buscar mercados alternativos para as 200 mil toneladas que vendiam para os Estados Unidos. O setor acredita que, com as sobretaxas, a carne brasileira não terá espaço no mercado americano. A aposta, agora, é tentar encontrar novos compradores, em especial na Ásia. (Globo Rural)
Enquanto isso, a decisão americana de não isentar o café do tarifaço que entra em vigor na semana que vem não chegou a ser uma surpresa para os exportadores brasileiros. Desde terça-feira os produtores estavam céticos com a possibilidade da bebida entrar na lista de isenções de produtos agrícolas que não são produzidos pelos Estados Unidos. Segundo o Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), os importadores americanos já sinalizavam que seria difícil que o café ficasse de fora do tarifaço. “Há um certo otimismo nas negociações, mas não sobre tarifa zero, nem mesmo a partir de 1º de agosto”, disse Eduardo Heron, diretor técnico do Cecafé, pouco antes do anúncio oficial americano. (Folha)